Projeto X - Uma Festa Fora de Controle
    Bom
    Projeto X - Uma Festa Fora de Controle

Virando o jogo

por Francisco Russo

Os "filmes de reality show" têm uma fórmula previamente definida: imagens tremidas e por vezes desfocadas, muita câmera na mão, elenco desconhecido e supostos flagrantes, motivados pela obsessão existente nos dias atuais em tudo filmar. Em alguns casos a fórmula funciona graças ao ambiente em que é encaixada, como na série Atividade Paranormal e A Bruxa de Blair, em outros vira mera desculpa para baratear os custos de produção. Projeto X consegue usar o formato para transmitir, com uma boa dose de veracidade, o sonho de boa parte dos adolescentes americanos: ser popular.

A saga dos amigos Thomas, Costa e J.B. começa pouco antes do aniversário do primeiro. Prestes a ficar sozinho em casa, Thomas resolve fazer uma festa e cai na pilha de Costa para que o evento seja épico. Ou seja, com muita bebida, drogas e música, de forma a atrair o maior número possível de pessoas. É claro que o trio não pensa apenas em reunir muita gente e cair na farra. Com os hormônios em ebulição, é o momento exato para conhecer novas garotas e, como Costa volta e meia repete, virar o jogo.

Por este lado da caça ao sexo oposto, Projeto X lembra um pouco a série American Pie, especialmente no princípio. É quando o filme é repleto de referências sexuais e piadas típicas dos loosers que não conseguem se aproximar de alguém. Entretanto, é a outro sucesso recente que o filme mais se assemelha: Se Beber, Não Case!. O clima de farra e diversão sem limites é o mesmo, com exageros impensados que se tornam incontroláveis. A diferença é que, se na comédia dirigida por Todd Phillips os momentos de vergonha são exibidos apenas no final, através das inevitáveis fotos, aqui eles acontecem em tempo real, no decorrer da história. Não é à toa que o próprio Phillips é um dos produtores deste longa-metragem.

Diante de tamanha confusão, Projeto X diverte graças ao crescente exagero que toma conta da história. Com personagens impagáveis, como os seguranças e T-Rick, o filme passeia por todo tipo de clichê das comédias jovens erotizadas, do tiozão em busca da juventude perdida aos calouros que tentam entrar na festa como penetra. Para compor o clima, o filme ainda conta com uma trilha sonora perfeitamente ambientada e uma excelente edição, que transmite bem a sensação de loucura impregnada na festa.

Projeto X é um filme divertido que não tem medo do excesso. Em alguns momentos chega a ser grosseiro, apesar de jamais explícito, muito também devido à idade do trio protagonista. É uma espécie de Se Beber, Não Case adolescente, que acaba explorando de forma competente o conceito da popularidade, tão valioso para uma sociedade competitiva como é a americana. Bom filme.

• Péricles Kisukesk
      filmaço, te envolve do início ao fim! Recomendo.
    • Guilherme
      Gostei muito, é tipo um American Pie dos found footage, muita risada e diversão, para aqueles momentos aonde voltar aos tempos de adolescente é a melhor saída!
    • Guilherme
      Podre é vc sua imbecil