O Conto da Princesa Kaguya
    Você assistiu O Conto da Princesa Kaguya ?

Nelson Jr
    Nelson Jr

Enviada em 5 de março de 2024
    Uma história lúdica, bem bonita e interessante , nos faz refletir sobre a verdadeira felicidade, como disse Francois Chateaubriand, “ A felicidade custa pouco, se for caro , não é de boa qualidade” , é todo baseado na cultura japonesa, o final deixou a desejar. Mas como é um conto creio que houve essa fidelidade. Fala também de sociedade e política. Um filme longo ,poderia ser mais curto, mas muito tocante e sensível.
    Leandro A.
    Leandro A.

Enviada em 25 de fevereiro de 2024
    Um filme belíssimo, daqueles que a gente carrega no coração. A delicadeza dos traços e da aquarela enchem os olhos enquanto trás uma bonita reflexão do que é ser humano.
    Betzaida Mata
    Betzaida Mata

Enviada em 5 de janeiro de 2023
    O filme é uma obra de arte do início ao fim. O enredo baseado em um conto japonês que remete aos contos de fada, a delicadeza que permeia a relação entre as personagens, a sagacidade da protagonista driblando os pretendentes e, claro, o traço impecável do desenho! Merece destaque especial a cena da Kaguya sob a cerejeira, o encantamento e a solidão. Pura beleza!
    Marina Rosa
    Marina Rosa

Enviada em 2 de abril de 2020
    É muito lindo adorei esse filme ele retrata muitas coisas que aconteciam na quela época e o que acontece atualmente e também que a felicidade está nas coisas mais pequenas e simples quem poder assistir esse filme vai adorar
    Gustavo Campos
    Gustavo Campos

Enviada em 13 de março de 2020
    Não gostei do enredo, fraquíssimo, a princesa não tem nada de interessante além da beleza, eu não consegui entender a moral da história até o final, além de não ter muito sentido ela crescer tão rápido.
    cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 17 de janeiro de 2017
    Uma aventura narrada por traços que revelam o que mais importa em seus personagens: o "eu" interior, ou seja, as expressões que os tornam tão únicos quanto complexos. Porém, nunca simplificados, mesmo se tratando de um conto. Aliado a isso, uma música de poucos toques usada nos momentos exatos transforma a experiência em uma imersão completa na moral milenar oriental. Em suma: um desenho imperdível para adultos (e talvez assustador para crianças, mas ainda assim arriscaria levá-las...).
    Janaina M.
    Janaina M.

Enviada em 14 de novembro de 2016
    Achei visualmente lindo, os desenhos sao simples e lindos. O filme todo é muito poético. Gostei muito. Mas tem que estar com vontade de assistir, pois é longo e nao é uma história feliz... mas é um filme que nos inspira a refletir!
    Lucas S.
    Lucas S.

Enviada em 22 de março de 2016
    Sigo as críticas atuais. Essa animação, por si só, pela ilustração é belo e atraente.
    A história em si, nos prende e nos faz refletir. Algo fora da animosidade, pois é bem diluído a mitologia japonesa e toda sábia cultura que conhecemos. Uma garota que nasceu da divindade dos céus para ter uma experiência em terra, era a mais humilde, a mais linda e cobiçada. Nesta história é colocado em pauta a moral das pessoas, os sentimentos mais puros e outros degradantes. Recomendadíssimo para crianças e adultos.
    Alvaro S.
    Alvaro S.

Enviada em 1 de março de 2016
    A animação é linda, de uma beleza simples mas requintada e de uma emoção de encher os olhos.

Uma das alegrias do cinema é descobrir obras de diferentes países, nacionalidades e conseguir se conectar a elas mesmo que exista um estranhamento natural, já que fogem do modo tradicional do cinema que estamos acostumados a ver no Brasil, o americano.

Os desenhos japoneses conseguem esse feito sendo universal. Suas produções são feitas do modo clássico, lápis e papel, contra a corrente atual do 3D, mas nada disso importa se a história não for boa. Nos desenhos japoneses geralmente são!

É de uma beleza, sensibilidade, de uma ousadia. São livres pra ousar e ousam, há momentos que pensei: “eles fizeram mesmo isso?” Sim!!! Na animação não há limitação criativa, ela voa. Através da personagem Princesa Kaguya, voa literalmente.

Baseada no conto japonês “O corte de bambu”, Kaguya é encontrada dentro de um broto de bambu por um artesão que a trata como uma princesa vinda dos céus. Ele e sua esposa a criam como filha, solta entre a vegetação do lugar e o bambuzal e os moradores da redondeza que a apelidam de Litlle Bambu. Jovem, seus pais se mudam para a capital para que ela viva como uma princesa que é e seja feliz. Mas para ela a felicidade reside onde ela vivia, livre entre a natureza e o crescente amor pelo jovem Sutemaru.

A voz da princesa Kaguya na versão americana é da atriz Chloë Grace Moretz, seu tom de voz meio rouca traz uma força para a personagem que enriqueceu minha experiência ao assistir o filme.

Curiosidade. Indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2014

Nota do público: 8.1 (IMDB)
    Nota dos críticos: 100% (Rotten Tomatoes

Bilheterias
    Mundo – $24 milhões
    Daniel D.
    Daniel D.

Enviada em 11 de janeiro de 2016
    Um filme que parece uma sequência de gravuras japonesas antigas. Muito estilizado e bem produzido, o filme segue a risca o conto original quando não fazendo alterações que deixam o filme mais fluído e claro que o texto original. Mesmo com tantos elogios, só tem um problema : o conto original é chato e vai do nada pra lugar nenhum, como uma poesia pós mordernista influenciada pelo niilismo. Complicado.