Happy Feet 2 - O Pinguim
    Bom
    Happy Feet 2 - O Pinguim

SOLIDARIEDADE ANIMAL

por Roberto Cunha

Se você está entre os fãs dos momentos musicais e do pinguim sapateador de Happy Feet - O Pinguim, a abertura de Happy Feet 2 - O Pinguim 3D (muito bem dublado), misturando o R&B (Rhythm and Blues) americano e o brasileiro Sidney Magal, não deixa dúvidas de que se trata de uma sequência do original. Mas esta nova produção busca alguns diferenciais: um filho rebelde, um vilão bem conhecido e uma grande farsa.

Tendo uma boa história de solidariedade e uma mensagem ecologicamente correta como pano de fundo, Mano (Elijah Wood / Daniel Oliveira) já não é tão protagonista assim e divide as atenções. É o que acontece com personagens paralelos Will (Brad Pitt / Sérgio Stern) & Bill (Matt Damon / Nizzo Neto), nos mesmos moldes do esquilo Scrat na franquia A Era do Gelo. Bem humorados (e iluminados), a dupla trava ótimos diálogos, provocados por alguém que não aceita sua condição na cadeia alimentar e quer mudar a realidade.

Claro que a inquietude de um "menino" e o bom mocismo de um pai estarão sempre presentes, mas o vilão principal é o clima, que afetado pelos humanos (os alienígenas) insiste em mudar e colocar vidas em risco. Mano enfrenta problemas para criar Erik (Elizabeth Daily / Yago Machado), um pinguinzinho encantador, que sem levar muita fé nos "pés felizes" do pai e na musicalidade da turma, resolve seguir o maluquete Ramon (Robin Williams / Guilherme Briggs) numa nova jornada.

Quando reencontram Amoroso (Robin Williams / Sidney Magal) e seu grupo, liderado por Sven (Hank Azaria /Alfredo Martins), um pinguim (?) que sabe voar, Erik se identifica com a mensagem do líder de que basta desejar para resolver os problemas. Mas eles não sabiam que um grande deslocamento polar mudaria drasticamente a rotina de todos. É a deixa para que o verdadeiro herói apareça e a amizade prevaleça.

O destaque negativo vai para o caráter duvidoso de Sven, que mente, e ganha um reforço de extremo mau gosto na sequência em que alimenta Glória (Pink / Christiane Louise), a fêmea de Mano, com uma dose de sexualidade incompatível para um filme direcionado aos pimpolhos.

Entre as músicas, duas pérolas do rock do Queen ("We Are The Champions" e "Under Pressure") e outras conhecidas de ritmos distintos também batem ponto. Tem flerte com a música gospel, versão "escandinava" daquele sofrível sucesso "Festa no Apê" (tirada de um hit romeno), e até o pequeno Erik dando uma de barítono infantil em outro momento. Assim, como se vê e poderá se escutar, a salada musical está completa.

Happy Feet 2 - O Pinguim é muito bonito visualmente e, como reza o ditado deles, "só precisa saber o ritmo" para gostar e se divertir.