Túmulo dos Vaga-Lumes
    4,6
    Você assistiu Túmulo dos Vaga-Lumes ?

Neto F
    Neto F

Enviada em 2 de setembro de 2019
    Não sei o que escrever sobre as imagens dessa obra. Não sei qual o meu objetivo no mundo. Não sei quem são vocês. Eu não sei quem eu sou.
    Diego C
    Diego C

Enviada em 11 de setembro de 2018
    O enredo é brilhante e isso não há dúvidas. Porém não posso afirmar que o filme é lindo. Muito pelo contrário, é bastante triste. O filme retrata a realidade de uma guerra em cenários domésticos paralelos aos campos de batalha. Escassez de alimentos, recursos, moradia, etc. Entretanto, creio que a narrativa poderia ter sido melhor em alguns aspectos. O primeiro seria no envolvimento dos personagens frente às situações que lhes foram impostas. Pois em certos acontecimentos, os personagens foram muito inexpressivos, lidando com mortes de uma forma um tanto indiferente e/ou fria. O segundo seria na repetitividade de acontecimentos corriqueiros e descartáveis entre os irmãos, tornando a experiência um tanto cansativa. Um terceiro e último ponto seria em relação a algumas atitudes que um dos protagonistas poderia ter tomado para evitar certas mortes ou agressões.
    Fabio S.
    Fabio S.

Enviada em 19 de maio de 2018
    O "filme" traz uma atmosfera triste e pesada, o que não poderia ser diferente, quando se aborda as questões da guerra e suas consequências. O fato de ser explorada a solidão dos órfãos, fome e por fim a morte, faz com que nos emocionemos mais ainda; a inocência e a fragilidade da criança diante de um cenário tão cruel, nova leva a nos questionar o que de fato são valores reais neste mundo.
    Mauricio Lucena
    Mauricio Lucena

Enviada em 10 de maio de 2020
    Se você não quer ver o filme porque é um desenho é melhor mudar de opinião. Se você não quer ver o filme porque ele é japonês também é melhor mudar de opinião. O filme tem uma mensagem muito forte. Muito mesmo. É um soco no estômago. Confesso que não chorei ao ver o filme, mas 12 horas depois de tê-lo visto o nó na garganta parece ter aumentado.
    Giuliano Batista Scariot G.
    Giuliano Batista Scariot G.

Enviada em 23 de fevereiro de 2018
    Um filme de certa forma chocante retratando uma realidade que muitos imaginam mas não conhecem. Muito provavelmente um dos filmes mais emotivos realizados com uma abordagem encima de dois personagens criança, oque potencializa a parte emocional de cada um de nois. O filme nos faz refletir sobre a situação de guerra e suas consequências como perda e danos em um universo onde há pouca ou quase nenhuma perspectiva de melhora. Os dois personagens jogados a realidade da guerra tentam sempre apoiar-se um ao outro. Olhando o filme, me lembrou muito de uma obra literária de John Steinbeck, "Sobre Homen e Ratos" publicado em 1937 nos USA.
    Sandro Silva
    Sandro Silva

Enviada em 16 de fevereiro de 2018
    Sem dúvidas, um dos filmes mais tristes da história da sétima arte. Trata-se de uma lição de vida extremamente tocante, na qual mostra uma realidade verdadeira no século passado (Japão arrasado após Segunda Guerra Mundial). É uma história emocionante, acerca da crueldade humana, que vai te deixar com um nó na garganta, sobretudo após compreender a mensagem implícita no final!
    Birovisky
    Birovisky

Enviada em 17 de novembro de 2017
    Impossível não chorar confiram sem espaços em: h t t p s : / / rezenhando . wordpress . com /2017/11/17/rezenha-critica-tumulo-dos-vagalumes-1988/

Provavelmente você já ouviu falar de animações ou desenhos que não foram feitas para criança assistir, Túmulo dos Vagalumes é um exemplo a ser seguido religiosamente, tanto que já imaginando o que estava por vir procrastinei a sessão por muito tempo porque sabia que ia chorar a qualquer momento. Se você nunca ouviu falar desta obra prima precisa perder cinco minutos do seu tempo lendo esta “rezenha” crítica para descobrir o que está perdendo e assistir, a boa notícia é que tem no Youtube as versão Dublada e Legendada completas!

Já no primeiro minuto você sente a pegada que aquilo ali não é feito para crianças mesmo, o jogo de cores saturado com sombras, mais o encontro fúnebre do espírito do protagonista com seu corpo falecido dói na alma, seco e direto. Ali a obre te prende não tem jeito.

Túmulo dos Vagalumes narra a trágica história sobre dois irmãos – Setsuko e Seita – que vivem no Japão durante a época da guerra que, após tornarem-se órfãos por causa do conflito (sua mãe morreu e seu pai está desaparecido), vão parar na casa de parentes. As coisas pioram quando acabam tendo que ir viver em um abrigo no meio do mato. Toda a história é narrada pelo irmão mais velho Seita após sua morte. Uma história angustiante, triste e dolorosa que, apesar de relatar acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, está pouco interessada em relatar causas militares e sim em falar sobre as vítimas, muitas vezes silenciosas.

A estética da animação com a trilha sonora melancólica com arranjos em violino contribuem para a demasiada tristeza. Os 88 minutos de duração passam voando e são tão intensos quanto uma marretada na cara, você fica com a cara inchada.

Os japoneses conseguem nos fazer sentir na pele o que as pessoas daquela época sentiram, seja por racionamento de recursos, catástrofes, genocídios e pessoas tendo de viver em situações calamitosas, tudo isso é nos enfiado “guela à baixo” e é difícil de digerir porquê até em filmes ou vídeos reais o choque é menor, na verdade eles não enfeitam nada, e acho que vou guardar para sempre uma cena em especial da mãe dos irmãos toda queimada, aquilo não é fácil “desver”.

Os traços são conhecidos, pertencem ao Estúdio Ghibli, que já fez outras obras primas como A Viagem de Chihiro e Vidas ao Vento (crítica aqui) por exemplo.

Existem outros exemplos de animações que são conhecidas por terem sido feitas para adultos, além de Vidas ao Vento já citada e com “rezenha” crítica aqui no blog poderia também citar Mary e Max: Uma Amizade Diferente (crítica aqui) e Minha Vida de Abobrinha (crítica aqui), Akira e entre tantas outras, inclusive do Estúdio Ghibli que são especialistas em nos fazer chorar.

Se for assistir esteja preparado com lencinhos umedecidos e embarque no porão da guerra, aquilo que ninguém quase mostra.

Iria assistir de novo? Com certeza.

Minha nota é 5/5.

E você o que achou do filme? Conte-nos para saber sua experiência. O seu comentário é a alma do Blog.

Enviada em 14 de agosto de 2017
    Mais que uma obra prima, uma sensação de ter viajado a outro mundo e ter sofrido junto com a pequena Setsuko e o menino Seita, eles emocionaram o mundo com um sofrimento inacabável, a 2° guerra mundial e suas dores transmitem uma tristeza enorme. O tumulo dos Vaga-lumes tem um roteiro baseado em fatos reais e assim reflete seus feitos do inicio ao fim, coloco essa obra como uma das melhores animações de todos os tempos e entre os 100 melhores filmes da história. ainda estou em êxtase com essa história linda e ainda mais Triste.
    Thiago B.
    Thiago B.

Enviada em 9 de maio de 2017
    Filme Lindo Demais!!!

Simplesmente chocante, e Emocionante Do começo ao fim, Infelizmente é a Dura realidade, não só nas guerras como até Atualmente.

Nota Mil, Pra essa Obra impactante.
    Magno S.
    Magno S.

Enviada em 3 de abril de 2017
    Não há palavras para descrever essa obra prima,dps q vc assistir isso provavelmente vc ficará triste e depressivo ,filme lindo épico e etc já está na minha lista de melhores filmes de todos os tempos!!!

asista 10/10