Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda" ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com "A Onda", mas aí já é tarde demais.
O filme é realmente impactante, tem um ótimo enredo e um bom ritmo. Ele nos mostra como poderia ocorrer o inicio de uma manipulação em massa e até aonde isso poderia levar. A mensagem no decorrer do filme consegue enaltecer as qualidades que poderiam decorrer de um regime ditador e vai sucumbindo até suas piores consequências. O diretor leva muito bem este caminho, porem com continuidade obvia, o que não chega nem por um momento a ser ...
Leia Mais
Eliádna d
13 seguidores
18 críticas
Seguir usuário
4,5
Enviada em 30 de abril de 2013
Tenso. Triste. Um filme que te faz pensar nele durante dias. Recomendo! P.S.: se alguem quiser me explicar a cena final (do professor no carro da polícia), eu agradeço. #intrigada
Filipe Z.
19 seguidores
8 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 28 de janeiro de 2015
Die Welle é o tipo de filme que deveria ser cobrado em vestibulares.
Vilmar O.
1.849 seguidores
357 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 3 de maio de 2016
Filme simplesmente sensacional. Um dos melhores filmes com adolescentes já criados até hoje. Produção alemã fora de série. Aliás, o nome do filme em alemão é Die Welle. Vale muito a pena conferir!
Uma aula sobre regimes políticos formados com ditadura. Enfim, as coisas até funcionam, mas é um preço bem caro que as pessoas precisam pagar.
Baseado no romance "The Wave" de Todd Strasser (sob o pseudônimo de Morton Rhue), uma história de ficção, mas que foi baseada em fatos reais. Em abril de 1967, em uma escola de ensino médio em Palo Alto, na Califórinia, o professor Ron Jones fez o experimento mostrado no filme com os seus alunos, e o chamou de "Third Wave".
Ron Jones na première
Ron Jones, o inventor do projeto original, apareceu na première mundial do filme, no Festival Sundance.
A peça encenada pelos alunos
A peça que os estudantes estão repetindo no filme é de Friedrich Durenmatt. Nessa peça, uma senhora é exilada de sua cidade pelos moradores, e volta alguns anos depois, quando ela perde seu marido, e herda dele sua fortuna. Ela consegue sua vingança ao liderar um grupo de pessoas para matar o seu antigo amor que não a ajudou quando ela estava sendo mandada embora da cidade. Um dos temas dessa peça é de como as pessoas perdem sua personalidade em
Leia Mais
curiosidades
Detalhes técnicos
Nacionalidade Alemanha
Distribuidor-
Ano de produção2008
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 4 curiosidades
Orçamento5 000 000 $
Idiomas
Alemão
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
O filme é muito bom, nos faz pensar cada vez como o ser humano pode ser manipulado e no que pode se tornar como o poder, recomendo!
Rafa Almeida
Um cara da turma do eu avisei querendo pagar de inteligente. KKKKKKRepita isso pra si mesmo até acreditar ou assista mais vezes até entender.
Fabricio Menezes
Tá igualzinho no filme. Sem base, sem argumento nenhum e parte pra agressão, fruto da ignorância.
Fabricio Menezes
Vi que seu comentário foi há 3 anos atrás rs. Infelizmente já estamos vivendo. E esse filme não poderia ser mais realista pra nós brasileiros.
Fabricio Menezes
E agora queria ver o povo que tava aqui falando que bolsonaro é direita, o que estão achando do momento atual que nem a direita está mais apoiando esse fascista!!
Fabricio Menezes
Pelo visto vc não entendeu nada do filme kkk As militantes que tem são as duas únicas meninas que escolheram não participar do movimento. O filme retrata sim o governo fascista que estamos vivendo. Governo esse que deixa a pessoa cega e alienada. Vc está aí pra provar isso, tentando inverter os papeis. Viajou muito! Assiste o filme de novo vai
Moisés Soares
Pelo amor de Deus!! Até os acadêmicos alemães dizem que nazismo e facismo são de direita e o brasileiro quer discutir!!! Essa discussão só existe na rede social, ela não existe nem na comundade acadêmica nacional ou mundial. Parem de seguir encantadores de jumentos!!! Vão atrás de grandes pesquisadores com doutorado!!!
Thiago
Rafa Almeida, deixe-me adivinhar...Vc é seguidor do Nando Moura, certo?
Nice
Santo Deus... O Cara perguntou se Hitler e Mussolini era de direita? Ele tem dúvidas? Claro que sim. Qual a escola que você estudou Rafa Almeida? Sai da net Cara. Vai estudar camarada.
Rafa Almeida
Melhor mesmo.
Neo
Nossa... parei por aqui!
Rafa Almeida
Hitlter e Mussolini de direita? Tá fumando rejunte?
Neo
O fascismo pode ser de esquerda ou direita. De esquerda temos o comunismo soviético. De direita temos o nazismo de Hitler e o próprio fascismo puro de Mussolini.
Rafael Westin
Amigo, existem ditaduras de direita e esquerda, os extremos podem ocorrer de ambos os lados. A URSS viveu e hoje a Coréia do Norte, Cuba e Venezuela vivem uma ditadura de esquerda. Aqui no Brasil temos nossos candidatos a Führer, que podem ser tanto o Bolsonaro como o Lula. Ambos são radicais extremistas, manipuladores que dizem buscar o bem comum. São as figuras centrais dos polos políticos aqui no Brasil. Como no próprio filme mostra, essas figuras ganham notoriedade em tempos de crise política e econômica, como a que vivemos agora.
Rafa Almeida
Filme maravilhoso! Quem diria que essa história se encaixaria perfeitamente à situação das universidades federais brasileiras, poço de militância cega, burra e alienada. Produção que deveria ser obrigatória a todos!
Caco Macaco
Baseado em fatos reais, subir pra cima, entrar pra dentro, ambos os dois, político ladrão.... tá bom, essa última não é redundância, ou será que estou errado? :D
Caco Macaco
Sem mais Eisenberg, você falou exatamente aquilo que precisa ser ouvido: seja você esquerda ou de direita isso não faz da sua ideologia o centro do universo, na verdade, para bons pensadores, coisa que os militantes de ambos os lados gostam de se auto-adjetivar , deve haver não apenas críticas àquilo que se discorda, mas também àquilo que se concorda.
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade