Preciosa - Uma História de Esperança
    Você assistiu Preciosa - Uma História de Esperança ?

Fabiana R.
    Fabiana R.

Enviada em 4 de julho de 2013
    Demorei um pouco para assistir a esse filme, tinha muita curiosidade até que um tempo atrás passou na TNT. Sendo um filme muito perturbador pensei: "ainda bem que não é uma história verídica, é trágico demais." Mas infelizmente a situação é verídica sim, apesar de serem os personagens fictícios. Quantos casos de abusos físicos e psicológicos contra crianças e adolescentes são divulgados e quantos mais ficam em silêncio? Os acontecimentos do filme são revoltantes mesmo e a atuação de M´onique (sensacional) é tão realista que me peguei aplaudindo a surra que ela leva mais para o final do filme. Aliás, faltou no filme uma punição mais severa para ela, viu? Além de agressora, na frente da assistente social fingia ser uma mãe boazinha e doente só para não trabalhar e receber ajuda do governo. Oi? Bolsa-família? Lembrei disso na hora. Preparem-se, é impossível não ficar revoltado.
    Obs.: Não entendi a crítica do Adorocinema: ele diz que o filme é bom mas deu nota 1,5?
    Henrique S.
    Henrique S.

Enviada em 10 de junho de 2013
    Filme ganhador de 2 Oscar em 2010 - inclusive de melhor roteiro adaptado, do livro "Push" - é um drama que se destaca pelas excelentes atuações e uma carga de tragédia que supera a maioria do gênero.
    Preciosa é uma garota de 16 anos, negra, obesa e analfabeta que vive no bairro do Harlem em 1987, esperando seu segundo filho, quando entra em uma escola alternativa pra tentar encontrar esperança em meio a sua rotina de abusos e violência familiar. Logo nas primeiras cenas o cenário brutal na qual a personagem interpretada pela iniciante Gabourey Sidibe vive exposta: abuso sexual pelo pai, casa escura e desorganizada no bairro pobre de Nova Iorque, humilhações e violência por parte da mãe e a aparência da garota, totalmente sem luz, imersa na escuridão.
    Apesar de a personagem desde o início se mostrar extremamente apática e descrente, durante a história vemos algumas imagens que seriam provenientes da imaginação e dos sonhos da mesma, na qual ela é uma estrela adorada por vários e desejada, traçando uma história paralela àquela cruel realidade vivida. Quando a garota vai para a nova escola e encontra sua nova professora que passa a ser sua maior ajudante e fornecedora de esperança, abre-se uma pequena brecha para o que parecia ser uma situação sem solução. Numa turma com garotas com problemas semelhantes aos seus, Preciosa, aos trancos e barrancos, sobrevive.
    Quem espera um drama romântico e idealizado de "Preciosa", engana-se. O filme preza pelo realismo, bastante cruel nesse caso, e diferentemente de outras tramas do gênero, não tem o formato típico de trajetória do personagem: submundo, transformação, ascensão. Como geralmente ocorre na vida real, as mudanças vem aos poucos, com quedas durante o caminho, sendo uma delas a noticia trazida pela mãe de Preciosa enquanto se encontrava no abrigo, quase tirando novamente a firmeza e fé da garota.
    Há diversas cenas memoráveis durante o longa, e as melhores são as protagonizadas por Mo'nique, como a deplorável mãe, que prova que realmente mereceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante.
    A história, mais do que um drama de partir o coração, é um ensaio sobre esperança (como o próprio nome brasileiro explana), família, amor e onde encontrá-los nesse mundo.
    Juarez Vilaca
    Juarez Vilaca

Enviada em 17 de fevereiro de 2013
    Um bom filme, bem dirigido apesar das dificuldade em vivenciar aquela situação. Um drama na vida de uma mãe carente e perdida e sem esperança de criar sua filha, Preciosa, preparando-a para sobreviver a um mundo cão. Uma realidade dura e comum em muitos países.
    Jonathan K.
    Jonathan K.

Enviada em 14 de janeiro de 2013
    Esse filme com certeza vai ficar marcado na minha memória . Uma história fantástica de superação . Uma ótima atuação da protagonista . Um filme que sem sombra de duvidas recomendo para quem ainda mão assistiu . Belíssimo .
    Enviada em 10 de janeiro de 2013
    -Depois de muito tempo resolvi assistir,meio com receio mas fui.Pena que não consegui ver um grande filme,uma história muito bem contada,mas o filme se arrasta muito,muito furos e pouca criatividade.
    -Pelo menos podemos ver Mariah Carey sem maquiagem,meu Deus,que horrível.
    Mila B.
    Mila B.

Enviada em 30 de agosto de 2012
    Gostei muito do filme, mostra a vida miserável de muitas pessoas de uma forma não patética e nem melodramática. O Filme tem um bom enredo, nada massante, muito envolvente do começo ao fim. Por ser um tema já muito explorado pela mídia mas de forma grosseira - violência doméstica, incesto - , talvez não tenha agradado a muitos, mas uma coisa é certa: Quem viu o filme ou amou, ou odiou, não existe lugar para meio termo. O nome ideal para esse filme seria : "Acorde, a realidade bate a sua porta".
    A vida de uma menina negra, pobre, gorda, violentada pelo pai, espancada pela mãe, não é interessante para grande parte das pessoas, a vida de Cristhiane F é um paraíso perto da vida dessa aí, pode acreditar. E mesmo com tudo isso esta ainda encontrou forças para viver com dignidade, a droga dela era imaginar-se em situação melhor um dia, era oque mantinha a sua esperança viva. De qualquer forma esse filme não é pra pessoas que se preocupam com o seu próprio umbigo. É pra ser assistido por seres humanos palpáveis que lutam a cada dia para fazer desse mundo cão um lugar melhor.
    Preciosa traz todos os ingredientes que precisamos para refletir sobre nossas posições e visão de mundo que carregamos, deixando claro que vivemos em uma sociedade hipócrita, predatória, capitalista e excludente, onde prevalece a lei do que "vende mais", a lei do que "tem mais dinheiro". "Preciosa tem vergonha de ser gorda,negra, tem como modelo de beleza "a loira de olhos claros", e tem o sonho de casar-se com um rapaz de pele clara. A medida que encontra pessoas que a valorizam como ela é, esses conceitos acabam caindo por terra, principalmente após descobrir que sua vida, mesmo com todas as mudanças e ajuda dos amigos, não terá final feliz. Enxerga que a valorização da "pele branca" não passa de um atributo associado ao poder aquisitivo, pois vivemos numa sociedade capitalista monopolizada por uma elite de maioria branca, e que a verdadeira riqueza e beleza "vem de dentro pra fora". Filmaço, um filme com muito pouca produção, mas com muita criatividade de adaptação do roteiro e atuações "fantásticas" das atrizes na pele de suas personagens Sidibe como "Preciosa" e sua megéra mãe, a arttista M'onique. Repíto na minha opinião UM DOS MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS. O FILME MEXE COM VC DO COMEÇO AO FIM, VAI FUNDO DENTRO DE VC, TOMA SUA ALMA E COLOCA DENTRO DO CORPO DE "CLARECEE PRECIOSA JONES".
    felipinho
    felipinho

Enviada em 14 de agosto de 2012
    “Forte e difícil de se assistir. O filme mostra que muitas pessoas enfrentam problemas maiores, e os nossos se tornam insignificantes. É uma história real, que mostra a vida de várias famílias como a de Clarice, não é conto de fadas, é a vida. Uma iniciantiva muito bonita dos realizadores em criar este filme. um dos melhores elencos do ano!
    silva m.
    silva m.

Enviada em 30 de julho de 2012
    É um filme muito bem feito muito triste e dramatico na minha lista de filmes.recomendo muito.
    Rafael V
    Rafael V

Um filme forte, duma densidade dramática incrível. Trata de temas polêmicos: preconceito, violência doméstica, estupro, brigas familiares, gravidez na adolescência, enfim, um filme completo de tensõs dramáticas. Com atuações maravilhosas de Gabourey Sidibe e Mo´Nique. Um drama americano independente que surpreendeu na época do seu lançamento com sua força emocional, que comoveu e fez a Academia lembrar de o indicar em algumas categorias no Oscar de 2010, Mo´Nique, inclusive, ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante (ela está terrível, por isso mesmo mereceu!). Enfim, um filme que retrata a sociedade americana, em especial, a classe marginalizada dos EUA, mas que acaba tornando-se universal e serve para qualquer país e cultura. Ótimo!
    bebel
    bebel

...FOI UM FILME QUE FOI TRATADO INJUSTAMENTE MERECIA O OSCAR DE MELHOR FILME E O OSCAR DE MELHOR ATRIZ PARA GABOUREY SIDIBE