Rota de Fuga
    Você assistiu Rota de Fuga ?

Maria C.
    Maria C.

Enviada em 25 de outubro de 2013
    Um filme astuto, com intriga e uma certa dosagem de bom humor, um elenco que não deixa em nada a desejar, vale a pena dá uma conferida pessoal!
    Daniel L.
    Daniel L.

Enviada em 24 de outubro de 2013
    Veja só o que é o preconceito. Você nem conhece algo e já realiza diversos pré-julgamentos, sem nem ao menos dar uma oportunidade do execrado se defender. Rota de Fuga pode não ser um filme primoroso - na verdade ele é mediano e se confunde com as próprias ambições – mas serviu para me mostrar que a melhor forma de assistir qualquer filme é sem nenhum conceito pré-estabelecido, de cabeça bem aberta, pronto para absorver as qualidades – por menores que elas sejam- e aprender com os erros – por mais numerosos que eles sejam.
    É obvio que não fui assistir ao novo filme do diretor Mikael Hafstrom – alguns trabalhos anteriores interessantes como O Ritual e Fora de Rumo – após ler a resenha do filme, apesar de que a história de um cara que ganha a vida fugindo de prisões não seja de toda mal. Eu resolvi assistir o filme depois que vi o elenco deste. Sim, Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger. Qualquer garoto que cresceu na década de 80 sempre terá eterna admiração por estes dois. Rambo, Rocky, Exterminador do Futuro, Conan, todos estes grandes clássicos do cinema de ação sempre estarão no imaginário dos hoje adultos que cresceram querendo ser fortes como os dois protagonistas de Rota de Fuga. Assim, ver mais uma vez um crossover de dois dos caras mais bad-ass da história do cinema já vale o ingresso.
    O enredo do filme é bem simples. Conta a história de Ray Breslin (Sylvester Stallone), cujo trabalho é entrar em prisões consideradas de segurança máxima, fugir delas e depois prestar uma consultoria para deixa-las melhores. Só nessa brincadeira já foram 17 prisões que sofreram com as habilidades de Breslin, que sempre segue um protocolo rígido para ter sucesso em suas empreitadas: conhecer a planta do lugar, conhecer a rotina e ter ajuda de dentro ou de fora. Porém a coisa muda de posição quando lhe oferecem a entrada em um tipo de prisão inovadora, meio que clandestina. Na verdade tudo não passa de um plano para ferrar o personagem de Stallone. Porém o que nenhum dos responsáveis pela cadeia-conceito esperava é que lá dentro ele conheceria Emil Rottmayer (Arnold Schwarzenegger). E aí, como esperado, o bicho pega.
    Uma coisa que chama a atenção é que, por mais que pareça o contrário, a produção do filme tentou tirar um pouco a atenção do filme da dupla de protagonistas e tentou fazer uma história um pouco mais intricada e complexa - afirmo sem nenhuma dúvida que é um filme mais elaborado do que Os Mercenários, que se apoia apenas na presença e no nome dos atores envolvidos. Porém tentar não significa conseguir e o enredo acaba se complicando com as situações complexas que tenta criar, abrindo brecha para diversas falhas de continuação e situações absurdas. spoiler: A primeira fuga apresentada no filme é bastante forçada e mal explicada. As solitárias, aliás, já foram mais assustadoras. Tudo que Breslin precisou estava disponível, numa sequência de coincidências absurda. E a própria explicação da fuga para o diretor da prisão após o incidente é feita de forma muito rápida, provavelmente para tentar esconder as falhas no enredo
    . Quando o personagem entra na prisão principal do filme, a coisa aparenta melhora com relação às improbabilidades dos acontecimentos, porém só aparenta. spoiler: Por mais que algumas partes soem mais natural e os personagens utilizem objetos comuns e acessíveis para criar ferramentas importantes, no melhor estilo McGyver – a criação do aparelho para ler as estrelas é um bom exemplo disto – no restante do tempo as coisas continuam sendo forçadas e absurdas. Breslin precisa de um objeto perfeitamente redondo de metal? Rottmayer vai pegar o ralo escondido na sala do diretor Hobbes sem problema nenhum, pois ele já sabia que existia algo tão específico ali. O passeio do personagem de Stallone após fugir da solitária é outro grande exemplo de “coisas certas na hora e no lugar certo”. Como alguém que não faz ideia de onde está consegue se movimentar de forma tão rápida e tão precisa por determinado lugar pela primeira vez? Só deus explica. Fica fácil fazer um enredo intricado quando você pode colocar qualquer objeto à sua disposição na hora que precisar
    . A trilha sonora do filme é tão fraca que se torna engraçada. A música que toca quando Breslin chega na prisão principal lembra Indiana Jones chegando à Arca Perdida. Combinou muito bem no segundo, mas no primeiro ficou bastante tosco. Por ultimo, para se divertir um pouco mais com alguns acontecimentos “fantásticos” do filme, fique de olho spoiler: na cena final de resgate de helicóptero. Começa pela distância que Breslin sai do navio após passar por uma descarga no melhor estilo vaso sanitário e finaliza com a escada de resgate que se quebra com um tiro, se conserta do nada e se quebra novamente. Clássico!

A dupla de protagonistas é um caso à parte. Sylvester Stallone é um cara especial. Ele é um ator tão tosco que acaba virando um clássico. A mesma voz grossa de sempre, que não te deixa entender quase nada do que ele fala – sim, antes que me execrem eu sei que ele teve problemas de paralisia facial quando era criança. O mesmo estilo bruto de sempre. Eu tenho a impressão que ele sempre faz o papel dele mesmo em todos os seus filmes. E o melhor é que ele sabe que faz sucesso assim e não quer mudar. Ele tem consciência de suas limitações e sabe que a fase áurea de Rocky já passou. E que continue assim. Arnold Schwarzenegger apresenta uma atuação um pouco melhor do que de Stallone. Fico feliz que tenha desistido da política e retornado a fazer filmes. Jim Caviezel se destaca por uma atuação fria e consciente. Por último, uma menção honrosa à atuação de 50 Cent. Ops, escrevi honrosa? Desculpe pelo erro, eu quis dizer menção horrorosa.
    Rota de Fuga pode não ser brilhante. Porém mesmo sem conseguir tenta não ser apenas um filme que pega dois nomes consagrados do cinema e joga na película sem nenhum enredo pelo menos tolerável. E acho que isso é uma qualidade, sim. Para quem vai assistir esperando ver apenas Stallone e Schwarzenegger distribuindo porrada, acaba sendo um grata surpresa. É um filme indicado apenas para fãs destes dois, aliás. Eu, como grande fã, me diverti.
    Rajak R.
    Rajak R.

Enviada em 24 de outubro de 2013
    spoiler: e muito bom principalmente por que pegaram 2 dos melhores atores para fazer esse filme
    Diego M.
    Diego M.

Enviada em 23 de outubro de 2013
    “Rota de Fuga”, num contexto geral, pode ser considerado como “bom”, porém deixando muito a desejar. Admito que o trailer me chamou a atenção e a parte inicial, me pareceu ser, não só um filme de ação, mas também um de excelentes raciocínios, fugas extremamente estratégicas e fortes cenas de emoções, no entanto...
    Stallone (Ray Breslin) é a excelência em pessoa no que diz respeito a segurança de prisões, o qual, fazendo jus ao cargo conquistado pelo personagem, é procurado por diversas detenções, com o intuito maior de descobrir falhas técnicas, para posteriores acertos pelas entidades responsáveis. Tais descobertas, são evidenciadas através de suas fugas, onde após ser encarcerado, planos previamente raciocinados, ajudas internas e externas, saídas metódicas e bem formuladas, são primorosamente arquitetadas e postas em prática. Todavia, Ray acaba se envolvendo em uma “impossível” evasão, de um presídio construído por seus próprios alicerces, desta forma, obrigando-o a táticas totalmente adversas e imprevisíveis.
    Resumindo, tal trama se restringe a tendenciosos clichês de muito tiroteio, onde um exército não acerta um tiro de raspão sequer em duas pessoas (Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone), ao contrário dos mesmos, que por sua vez, com um “estilingue” matam todos; tática incrivelmente fraca de fuga, onde Stallone, detentor de grande sabedoria, onde astrologia, meteorologia, física mecânica, quântica, moderna e muitas outras, são apenas “assuntos básicos” assimilados em seu ensino médio; e atuações medianas dos mesmos, de cujas duas, a segunda, Emil Rottmayer (Schwarzenegger), consegue ser ainda pior, sendo considerado um personagem sem maiores atrativos, desta forma, sintetizado por “jargões cômicos”, conversas “bobas” e pouca produtividade.
    É evidente que o diretor embarcou nesta nova leva de filmes, onde atores super famosos de outrora, são reunidos em tentativas, por vezes, frustradas de sucesso de audiência. Claro que, justiça seja feita, nem todos foram considerados fracassos, mas nem se comparam como em tempos gloriosos de Rambo, Rocky, Conan ou Exterminador do Futuro.
    Contemplam ainda esta “não-tão-obra cinematográfica” atores conhecidos como o famoso Rapper 50 Cent (Fogo Contra Fogo) e Jim Caviezel (aclamado em A Paixão de Cristo e na série Person of Interest).

Nota geral 2,0. Para quem é fan de tais atores, não aconselho.
    Camila V.
    Camila V.

Enviada em 23 de outubro de 2013
    Gostei muito do filme , a tempos não assistia um,filme de ação tã! o único problema que os atores principais são sempre invenciveis , mais vale a pena assistir esse filme
    Luana S.
    Luana S.

Enviada em 20 de outubro de 2013
    filme de ação, com roteiro bem tecido, mas que dá pequenos furos e perde um pouco da consistência no final. uma mistura interessante entre prison break, Mcgyver e os mercenários... é, ários... juro que esperei o Chuck norris aparecer a qualquer momento. pagou o ingresso!
    Larissa T.
    Larissa T.

Enviada em 26 de janeiro de 2014
    Que filme fantástico! Sem palavras, literalmente. É um filme bem bolado, com cenas de ação e que conseguiu me tirar algumas risadas também, e com um final simplesmente foda! Amo a parceria Stallone + Schwarzenegger. Vale a pena cada segundo, um dos melhores filmes de 2013.
    Jackie T.
    Jackie T.

Enviada em 18 de outubro de 2013
    Simplesmente um filme altamente bem idealizado , roteiro magnifíco , e com esses dois feras de Hollywood ficou então perfeito! Precisamos de mais filmes assim, inesperados !
    Fábio C.
    Fábio C.

Enviada em 16 de outubro de 2013
    O grande atrativo do filme Rota de Fuga é sem dúvidas a dupla de protagonistas: Sylvester Stallone, como Ray Breslin e Arnold Schwarzenegger, que emplacam seu terceiro filme juntos (Mercenários e Mercenários 2 são os outros). Porém, apenas juntar duas estrelas não é suficiente para se fazer um bom filme.
    O filme basicamente conta a história de Ray Breslin tentando escapar de prisões de segurança máxima, contudo não consegue empolgar muito. Confesso que é difícil olhar para o Stallone em cena e acreditar que seu personagem é um gênio. Por vezes durante o filme, somos forçados a acreditar que Ray domina por completo várias áreas, como química, geografia, física, astronomia, dentre outras, até porque antes de se tornar especialista em fugir de prisões de segurança máxima, sua profissão era de promotor de justiça.
    Filmes de fuga de prisão são sempre muito difíceis de se fazer, pois é inevitável a comparação com grandes sucessos como Prison Break e Um Sonho de Liberdade, por exemplo, e Rota de Fuga não apresenta nada que o faça sair da medianidade, forçando por vezes em clichês batidos nesse tipo de filme.
    Apesar de suas falhas, Rota de Fuga nos garante, em sua 1h56min, um final um pouco surpreendente, boas cenas de ação (onde milhares de tiros são disparados nos "mocinhos" e não acerta em ninguém!), porém é um filme comum, sem nada a acrescentar nesse estilo de filme.
    Nota: 3 # # #
    Mateuzin F.
    Mateuzin F.

Enviada em 15 de outubro de 2013
    Filme sensacional , a dupla se saiu muito bem , mesclando dois tipos de atores do mesmo gênero.
    Sem falar que o filme tem ação e partes em que sua barriga doi de tanto rir !