Expresso do Amanhã
    Muito bom
    Expresso do Amanhã

Luta de classes

por Lucas Salgado

Com apenas 45 anos, Bong Joon-Ho já se consolidou como um dos diretores asiáticos mais cultuados nos últimos tempos. Realizou o brilhante filme-catástrofe O Hospedeiro e o intrigante thriller Mother - A Busca Pela Verdade. As obras possuem elementos do cinema de autor, mas também funcionam comercialmente. Com isso, acabou atraindo os olhos de Hollywood e convidado para seu primeiro filme em língua inglesa.

Aí nasceu Expresso do Amanhã, filme de 2013 que finalmente chega aos cinemas brasileiros. O longa é um misto de ficção científica, drama, ação e fantasia. Não fica preso a nenhum gênero e excede em originalidade.

Inspirado na HQ francesa Le Transperceneige, de Jacques Lob e Jean-Marc Rochette, o filme oferece uma metáfora óbvia, mas brilhante da vida em sociedade neste século XXI. Em um mundo pós-apocalíptico, todas as pessoas vivem em um só trem, que viaja pelo planeta sem parar. O dono do trem fica no primeiro vagão. Os hospedes mais ilustres ficam nos seguintes. E por aí vai, até chegar ao final do trem, onde ficam as pessoas mais pobres, que trabalham para suportar a boa vida daqueles à frente no veículo.

Chris Evans vive Curtis, uma espécie de líder dos mais pobres. Ele e seus companheiros iniciam uma rebelião que irá abalar a rotina do trem. Estamos diante de uma alegoria com a luta de classes. Uma crítica ao sistema capitalista, que muitas vezes exige que o pobre "fique no seu lugar", enquanto que o rico explora e se mantém confortável na posição de elite.

O elenco do filme é excelente, com ótimas participações de Tilda SwintonEd HarrisJohn HurtSong Kang-HoJamie BellOctavia SpencerAlison Pill completam o time. A trilha sonora de Marco Beltrami é um dos destaques da produção, que conta com ótimos trabalhos de direção de arte, figurino e maquiagem.

Expresso do Amanhã tem momentos eletrizantes e uma história absolutamente criativa. Em uma época em que os filmes de super-heróis se repetem, é bom ver que o cinema de ação também pode procurar por tramas novas e fora do lugar comum.

• Sandra T.
      Em Cuba todos são pobres, menos o Ditador e seus colaboradores. Estes se tratam na Europa, estudam nas escolas e universidades mais celebradas dos países capitalistas. Têm vidas nababescas fora da ilha ditatorial, com o dinheiro do escravizado e sofrido povo cubano. Seu questionamento é perspicaz.
    • Luiz Araújo Moura
      é vou assistir só porque disseram que é ruim, vamos ver se bate o recorde de filmes ruins que ja assisti kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk logo mais volto pra dar minha opinião de como foi
    • Jackson A L
      Apesar da temática e um roteiro interessante, alguns absurdos do filme não se encaixaram tão bem. Também achei as primeiras cenas um tanto escuras. A melhor em cena com certeza é Tilda Swinton. Mas é um bom passatempo sim!!!
    • Antonio Turano
      Pobreza existe em todos os sistemas, mais a pior pobreza é a falta de inteligencia em não querer entender os fatos. Você é um exemplo claro disso.
    • tiago
      eu acabaei de falar como, quando o trem se move isso faz VENTO ventos frios sao perigosos, pode não estar tão frio mas se o vento é forte isso congelae o efeito estufa não depende de pessoas, é simplesmente a luz atravessando um vidro (ou a camada de ozônio) num certo angulo que faz com que parte da energia que entra não consiga sair pelo mesmo caminho que entrou, ao longo do tempo essa energia se acumula e vira calor isso é usado na vida real para plantar coisas em climas onde elas não nasceriam normalmente
    • Luiz Felipe Gaudencio
      O efeito estufa só funciona se voce tiver pessoas dentro de um local gerando calor ou um aquecedor, isso é explicado no começo do filme que eles usam o calor da casa das maquinas, mas ainda nao explica o fato do cara ser congelfo instantaneamente no começo do filme e 1 dia depois sairem da camara e nao congelarem mais, volto a dizer esse filme é infundado e baseado em uma teoria ainda mais sem nexo, chamada de buracos na camada de ozonio e aquecimento global.
    • Luiz Felipe Gaudencio
      Nego só esqueceu que a fisica devia ter algo de relacionado com esse filme, até filme de super heroi ta fazendo melhor.
    • tiago
      nos, os bilhões de pessoas, somos os últimos sobreviventes da terra e ficamos nos matando, é tao absurdo no micro quanto no macro, mas algumas pessoas só percebem no micro
    • tiago
      você só esqueceu que o trem também esta se movendo e MUITO rápido por isso o cara congela e também de um negocio chamado efeito estufa, se o filme começa com uma tentativa de deter o aquecimento global, provavelmente pararam o efeito estufa, logo só daria para plantar em estufas artificiais
    • tiago
      tem pobreza, e também tem ricos, só que ricos e pobres estudam nos mesmos colégios e usam os mesmo hospitais
    • Arthur Garios
      em CUBA todos estudam juntos??? entao la nao tem pobreza???
    • Matheus Henrique
      Os ignorantes que não entendem falam mal do filme... típico
    • Caio Cabral
      Veja novamente e leia um pouco porque acho que você não entendeu mto
    • José Marcos
      Meu Deus! Será que o Luis Felipe aí, que tenta se mostrar tão crítico e inteligente, não viu que o asiático que foi acordado falou que por anos a fio esteve observando que o gelo estava derretendo? Pois no final o clima já estava bastante ameno para permitir vida. Por isso as crianças não morreram e ainda viram um urso, ou seja, a vida já estava recomeçando. E por isso o asiático planejou a bomba para sair do trem. Tudo bem, tem algumas coisas impossíveis, mas esse argumento é dispensável.