Na Estrada
    • A Tarde
    • Cinética

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

Sales imprime um ritmo bastante naturalista e livre à narrativa, sem dúvida inspirado pela própria prosa de Kerouac que se caracterizava por sua liberdade de forma.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Walter Salles alcança o que muitos julgavam impossível e, mesmo sacrificando certa fidelidade ao original, mantém-se fiel ao mais importante: o impulso criativo de Kerouac ...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineplayers

por Juliano Mion

A narrativa cinematográfica tem a câmera flutuante, os cortes desconcertantes, elipses e flashbacks condizentes com a retórica da forma da obra original, mas ainda assim há o clima de cinema clássico, a aura da era de ouro ...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Neusa Barbosa

"Na Estrada" realiza, assim, seu maior desafio: capta o aspecto fugaz do tempo presente, as relações humanas que se acendem e duram o instante de um fósforo, imperfeitas, passageiras, mas fundamentais.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

... Gostei muito. Mais do que como um inventário de transgressões – que, ao que parece, era o que muitos esperavam –, recebi o filme como uma tentativa de penetrar na América a partir das suas bordas ...

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

O Globo

por Marcelo Janot

Se a escrita de Kerouac parece fluir no ritmo do jazz, a trilha sonora de Gustavo Santaolalla encarrega-se de transpor esse clima para a tela, ajudada por um elenco impecável, que transborda sensualidade.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Natália Bridi

O resultado é uma melancolia sincera, onde no livro vê-se apenas euforia - o que pode causar estranhamento para alguns.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Cinepop

por Leonardo Campos

Walter Salles continua apresentando belas imagens para o seu público e provou que ainda sabe contar histórias [...] Aos 100 minutos de filme, nos surge a impressão de que o filme já deveria estar acabando por ali ...

A crítica completa está disponível no site Cinepop

CineClick

por Roberto Guerra

Um filme correto, mas que por sua própria essência não possui um propósito narrativo, um alvo a atingir, assim como seus personagens que caminham a esmo.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Estado de Minas

por Carolina Braga

Em outras palavras, o filme não embarca totalmente na "loucura" de seus protagonistas. [...] É uma viagem interna que guarda dor, por isso tão complexa.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Um belo filme, ao qual falta um grão de loucura para que a experiência de Kerouac em sua vida no abismo fosse também nossa.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Com inteligência e sem excesso de precaução, o projeto ganha sentido na medida em que se transformou no, talvez, mais belo filme de Salles e não só numa boa adaptação do livro de Kerouac.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Jornal do Brasil

por Alice Turnbull

Belo e morno, o filme compensa até certo ponto com uma veia estilística, estimulando o ritmo com Jazz e sequências frenéticas de dança. No entanto, apesar de bem elaborado, não consegue atingir o nível de envolvência da narração de Kerouac.

A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil

Preview

por Mariane Morisawa

Há drogas e sexo, mas em doses homeopáticas em relação ao conteúdo do livro. Em suma, falta paixão a "Na Estrada", elemento que os personagens reais e fictícios tinham de sobra.

A crítica completa está disponível no site Preview

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Walter Salles fez um trabalho respeitável com o livro, com alguns momentos memoráveis, embora o filme nunca realmente transmita o prazer que ele retrata na tela.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Jacques Morice

Entre pulsão sexual e pulsação musical, [Garrett Hedlund] consegue criar a fascinação de seu personagem, até o transe mítico. Ele atinge, assim, a essência do livro: a vida ao extremo, a vida como pura vibração.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Veja

por Isabela Boscov

Uma história muito bonita do nascimento da contracultura nos Estados Unidos [...] Falta ao filme uma certa concisão ...

A crítica completa está disponível no site Veja

Zero Hora

por Roger Lerina

... A relutância de "Na Estrada" em embarcar na trip apaixonada de suas criaturas esfria um pouco o filme e o distancia do vigor incendiário que fez de On the Road um clássico inconformista.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Gazeta do Povo

por Isadora Rupp

... A atmosfera do livro On the Road [...] está presente de forma adequada. [...] Apesar da fotografia impecável e das boas atuações, o longa-metragem acaba arrastado depois da primeira hora de projeção.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

Rolling Stone

por André Rodrigues

A escalação do elenco é primorosa [...] Porém, "Na Estrada" parece ficar no meio do caminho, pincelando rapidamente grandes questões, atolando na mesmice, sem nos arrebatar ...

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Critikat.com

por Antoine Oury

Os fãs ficarão decepcionados. Não com o filme, que é honesto e fiel, mas com o respeito fanático de Salles à obra original, fazendo dele mais um guardião do templo do que criador de uma obra.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Diário de Pernambuco

por Carolina Braga

A questão é: falta fé na transgressão. Tal descompasso mostra que, embora On the road, de Kerouac, seja considerada obra sobre o espírito libertário, Walter Salles optou por revelar outra dimensão do romance.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Revista Interlúdio

por Heitor Augusto

Walter Salles optou por uma abordagem mais sóbria para um momento, e uma geração, que representa o oposto da sobriedade, do controle, do estar contido. Essa disritmia faz com que o filme seja sonolento e artificial.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Aqui, tudo é sempre apressado demais (e ao mesmo tempo resultando num filme excessivamente longo). [Walter Salles] não ousou visualmente, nem como narrativa. E nem se tem a impressão de uma trajetória "on the road", um filme de estrada.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Screen International

por Lee Marshall

Existem alguns momentos, para ser justo, em que o filme captura algo do espírito bebop da época, mas na maior parte esta história parece apenas um catálogo da geração Beat.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Justin Chang

O filme de Walter Salles tem muita energia jovem, mas parece calculado demais em sua busca pela espontaneidade, revelando a dificuldade e provável futilidade de se tentar reproduzir o estilo literário de Kerouac nas telas.

A crítica completa está disponível no site Variety

A Tarde

por João Carlos Sampaio

"Na Estrada" é uma visão palatável da obra de Kerouac, vai contra a própria natureza libertária da obra ...

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Cinética

por Filipe Furtado

Cada momento que busque, por um instante que seja, insinuar uma autenticidade um pouco maior no universo dos seus personagens imediatamente é emoldurado pela câmera e transformado num "plano de cinema".

A crítica completa está disponível no site Cinética