Quatro Amigas e um Casamento
    Legal
    Quatro Amigas e um Casamento

"Se Beber, Não Case" de saias

por Lucas Salgado

Quatro Amigas e um Casamento é mais uma de uma série de comédias politicamente incorretas que tem chegado ao cinema nos últimos tempos. Curiosamente, muitas delas envolvem o tema casamento, como Missão Madrinha de Casamento e Se Beber, Não Case!.

Por mais que não traga uma premissa totalmente original, o novo filme tem como mérito o fato de arriscar mais do que os outros citados. Poucas vezes se viram tantas referências a drogas e sexo, e tantos palavrões em se tratando de uma comédia hollywoodiana. Sim, o longa é mais pesado e mais boca suja que Bridesmaids e The Hangover, mas por mais que a linguagem possa incomodar muita gente, esta é inserida de forma natural naquele meio, formado por jovens na casa dos 30 que vivem uma rotina de festas e ainda não deixaram para trás as lembranças do tempo de escola.

A trama gira em torno de um grupo de quatro amigas que se reúnem para o casamento de uma delas. Sendo que a noiva é justamente a menos popular do quarteto, o que incomoda muito as outras três. Rebel Wilson, que também está em Missão Madrinha de Casamento, interpreta Becky, que irá casar, enquanto que Kirsten Dunst, Lizzy Caplan e Isla Fisher vivem as amigas.

Dunst é Regan, que pode ser considerada a "centrada" do grupo. Assume o posto de madrinha de Becky e ajuda a organizar o casamento. Ela também terá de manter na linha Gena (Caplan) e Katie (Fisher).

Assim como acontece em Se Beber, Não Case!, o trio de amigas é mais importante na trama do que a noiva em si. E, neste caso, isso foi fundamental para a maior qualidade da produção, uma vez que Rebel Wilson – mais por culpa do roteiro do que dela – tem um papel caricato e pouco complexo. A dinâmica entre Dunst, Caplan e Fisher é muito boa. Cada uma tem seu papel. Além da centrada, temos a "mal humorada" e a "louca". Todas são exageradas, mas isso acaba funcionando em termos humorísticos.

Bachelorette (no original) conta com uma boa trilha sonora. Você vai deixar a sala com "I'm Gonna Be (500 Miles)" na cabeça. Outro mérito do filme está no elenco de coadjuvantes. Horatio Sanz, James Marsden e Adam Scott interpretam os pretendentes amorosos do trio principal.

Leslye Headland estreia na direção com o filme e demonstra certa insegurança por trás das câmeras. O longa peca um pouco pela falta de ritmo e pela simples resolução de alguns conflitos. Ainda assim, trata-se de um bom primeiro trabalho. Ela também assina o roteiro.