Jack Ryan (Chris Pine) estudava em Londres quando o World Trade Center desabou devido a um ataque terrorista ocorrido em 11 de setembro de 2001. Servindo o exército americano, ele participa da Guerra do Afeganistão e lá sofre um sério acidente na coluna. Durante a recuperação no hospital ele conhece a doutora Cathy (Keira Knightley), por quem se apaixona. É neste período que ele recebe a visita de Thomas Harper (Kevin Cosnter), que trabalha para a CIA e recomenda que Ryan retorne ao doutorado em economia. Ele segue o conselho e, a partir de então, passa a trabalhar às escondidas para a CIA, sem que nem mesmo Cathy saiba. Em meio às investigações, Jack descobre um complô orquestrado na Rússia, que pode instalar o caos financeiro nos Estados Unidos. Com isso, ele viaja a Moscou com o objetivo de investigar Viktor Cheverin (Kenneth Branagh), o líder da operação.
Críticas AdoroCinema
3,0
Legal
Operação Sombra - Jack Ryan
Batismo de fogo
por Francisco Russo
Talvez você não se lembre do personagem em si, mas é provável que o tenha visto em suas reencarnações anteriores nas telonas. Afinal de contas, Jack Ryan já vestiu a pele de Alec Baldwin, Harrison Ford e Ben Affleck em filmes do porte de Caçada ao Outubro Vermelho, Jogos Patrióticos, Perigo Real e Imediato e A Soma de Todos os Medos, todos mesclando suspense a uma boa dose de ação. Operação Sombra - Jack Ryan não foge à fórmula. A intenção aqui é ser um reinício para Ryan, agora interpretado por Chris Pine, de forma que se torne mais uma série de sucesso. O grande problema é que o personagem principal sempre teve menos relevância do que seus intérpretes, algo que a própria Paramount tenta reverter ao colocar seu nome já no título do filme. De agora em diante, todos realmente saberão quem é Jack Ryan. Quer dizer, mais ou menos.
A nova proposta é bastante nítida já em sua sequência inicial
Com todo o respeito parece mais um filme e espionagem que não irá ter muito sucesso, já que tem muitos outros por aí até mesmo com o mesmo nome do personagem ex: Jack Reacher,Jack Bauer. Será que é mania colocar o nome de espiões ou agentes federais com J? James Bond(007),Jason Bourne(serie de filmes Bourne),Jack Bauer(24 horas), Jake Travers(Java Heat) ,agente J(MIB)...entre poderião variar um pouco voces não acham?.
Everton J.
29 seguidores
28 críticas
Seguir usuário
2,0
Enviada em 13 de fevereiro de 2014
Fraco, praticamente uma copia dos outros filmes de espiões, nada inovador com uma historia desinteressante.
João Paulo B.
13 seguidores
9 críticas
Seguir usuário
3,0
Enviada em 24 de fevereiro de 2014
Jack Ryan já é um velho conhecido dos cinema de espionagem. Talvez não lembrem do nome, mas certamente lembram de PERIGO REAL E IMEDIATO e JOGOS PATRIÓTICOS, com Harrisson Ford, ou A SOMA DE TODOS OS MEDOS, com Ben Afleck, entre outros. Todos esses filmes são protagonizados por Jack Ryan, um espião da CIA que, como sempre, luta contra o terrorismo que afeta os americanos.
Desta vez, Kenneth Branagh, diretor e também vilão do filme, quis ...
Leia Mais
ymara R.
713 seguidores
262 críticas
Seguir usuário
4,5
Enviada em 8 de maio de 2014
Filmaço!!!! Muita açao... sem economia de recursos.. excelente entretenimento!! e Cris Pine... O.M.F.G!!!!! vale!!!!!
Este é o quinto filme com o personagem Jack Ryan. Os anteriores foram Caçada ao Outubro Vermelho (1990), Jogos Patrióticos (1992), Perigo Real e Imediato (1994) e A Soma de Todos os Medos (2002).É também o primeiro filme em que Ryan é interpretado por Chris Pine. Alec Baldwin, Harrison Ford e Ben Affleck já haviam interpretado o personagem nos filmes anteriores.
História original
Por mais que o autor Tom Clancy tenha escrito vários livros com o personagem Jack Ryan, os produtores preferiram que Operação Sombra - Jack Ryan tivesse uma história original. Desta forma, este é o primeiro filme da série que não é baseado em algum dos livros do autor.Adam Cozad havia escrito um roteiro chamado "Dubai", cujo personagem principal seria interpretado por Eric Bana. A Paramount Pictures adquiriu os direitos e pediu que ele, em parcer
Leia Mais
Mudança de diretor
Inicialmente o diretor de Operação Sombra - Jack Ryan seria Jack Bender, mas ele teve que deixar o posto devido a outros compromissos já assumidos. Em seu lugar foi contratado Kenneth Branagh, que também interpreta o vilão do filme.
curiosidades
Detalhes técnicos
Nacionalidade EUA
Distribuidor PARAMOUNT PICTURES
Ano de produção2014
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 7 curiosidades
Orçamento60 000 000 $
Idiomas
Inglês
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
Jack Ryan (Chris Pine) é um estudante de economia que, após os ataques de 11 de Setembro, passa a servir o exército americano. Durante uma incursão no Afeganistão, Ryan sofre um acidente aéreo e como consequência se afasta do serviço militar, voltando às salas de aula com objetivo de concluir os estudos e iniciar em uma área investigativa na CIA. Lá, ele descobre que a Rússia planeja um atentato que colocaria os EUA em caos financeiro de proporções inimagináveis.Do ponto de vista narrativo, OPERAÇÃO SOMBRA: JACK RYAN mantém um grande esforço para se equiparar às minúcias tão presentes nas obras de Tom Clancy, elemento este que funciona de forma razoável, pois o enredo deixa a sensação de ser complexo demais para ser desenvolvido em menos de 2h e em uma história de origem do protagonista. Esse excesso de pretensões pode desagradar aos mais exigentes e que conhecem o personagem de longa data (afinal, já foram 4 outros filmes), mas pode ter o resultado amenizado pelo grandioso elenco que exerce bem suas funções, com destaque evidente para Pine; seu superior Kevin Costner (Thomas Harper) e o frio vilão Kenneth Branagh (Viktor Cherevin).
Tony B.
Em curiosidades, esqueceram de mencionar que Colme Feore interpretou Olson no filme A soma de todos os medos e Rob Behringer em Operação sombra - Jack Ryan...
Senhor Ivan
Um bom elenco reunido e uma das melhores performances de Chris Pine na carreira.-27 de Março de 2018-Dou nota 6/10
Igor vieira
Este filme me trouxe uma sensação de Déjà vu de todos os filmes desse gênero, em nenhum momento ele consegue ser original e surpreender, mas tem la seus méritos, consegui me divertir.
Senhor Ivan!
Típico filme de investigação americana,que envolve todos os orgãos,inclusive a velha CIA!Jack Ryan tem um início bastante rápido,que lhe colocará em questão de segundos na trama principal do filme.Primeiro temos o passar de meses,e logo após,anos.Mais o que não muda,é a preguiça em que o filme coloca na história.Dando prioridade mais em diálogos investigativos,do que aproveitar Chris Pine na ação.Ação mesmo você acompanhará apenas no ciclo final,onde aí sim,aproveita também Kevin Costner e Keira Knightley.
Rose L.
Esse filme é maravilhoso!!É cada crítica absurda aqui.Nunca mais leio nehuma.Está prometido!
ednilson d.
filmao
danielmuller7
Depois da critica feita no filme 47 Ronins por esse mesmo critico, nem vou perder meu tempo de ler.
Suely S.
Temos vários atores queridos do coração... imagine eles juntinhos num só filme !!!É de tirar o fôlego.Keira Knightley,Chris Pine, Kevin Costner.
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade