Preciosa - Uma História de Esperança
    Você assistiu Preciosa - Uma História de Esperança ?

Fabiana R.
    Fabiana R.

Enviada em 4 de julho de 2013
    Demorei um pouco para assistir a esse filme, tinha muita curiosidade até que um tempo atrás passou na TNT. Sendo um filme muito perturbador pensei: "ainda bem que não é uma história verídica, é trágico demais." Mas infelizmente a situação é verídica sim, apesar de serem os personagens fictícios. Quantos casos de abusos físicos e psicológicos contra crianças e adolescentes são divulgados e quantos mais ficam em silêncio? Os acontecimentos do filme são revoltantes mesmo e a atuação de M´onique (sensacional) é tão realista que me peguei aplaudindo a surra que ela leva mais para o final do filme. Aliás, faltou no filme uma punição mais severa para ela, viu? Além de agressora, na frente da assistente social fingia ser uma mãe boazinha e doente só para não trabalhar e receber ajuda do governo. Oi? Bolsa-família? Lembrei disso na hora. Preparem-se, é impossível não ficar revoltado.
    Obs.: Não entendi a crítica do Adorocinema: ele diz que o filme é bom mas deu nota 1,5?
    Mila B.
    Mila B.

Enviada em 30 de agosto de 2012
    Gostei muito do filme, mostra a vida miserável de muitas pessoas de uma forma não patética e nem melodramática. O Filme tem um bom enredo, nada massante, muito envolvente do começo ao fim. Por ser um tema já muito explorado pela mídia mas de forma grosseira - violência doméstica, incesto - , talvez não tenha agradado a muitos, mas uma coisa é certa: Quem viu o filme ou amou, ou odiou, não existe lugar para meio termo. O nome ideal para esse filme seria : "Acorde, a realidade bate a sua porta".
    A vida de uma menina negra, pobre, gorda, violentada pelo pai, espancada pela mãe, não é interessante para grande parte das pessoas, a vida de Cristhiane F é um paraíso perto da vida dessa aí, pode acreditar. E mesmo com tudo isso esta ainda encontrou forças para viver com dignidade, a droga dela era imaginar-se em situação melhor um dia, era oque mantinha a sua esperança viva. De qualquer forma esse filme não é pra pessoas que se preocupam com o seu próprio umbigo. É pra ser assistido por seres humanos palpáveis que lutam a cada dia para fazer desse mundo cão um lugar melhor.
    Preciosa traz todos os ingredientes que precisamos para refletir sobre nossas posições e visão de mundo que carregamos, deixando claro que vivemos em uma sociedade hipócrita, predatória, capitalista e excludente, onde prevalece a lei do que "vende mais", a lei do que "tem mais dinheiro". "Preciosa tem vergonha de ser gorda,negra, tem como modelo de beleza "a loira de olhos claros", e tem o sonho de casar-se com um rapaz de pele clara. A medida que encontra pessoas que a valorizam como ela é, esses conceitos acabam caindo por terra, principalmente após descobrir que sua vida, mesmo com todas as mudanças e ajuda dos amigos, não terá final feliz. Enxerga que a valorização da "pele branca" não passa de um atributo associado ao poder aquisitivo, pois vivemos numa sociedade capitalista monopolizada por uma elite de maioria branca, e que a verdadeira riqueza e beleza "vem de dentro pra fora". Filmaço, um filme com muito pouca produção, mas com muita criatividade de adaptação do roteiro e atuações "fantásticas" das atrizes na pele de suas personagens Sidibe como "Preciosa" e sua megéra mãe, a arttista M'onique. Repíto na minha opinião UM DOS MELHORES FILMES DE TODOS OS TEMPOS. O FILME MEXE COM VC DO COMEÇO AO FIM, VAI FUNDO DENTRO DE VC, TOMA SUA ALMA E COLOCA DENTRO DO CORPO DE "CLARECEE PRECIOSA JONES".
    Enviada em 10 de janeiro de 2013
    -Depois de muito tempo resolvi assistir,meio com receio mas fui.Pena que não consegui ver um grande filme,uma história muito bem contada,mas o filme se arrasta muito,muito furos e pouca criatividade.
    -Pelo menos podemos ver Mariah Carey sem maquiagem,meu Deus,que horrível.
    Mateus F.
    Mateus F.

Enviada em 15 de novembro de 2013
    O filme não é uma obra-prima. É um filme que vai direto ao que quer dizer, não faz enrolações - apesar de ter seus meros deslizes em alavancar. É realista ao extremo, a película que a maioria ainda não viu, mas que a maioria vive e convive todos os dias.. A crítica do Adoro Cinema é sempre fraca - digo dos críticos principais do site - não comenta filmes velhos e esquece os filmes novos que são bons mas que não tiveram grande bilheteria ou grande conhecimento. A desse filme (crítica do site) foi 1 estrela e meia, ou seja, ruim. Mostrando o porquê deste, ser um dos sites mais toscos sobre cinema que tem grande fama e algum tipo de moral para babacas não amantes da arte - junto com o site Omelete, claro. Afinal, aqui Os Vingadores tiveram 4 estrelas e meia (ótimo), o que já justifica minha irritação.
    João Ricardo D.
    João Ricardo D.

Enviada em 5 de setembro de 2014
    Por algum motivo, desde a estreia de "Preciosa" no cinema (2010), eu fiquei curioso para vê-lo. Mas, eu não tinha (nem tenho) a idade recomendada para ver.
    Quatro anos depois, eu aluguei o filme e vi. Finalmente eu entendi tamanha curiosidade. Preciosa traz uma história complexa e com personagens complexos. A forma de como é retratada a realidade no Harlem é sensacional. Gabourey Sidibe está perfeita como uma garota pobre, negra, grávida do seu segundo filho do seu próprio pai. Mo'Nique está igualmente impecável, como a mãe abusiva de Preciosa.
    É o sensacional conjunto de: direção + atuações + roteiro + ambientação que fazem "Preciosa - Uma história de esperança" o meu filme favorito (juntamente com "Louca obsessão") e o único (juntamente com "Sempre Ao Seu Lado") que já me fez chorar.
    Rafael V
    Rafael V

Um filme forte, duma densidade dramática incrível. Trata de temas polêmicos: preconceito, violência doméstica, estupro, brigas familiares, gravidez na adolescência, enfim, um filme completo de tensõs dramáticas. Com atuações maravilhosas de Gabourey Sidibe e Mo´Nique. Um drama americano independente que surpreendeu na época do seu lançamento com sua força emocional, que comoveu e fez a Academia lembrar de o indicar em algumas categorias no Oscar de 2010, Mo´Nique, inclusive, ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante (ela está terrível, por isso mesmo mereceu!). Enfim, um filme que retrata a sociedade americana, em especial, a classe marginalizada dos EUA, mas que acaba tornando-se universal e serve para qualquer país e cultura. Ótimo!
    Matheus
    Matheus

Não é o filme mais divertido que existe, mas com certeza não pode ser classificado como ruim, é bonito, forte, impactante, original, tem uma bela mensagem e te da vontade de querer ajudar esse tipo de pessoas que precisam de vc, é com certeza um filme impactante
    Jonathan K.
    Jonathan K.

Enviada em 14 de janeiro de 2013
    Esse filme com certeza vai ficar marcado na minha memória . Uma história fantástica de superação . Uma ótima atuação da protagonista . Um filme que sem sombra de duvidas recomendo para quem ainda mão assistiu . Belíssimo .
    Miriam R.
    Miriam R.

Enviada em 10 de novembro de 2013
    É um filme maravilhoso, muito triste que vai ao encontro da dura realidade de muitas "Preciosas"....O drama ganhou dois Oscars e tem um apelo urgente, para que possamos olhar para as nossas crianças (todas, sem discriminar cor, raça, credo, sexo).
    Yanko Rodrigues
    Yanko Rodrigues

Enviada em 23 de junho de 2020
    Um filme forte, que fala de preconceito, violência doméstica, estupro, brigas familiares, gravidez na adolescência, enfim, um filme completo. Com atuações maravilhosas de Gabourey Sidibe e Mo´Nique. O filme só peca no final, ficou muito vago, uma pena. Me segue no Adorocinema para não perder nenhuma crítica minha.