Minha conta
    Selma - Uma Luta pela Igualdade
    Média
    3,7
    publicações
    • A Tarde
    • Chicago Sun-Times
    • Cinepop
    • Rubens Ewald
    • The Hollywood Reporter
    • Variety
    • Cinema com Rapadura
    • Cineweb
    • Almanaque Virtual
    • Cinema em Cena
    • Cineplayers
    • CineClick
    • Folha de São Paulo
    • O Globo
    • Omelete
    • The Guardian
    • Télérama
    • Zero Hora
    • Chronic'art.com
    • Critikat.com
    • Estado de São Paulo

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    A Tarde

    por Bruno Porciuncula

    Com duas indicações ao Oscar, "Selma" é um filme corajoso. Aliás, os produtores – Oprah Winfrey e Brad Pitt dentre eles – foram corajosos ao colocar um filme dessa grandeza, com um personagem icônico, nas mãos da diretora novata Ava DuVernay. Para sorte deles, DuVernay cumpriu o trabalho com perfeição.

    A crítica completa está disponível no site A Tarde

    Chicago Sun-Times

    por Odie Henderson

    "Selma" retrata Martin Luther King Jr. com as mesmas características humanas de humor, frustração e exaustão que "Lincoln" conferiu a seu Presidente. Esta humanidade identificável eleva as ações de King e seus esforços. Inspira.

    A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

    Cinepop

    por Raphael Camacho

    O filme de 128 minutos possui uma excelente direção, além de discursos fervorosos, empolgantes e uma atuação brilhante e inspirada do ator David Oyelowo que interpreta o protagonista Martin Luther King Jr.

    A crítica completa está disponível no site Cinepop

    Rubens Ewald

    por Rubens Ewald Filho

    Francamente, nunca vi um filme sobre o tema tão franco, tão aberto, tão emocionante e atual. Dá vontade de pular na tela e se unir aquela toda gente.

    A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

    The Hollywood Reporter

    por Stephen Farber

    Inteligentemente escrito, vividamente filmado, editado com precisão e atuado de maneira afiada, esse filme representa um raro exemplo de artesanato feito para produzir uma peça profundamente comovente da história.

    A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

    Variety

    por Scott Foundas

    Embora seja maior do que qualquer coisa que [Ava] DuVernay tenha feito antes, a diretora aparentemente superou o desafio sem qualquer dificuldade. Filmado no local em que os eventos realmente aconteceram, o filme é belamente encenado, ainda que os acontecimentos tenham sido dos mais feios...

    A crítica completa está disponível no site Variety

    Cinema com Rapadura

    por David Arrais

    O trabalho de direção é competente no plano geral, ainda que cometa alguns deslizes como o uso de câmera lenta que beira o piegas ou exagerar no comprimento de algumas cenas. A condução de atores também é bastante eficiente por conseguir extrair de seu elenco tudo que ele pode oferecer...

    A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

    Cineweb

    por Neusa Barbosa

    Uma parte do impacto do filme neste momento atual provém, sem dúvida, de uma inesperada e trágica atualidade de seu tema, nos EUA agitados por inúmeras mortes de negros desarmados nas mãos da polícia [...] sem que os agentes, na esmagadora maioria dos casos, sejam levados a julgamento.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Almanaque Virtual

    por Zeca Seabra

    [...] o resultado final é um filme politicamente correto cujo maior mérito é apresentar um fato brutal de uma nação que ainda se esforça em garantir para seus cidadãos todas as bênçãos de uma vida justa.

    A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

    Cinema em Cena

    por Pablo Villaça

    Dirigido sem qualquer tom melodramático por Ava DuVernay, "Selma" é inteligente ao empregar letreiros que, mesmo oferecendo informações expositivas, evitam a artificialidade do recurso ao surgirem como registros do FBI, ilustrando, assim, a vigilância constante sob a qual os personagens principais se encontravam.

    A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

    Cineplayers

    por Gabriel Papaléo

    O que difere o filme da diretora Ava DuVernay das cinebiografias corriqueiras em época de Oscar é a forma de enxergar a figura e a influência de Martin Luther King no povo e na História, a observação tanto abrangente quanto particular dos dilemas do negro no país.

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    CineClick

    por Gustavo Assumpção

    O tom exagerado de algumas sequências mostra que há um objetivo claro em "Selma": reascender a luta pela igualdade racial. Para isso o filme cede ao sentimentalismo de maneira exagerada e contestável e recorre aos discursos cristãos e cheios de paixão de Luther King.

    A crítica completa está disponível no site CineClick

    Folha de São Paulo

    por Inácio Araújo

    Ora focaliza o melodrama familiar, ora a política. É possível que cada um desses aspectos faça sentido. No entanto, essa espécie de indecisão sobre que aspecto colocar em evidência tira ao filme toda a perspectiva que não meramente sentimental.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    O Globo

    por Daniel Schenker

    Uma condução mais convencional predomina no decorrer da projeção, a exemplo da utilização previsível da trilha sonora [...] Apesar do academicismo da produção, o líder não desponta como figura destituída de traços interessantes, em especial no que se refere ao seu talento como orador.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Omelete

    por Marcelo Hessel

    Selma se constrói consciente de registros históricos, escorado em documentos da CIA usados como cartela, para tentar tornar seu drama mais agudo. [...] O paralelo com os dias de hoje, impresso nas demonstrações de desobediência civil, permeia Selma do início ao fim.

    A crítica completa está disponível no site Omelete

    The Guardian

    por Steve Rose

    Incontestavelmente importante, ambicioso em seu âmbito e lindamente formatado, ele tem todas as características de um vencedor do Oscar, pro bem e pro mal. [...] O problema é que seu modo oratória empolado tende a soar estranho em cenas às quais ele realmente não pertence.

    A crítica completa está disponível no site The Guardian

    Télérama

    por Frédéric Strauss

    Ao abordar os bastidores da ação política e militante, o filme explora muito bem as situações concretas, conferindo uma dimensão pedagógica a esta reconstituição. [...] A mensagem é forte. Por isso mesmo, é uma pena que a diretora a construa sem muito estilo ou personalidade.

    A crítica completa está disponível no site Télérama

    Zero Hora

    por Daniel Feix

    Em meio à narrativa, "Selma" muda de tom, mas sem apelar desmedidamente à emoção. Se há problemas no filme, eles estão ligados à falta de profundidade no exame da personalidade de Luther King e à forma polida com que todos se comunicam, mesmo nos momentos de maior raiva.

    A crítica completa está disponível no site Zero Hora

    Chronic'art.com

    por Frédéric Bas

    O filme de Ava DuVernay oferece um curso de História muito sério, com o qual se aprende bastante, mas sem se sentir distante do telefilme prestigioso, feito para ganhar prêmios.

    A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

    Critikat.com

    por Benoît Smith

    Sem dúvida, o cinema de Hollywood já apresentou filmes muito mais contestáveis sobre os direitos civis, como "Lincoln" e "Histórias Cruzadas", mas é possível constatar que mais uma vez, pelos fatos ou pela lenda, o cinema americano tem dificuldade a tratar o tema com um olhar claro e inequívoco.

    A crítica completa está disponível no site Critikat.com

    Estado de São Paulo

    por Luiz Zanin

    É pena que desse ambiente efervescente de luta política saia um filme um tanto frouxo, apesar da boa atuação da maior parte do elenco. O tom é solene e Ava DuVernay não faz muita questão de matizar personagens de modo a humanizá-las.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top