Preciosa - Uma História de Esperança
    Você assistiu Preciosa - Uma História de Esperança ?

Camila C.
    Camila C.

Enviada em 16 de maio de 2016
    a atuação é ótima, o filme é lindo mostra um exemplo de superação de uma garota com a vida bem difícil, adorei????
    Luiz C.
    Luiz C.

Enviada em 11 de janeiro de 2016
    Uma realidade 'preciosa'

Às vezes, você precisa do cinema para te dar um choque de realidade. Por mais que a gente sabe que existe muita maldade e coisa errada por aí, quando é colocado de modo explícito na sua frente é bem diferente. Trabalho num jornal popular, dou de cara diariamente com notícias de tragédias, assassinatos, crimes hediondos, abusos sexuais, maus tratos contra crianças, idosos e animais, mas quando vi as cenas de "Preciosa - Uma História de Esperança" fiquei tão chocado que parecia que a realidade que vejo todos os dias é menos absurda. É o poder da imagem, do som, do enquadramento bem feito, da ambientação e da exímia direção de Lee Daniels, de um roteiro adaptado digno de um Oscar em 2010 para Geoffrey S. Fletcher.

Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) tem uma vida difícil, muito difícil. Acomodada e triste aos 16 anos, ela não tem esperança de que sua vida possa ser um dia feliz ou até mesmo um pouco melhor. Ela até sonha em sair da sarjeta, ser famosa, namorar um jovem branco e de cabelo liso (palavras dela), mas não faz absolutamente nada para mudar esse cenário. Mas também é quase que impossível mudar e sair do inferno que se transformou sua vida. A começar pela mãe dela, vivida por Mo'Nique, que levou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante e deu um show de interpretação dramática e impactante no filme. As agressões e os maus tratos maternos são constantes, tudo porque ela acredita que a filha "roubou" dela o marido. O pai de Preciosa a estuprava desde pequena, sob o consentimento da mãe, o que a revoltava ainda mais. Isso resultou na protagonista tendo uma filha com síndrome de Down e mais outra gravidez precoce. Por conta disso, Preciosa ainda foi expulsa da escola e passou a estudar em um colégio especial, onde começa a ter acesso a uma outra realidade, mais compreensível.

É nesse ponto do filme, que ainda conta com Mariah Carey e Lenny Kravitz no elenco, que a "história de esperança" começa a ser desenhada. Na sala de aula, a atenciosa professora pergunta para as rebeldes alunas "o que elas sabem fazer de melhor". Uma responde que é cozinhar, a outra que é ser mãe... Quando chega a vez de Preciosa, ela chora e diz que não sabe fazer nada bem. Que tudo na sua vida era negativo e que não tinha aprendido nada de bom para compartilhar. A professora insiste e tenta tirar dela o mais profundo dos sentimentos bons e atitudes produtivas. A moral da história ali é que todo mundo tem esse lado bom. Todo mundo sabe fazer muito bem alguma coisa e se orgulha daquilo. Uns têm o dom da escrita, outros da fala. Uns vendem muito bem, cantam ou atuam muito bem, debatem muito bem. Outros gostam de lecionar, de cozinhar, de manusear, de se explorar... E é por meio desses dons, hereditários ou aperfeiçoados pela vida, que conseguimos mostrar realmente quem somos e, assim, guiar a nossa vida para um caminho de sucesso. Eu imagino (não, eu não consigo nem imaginar) como deve ser a dor da violência doméstica, do estupro, da falta de respeito e de pudor, tão necessários para uma vida em paz. E nem falo da dor física. O emocional aqui é que está em jogo, pois, uma vez atingido, é muito traumático mudar esse cenário até tudo ser dissolvido.

A nossa realidade diária é muito dura. Talvez precisamos sempre é de um filme assim, mais duro ainda, pra nos sacudir e mostrar que cada um tem o fardo que pode carregar. O meu pode ser até mais leve (ou pesado) que o seu. Mas, como diria Caetano, cada um sabe a dor e a delícia "preciosa" de ser o que é.
    Alec D.
    Alec D.

Enviada em 20 de julho de 2015
    Incrível! O filme tem uma história fantastica e emocionante.
    Zé B.
    Zé B.

Enviada em 8 de janeiro de 2015
    Ainda não consegui assistir inteiro. Não por falta de tempo, nem por não gostar, mas sim porque a história e a interpretação dos atores me causam uma sensação muito forte, como não vejo há muito tempo em filme algum. É uma mistura de sensações muito grande, que me envolve numa cortina de ansiedade que me fez duas vezes mudar o canal e não terminá-lo. E isso tudo foi conquistado sem apelar pro dramalhão choroso. Gabourey Sidibe fez um papel brilhante, sem aquela coisa melodramática coitadista, que estamos acostumados a ver em filmes com esse tipo de história. Isso dá um clima quase que indiferente, ainda que não seja exatamente isso, que faz a história ter uma maior proximidade com a realidade. Mo'Nique é brilhante, sempre a achei uma grande atriz, e nesse papel, não há como não ter profunda raiva da personagem que ela interpreta. Senti vontade de esmurrar a televisão algumas vezes. Apesar de ainda não saber o final da trama, já sei que é um dos filmes com uma das histórias mais impactantes pra mim. Saber que isso de fato existe, é ainda mais profundo. Esse é o tipo de filme que eu indico sem ainda nem saber o desenrolar da história.
    Garota Estranha
    Garota Estranha

Enviada em 23 de agosto de 2014
    Preciosa é um filme para pensar bem. Este filme é literatura ele já conta historia de esperança de uma pessoa que podia virar fracassada como mãe . Linda historia não tem nem palavras para explicar esse filme mas tem alguns que não se agradou muito com este filme.
    João Ricardo D.
    João Ricardo D.

Enviada em 5 de setembro de 2014
    Por algum motivo, desde a estreia de "Preciosa" no cinema (2010), eu fiquei curioso para vê-lo. Mas, eu não tinha (nem tenho) a idade recomendada para ver.
    Quatro anos depois, eu aluguei o filme e vi. Finalmente eu entendi tamanha curiosidade. Preciosa traz uma história complexa e com personagens complexos. A forma de como é retratada a realidade no Harlem é sensacional. Gabourey Sidibe está perfeita como uma garota pobre, negra, grávida do seu segundo filho do seu próprio pai. Mo'Nique está igualmente impecável, como a mãe abusiva de Preciosa.
    É o sensacional conjunto de: direção + atuações + roteiro + ambientação que fazem "Preciosa - Uma história de esperança" o meu filme favorito (juntamente com "Louca obsessão") e o único (juntamente com "Sempre Ao Seu Lado") que já me fez chorar.
    Amanda L.
    Amanda L.

Enviada em 21 de novembro de 2013
    eu vi o filme ontem achei muito legal , mais também ele é muito triste , e mostra a realidade de muitas meninas por ai =/

Mais Adorei e logo logo estarei assistindo de novo,
    Mateus F.
    Mateus F.

Enviada em 15 de novembro de 2013
    O filme não é uma obra-prima. É um filme que vai direto ao que quer dizer, não faz enrolações - apesar de ter seus meros deslizes em alavancar. É realista ao extremo, a película que a maioria ainda não viu, mas que a maioria vive e convive todos os dias.. A crítica do Adoro Cinema é sempre fraca - digo dos críticos principais do site - não comenta filmes velhos e esquece os filmes novos que são bons mas que não tiveram grande bilheteria ou grande conhecimento. A desse filme (crítica do site) foi 1 estrela e meia, ou seja, ruim. Mostrando o porquê deste, ser um dos sites mais toscos sobre cinema que tem grande fama e algum tipo de moral para babacas não amantes da arte - junto com o site Omelete, claro. Afinal, aqui Os Vingadores tiveram 4 estrelas e meia (ótimo), o que já justifica minha irritação.
    Miriam R.
    Miriam R.

Enviada em 10 de novembro de 2013
    É um filme maravilhoso, muito triste que vai ao encontro da dura realidade de muitas "Preciosas"....O drama ganhou dois Oscars e tem um apelo urgente, para que possamos olhar para as nossas crianças (todas, sem discriminar cor, raça, credo, sexo).
    Jannyffer B.
    Jannyffer B.

Enviada em 28 de setembro de 2013
    excelente filme maravilhoso adoreii spoiler:
    spoiler: