O Poderoso Chefão
    4,8
    Você assistiu O Poderoso Chefão ?

Fred P
    Fred P

Enviada em 2 de setembro de 2019
    Poucos filmes eu dou 5 estrelinhas. Este seria um insulto para o cinema se não o fizesse. É provavelmente o maior filme da história do cinema. A complexidade dos personagens, a história lhe prende do início ao fim. Eu li o livro do Mario Puzo e sabe aquela frase que todo mundo fala sobre filmes baseados em livros? Aquela de que nenhum filme é tão bom quanto o livro. Não é o caso deste filme. Mas eu não vim aqui apenas para falar o óbvio, do quanto este filme é maravilhoso. Eu vim criticá-lo. Isso mesmo. Quem sou para ter esta ousadia? É, pode ser, mas elogiá-lo é chover no molhado. Todos os elogios possíveis já foram feitos e ainda não são suficientes. Então, vou por outro caminho. E as críticas recaem sobre alguns vácuos que quem leu o livro percebeu facilmente - e muitos que não leram também notaram. Faço mais comparações em relação ao livro.
    spoiler: 1) Quando o filme começa, no casamento de Connie com Carlo, quem leu o livro sabe que naquele momento Genco, o consiglieri da Família Corleone, estava agonizando no hospital. Por isso Michael fala a Kay sobre Hagen possivelmente ser o próximo consiglieri. Ali era estava ocupando o cargo interinamente. Genco morre no dia seguinte ao casamento e Hagen se torna oficialmente o novo consiglieri. O filme a meu ver não deixa isso claro. 2) O filme não detalha como as outras 4 famílias de NY se voltaram contra os Corleones - e o desrespeito que passaram por Don Corleone por ter nomeado para seu consiglieri um não italiano (um irlandês, no caso de Hagen) e como a recusa de trabalhar com Sollozzo irritou as 4 famílias. Bem como o assassinato de Sollozzo e McCluskey foram prejudiciais aos negócios (o tráfico com a morte do turco, e o endurecimento da polícia, que deixou de fazer vistas grossas com a morte de um capitão pelas mãos de mafiosos - no livro, a polícia chegou a mandar o recado que, se o assassino do capitão McCluskey não fosse capturado, não haveria mais jogos, prostituição e nenhum outro negócio costumeiramente coordenados pelas máfias). 3) Mas uma coisa muito boa foi diminuir o personagem de Johnny Fontaine. No livro ele era mais relevante que foi no filme. Mas certamente é a parte (o núcleo) mais chato do livro, de longe. Outro personagem que foi muito reduzido no filme - que tinha muita importância para a família - foi a de Luca Brasi. Acho que se tivesse uma parte IV e contasse a guerra contra a família Maranzano, como o flash back (não sei se esse é o nome apropriado) que ocorre na parte II. Brasi pareceu apenas um idiota que foi morto de maneira escrota. Mas ele era o soldado mais importante da família, de longe. Matá-lo era parte essencial na guerra que Sollozzo queria travar - e mata-lo antes do ataque ao Don, para pegá-lo desprevenido.
    Adsumus 1
    Adsumus 1

Enviada em 18 de agosto de 2019
    Não é de impressionar críticas tratando essa obra de arte como algo simples. Deviam ao menos citar suas referências pra se comparar. Muitos não verão beleza em algo espetacular como esta obra e outras. Sem dúvidas um fenômeno do cinema. Quem não assimila e sente os ricos detalhes e interpretações não pode culpar a obra. Até hoje inigualável, nem com todo o aparato tecnológico da modernidade se se consegue algo tão magistral.
    Nilda S
    Nilda S

Enviada em 1 de julho de 2019
    Como não se empolgar falando sobre esse filme, gosto tanto que comprei a edição histórica com os 3 filmes. Desde o início, o filme já surpreende ao demonstrar como a sociedade local convivia com a Máfia, ao aparecer um comerciante pedindo favores ao "Don". São tantos detalhes que fazem essa obra prima ser especial, como os cenários lindos na Itália. A atuação dos atores também são perfeitas!
    Gabriela P.
    Gabriela P.

Enviada em 27 de maio de 2019
    Não é o estilo que eu mais gosto. Achei meio parado, sem ser mto envolvente, visando apenas violência e contar a história. Não te prende na história
    Bruno D.
    Bruno D.

Enviada em 19 de maio de 2019
    Esse sim é um classico q merece ser elogiado,nao por ser velho e sim por ser impecavel! Um filme q mudou a historia do cinema, nota 10
    Murilo Dias
    Murilo Dias

Enviada em 5 de maio de 2019
    O maior filme da história do cinema, imortalizando Francis Coppola, Al Pacino e principalmente Marlon Brando.
    Tiago T
    Tiago T

Enviada em 4 de maio de 2019
    O filme é tão ruim que só de estar com uma nota superior a 1 já é uma infelicidade, história fraca e pouco envolvente.
    Ruan A
    Ruan A

Enviada em 2 de maio de 2019
    Péssimo! Recomendo para quem esteja com insônia, quase dormi no meio de tão parado e sonolento que é este filme.
    Ramonks
    Ramonks

Enviada em 1 de maio de 2019
    "O Poderoso Chefão" é um clássico, uma obra prima do cinema, um filme muito importante para história, com atuações impecáveis e uma história deslumbrante sobre a família Corleone, O Poderoso Chefão é até hoje um dos melhores filmes já feitos na história do cinema.
    eduardo p
    eduardo p

Enviada em 3 de maio de 2019
    Filme velho, escuro, fraco. certamente não merece toda essa popularidade e muito menos uma posição tão alta no website.