Chico Xavier - O Filme
    Você assistiu Chico Xavier - O Filme ?

SergioAyres
    SergioAyres

O filme é muito bom, é focado na biografia de Chico, sem tentar ser didático ou doutrinário. Nelson Xavier está perfeito na personagem principal, quase uma "encarnação"... Não gostei muito do Tony Ramos, mas em compensação a Cristiane Torloni tem uma performance excelente e muito convincente. Vale a pena assistir, independente de religião ou crença.
    Francisco Córdula
    Francisco Córdula

Algumas considerações:
    1 - Espiritismo não é religião, vai muito além.
    2 - Vou deixar claro q sou AGNOSTICO, ou seja, acredito (muito) em Deus.
    Não acredito é nas religiões.
    3 - Francisco Candido Xavier a meu ver não foi um homem, foi um anjo, travestido de tal. Uma alma muito além da compreensão dos reles seres humanos normais.
    4 - O filme procura falar de sua vida na terra e o faz com maestria e simplicidade, como convinha ao personagem principal.
    5 - Francisco Candido Xavier, em sua simplicidade, seu desapego as coisas materiais (outra coisa pouco compreendida pelo seres humanos normais) e sua grandiosa bondade, nos deixou acima de tudo lições de vida.
    6 - Pouco me importa se as psicografias não eram realmente de espiritos de escritores famosos, o que importa é que através de um dom, FRANCISCO CANDIDO XAVIER, trouxe paz e conforto e milhares de pessoas, que muitas vezes, não conseguiram tal paz nas ditas religiões.
    7 - Podem falar o que quiser, mas para sempre Francisco Candido Xavier, estará para sempre nos corações e mentes das pessoas q mesmo daquelas q não o conheceram pessoalmente, ou mesmo as que nã acreditavam na sua obra, porém, acreditavam em algo especial daquele ser de luz que veio para a terra com uma missão e a cumpriu.
    -Que elenco em?!?
    -Mais uma vez o cinema brasileiro mostrando toda sua força em mostrar grandes trabalhos.
    -Não pouparam nada nesse filme,falaram toda a realidade da história,e isso fez agente saber tudo sobre ese mito que é CHICO XAVIER.
    -ASSISTA........
    Valdeci C de Souza
    Valdeci C de Souza

Daniel Filho é um ótimo diretor de cinema, e acima de tudo, um homem sensível que conhece profundamente a alma feminina. Seus trabalhos como: Primo Basílio, A Dona da História, A Partilha e principalmente o seriado Malu Mulher provam sua competência em retratar, com sensibilidade, o universo feminino. Ao assistir ao filme Chico Xavier dirigido por ele fiquei surpreso ao constatar sua maestria também no universo da biografia. O que poderia parecer um filme enfadonho e sem grandes surpresas emotivas tornou-se uma produção muito interessante sob vários aspectos. Claro que contar a vida do médium Chico Xavier ajudou bastante já que se trata de uma pessoa iluminada, de uma vida de bons princípios humanos e de uma bondade sincera e cativantes. Mas filmes biográficos possuem suas limitações e Daniel Filho as enfrentou com competência e brilhantismo. A única coisa que me incomodou um pouco foi aquela forma de contar a história. Talvez se o diretor tivesse optado em contar a história de forma linear (sem aqueles pulos de tempo) teria sido mais agradável de assistir. Cansou um pouco aqueles flashbacks intermináveis. De qualquer forma é um filme que teve um grande apuro na Direção de Arte, Figurinos e é claro na caracterização dos personagens.

Tony Ramos já é figurinha constante nos trabalhos dirigidos por Daniel Filho e confesso que, apesar de ser um ótimo ator, não surpreendeu já que estamos acostumados aos seus gestuais e a sua forma de interpretação. Está na hora de Daniel Filho trocar de ator ou vai parecer que estamos assistindo sempre o mesmo personagem. Sorte que ele não era imigrante. Ouvir Tony Ramos novamente com sotaque seria o fim. A história paralela de Orlando (Tony Ramos) e Glória (Christiane Torloni) que tiveram o filho morto acidentalmente por um disparo de revólver proferido por seu melhor amigo de infância deu a dimensão da humanidade de Chico Xavier ao psicografar uma mensagem de perdão ao suposto assassino. Giulia Gam como a “madrasta má” foi surpreendente e deixou marcas profundas na história e na pele do menino Chico. Ângelo Antônio perfeito como personagem título assim como Nelson Xavier em sua caracterização física de Chico Xavier no período de 59 a 75.

Enfim, para quem não conhecia a biografia do Chico Xavier vale a pena conferir esta nova produção de Daniel filho e constatar, mais uma vez, sua competência como diretor e sua sensibilidade em contar uma história.

Meu blog: http://maisde140caracteres.wordpress.com
    Storto
    Storto

Biografias são sempre complicadas de serem feitas. Muito por conta da inconformidade que a grande maioria das pessoas encontra quando elas estão prontas. Foi assim com Aviador, Patton e O Ultimo Rei da Escócia, para citar apenas alguns. No entanto Daniel Filho conseguiu, nas duas horas e cinco minutos, driblar algumas incongruências no sentido de se contar uma história. Vale lembrar que a obra não ficou com cara de realismo fantástico, o que geralmente acontece quando se fala de fé, ou de religião. Isso porque o foco não é o Espiritismo, mas sim Chico Xavier. Os estúdios fizeram um trabalho gráfico muito interessante, principalmente nas cenas do telhado e da 1º aparição de Emmanuel, embora eles relembrem cenas de Deus é Brasileiro e Cidade de Deus. O roteiro vez por outra parece que vai se perder, mas consegue traçar uma direção coesa que dá ao espectador uma perspectiva interessante, de ir descobrindo as coisas aos poucos, o que para aqueles que não são espíritas, facilita o entendimento. Por fim acredito que não nos cabe julgar a vida ou a obra de Chico, mas sim todo o legado de paz e fé que ele depositou nas pessoas. Façamos todos um novo fim.
    Rogério
    Rogério

Adorei o filme. A duração de um filme é muito pouco pra falar da vida desta pessoa maravilhosa que é, foi e sempre será Chico Xavier. Só quem viveu perto dele é que pode falar da grandea energia que ele passava pra todos que alí ficavam. Uma pessoa que poderia ficar milionária só com a venda de seus livro, e em vez disso preferiu doar os direitos autorais para orfanatos e instituições que cuida dos nossos irmãozinhos menos fovorecidos.
    LIA
    LIA

Quanto cartaz q vcs estão dando um individuo q veio nesse mundo para semear a discordia,Nos temos q envia-lhe muitas PRECES para quando ele fizer a passagem não fique preso no plano do DISAMOR.
    MarcelCamilo
    MarcelCamilo

É um ótimo filme, muito emocionante.
    Quanto ao debate religioso, lembre-se que o filme é baseado no livro “As vidas de Chico Xavier” do escritor Marcel Souto Maior que se declara ateu.
    E mais, ao chamar Chico Xavier de louco, delirante e tantas outras coisas que li, deve-se lembrar de que Jesus recebeu tratamento parecido por suas palavras revolucionárias para a época, assim como Moises e muitos outros Profetas. Foram perseguidos por causa de suas mensagens que contrariavam interesses. E que os cristãos já foram perseguidos pelas religiões dominantes e sempre as religiões dominantes transformaram as demais em cultos ao “inimigo”. Estas perseguições continuarão até quando?
    Vamos pensar, se Jesus voltar como os cristãos esperam, quais das inúmeras igrejas cristãs estará mais próxima da verdade (a sua é claro). E se Jesus trouxer novamente uma mensagem revolucionária, você seguirá a Jesus ou sua Igreja? Alias, será que se Jesus trouxer uma mensagem diferente da pregada em sua igreja você o reconhecerá?
    O filme mostra um pouco do espiritismo, o que excelente para desmistificar o espiritismo e se a pessoa se identificar procurará uma casa espírita, se não, saberá que todos nós buscamos o mesmo Deus e procuramos nos melhorar através de nossas boas ações, porque todos tem o direito de escolher a religião que quer seguir (ou nenhuma) sem constrangimento e sem ameaças de castigos futuros.
    Para finalizar. O antigo testamento tem muitas leis além da citada acima em um comentário. Então pergunto, deve-se seguir somente a lei citada ou todas conforme estão escritas (leia o antigo testamento)?
    lauraraujo
    lauraraujo

Pensei que ia entrar aqui para ler críticas sobre o filme e não uma discussão religiosa...acho q cada um acredita no que quer, mas as críticas que o espiritismo recebe é por puro desconhecimento das pessoas...se o Chico era louco, queria ser louca que nem ela...não conheço ser humano que encarnado que seja capaz de escrever 412 livros, ainda mais de estilos tão diferentes, todos os livros ditados seguem uma linha e os ditados por Emmanuel outra linha, totalmente diferentes...e sinceramente, muitos dos livros do André Luis, só médico para entender, Chico com sua vida humilde e pouca instrução não conseguiria inventar os livros ditados por ele, e aliás inventar 412 livros ou achar que eles são frutos de alucinações??? É mais estranho do que acreditar em psicografia...
    além do mais Chico foi uma pessoa que só fez o bem, se foi delírio ou não, nunca obteve lucro com isso e destinou todo dinheiro à obras de caridade...
    Cada um acredita no que quer não é?? Então respeite o espiritismo assim como nós respeitamos as outras religiões...
    Não quero ofender ninguém, mas não acredito que deva se sentir ofendido, afinal se vc não acredita não há motivos para ter vindo aqui só para criticar o Chico, mas como dizem: fala o q quer, ouve o que não quer...o espaço é para falar o que achou do filme e não do espiritismo...primeiro conheça, depois critique...

bom, qto ao filme, adoreeeeiiii!!! Mostra realmente como foi a vida do Chico, passou por mto sofrimento e sua vida nunca foi fácil, afinal, se Emmanuel aparecesse pra mim e dissesse que só pra começar eu deveria psicografar 30 livros eu já falaria pra ele volta na próxima encarnação, ainda não evolui td isso...rs...tem parte cômica, é claro, ele era uma pessoa boa e comum como todas as outras...
    Quem não assistiu, vale a pena ir ver...
    GORDINHASEXYB
    GORDINHASEXYB

PARA AQUELES QUE SE JULGAM LEIGOS NO ESPIRITIMOS,VOU LHES DIZER ALGO:
    NENHUM DE NOS PODEMOS JULGAR AQUILO QUE NÃO CONHECEMOS,OU QUE NÃO DAMOS OPORTUNIDADES A CONHECER,PARA ALGUNS O ESPERITISMO E ALGO INSANO QUE NÃONOS PERMITE COMPREENSÃO,PARA OUTROS É ALGO RECONFORTANTE,POIS O SIMPLES FATO DE ALIVIAR O CORAÇÃO DE UMA PESSOA QUE PERDEU ALGUEM QUE MAIS AMA NO MUNDO,INFORMANDO-O QUE ESSA PESSOA ESTÁ EM UM LUGAR MELHOR,COMO EM UMA COLONIA DE RECUPERAÇÃO,PARA QUE NUNCA OUVIU FALAR NESSE ASSUNTO,SÃO COLONIAS ESPIRITUAIS QUE OS DESENCARNADOS HABITAM APÓS A MORTE DO CORP DE CARNE,PARA MELHOR ENTENDEREM ASSISTAM O FILME NOSSO LAR,QUE NARRA A HISTÓRIA DE VIDA DO ESPIRITO ANDRÉ LUIZ,ELE ESTREIARÁ EM SETEMBRO.
    O ESPIRITISMO NÃO É UMA FARÇA É UMA MANEIRA DE VER O QUE HÁ DEPOIS DA MORTE,SE O PRÓPRIO DEUS DISSE IDES AO REINO DO CÉU,É PQ SIGNIICA QUE HÁ SIM U LUGAR PARA ONDE ESSES ESPIRITOS VÃO DEPOIS DO DESENCARNE!!!!!