Túmulo dos Vaga-Lumes
    4,6
    Você assistiu Túmulo dos Vaga-Lumes ?

Mr Alessandro King
    Mr Alessandro King

Enviada em 25 de agosto de 2021
    Tava assistindo sozinho e meu Irmão entrou no Quarto disse q já tinha assistido e saiu logo
    Pq não queria relembrar certas cenas,
    Depois q assistir tudo, entendi todo sentimento q ele sentiu.
    Não tenho mais palavras para falar desse filme.
    mwakia
    mwakia

Enviada em 15 de dezembro de 2020
    Um filme realmente triste pelo contexto, porém o personagem principal é um típico adolescente egoísta que acha que morar no mato com uma criança será algo ideal durante uma guerra. A tia também é um adulto irresponsável, porém nunca mandou eles de fato embora. A parte do luto pela perda dos pais não foi muito abordada.
    V1ct0r
    V1ct0r

Enviada em 22 de setembro de 2020
    Esse filme tocou minha alma profundamente, nunca me debulhei tanto em lágrimas com um filme, e ainda por sí ele ser um desenho com uma história tão impactante como esse.
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 18 de abril de 2020
    Se você procura por uma divertida animação para ver com a família essa definitivamente não é a escolha correta,Hotaru No Haka é uma animação extremamente dura triste e sua história é tão bem conduzida que a tornou um clássico Japonês.

O filme segue um casal de irmãos em plena a segunda guerra mundial,a mãe deles acaba sendo atingida pelos bombardeios e morre,os dois agora terão que morar com uma tia já que o pai está na guerra mas ao verem que a situação é desconfortável eles decidem morar na floresta tendo como companha apenas os vagalumes.A história é do livro "Haturo no Haka" de 67 que foi brevemente inspirado na história de vida do escritor Akiyuki Nosaka.Lançado em 1988,o filme é um marco,seu modo de contar a história de maneira devastadora conquistou o coração é as lágrimas o público.

A direção é do Isao Takahata,ele dá vida a animação,é incrível como o filme passa o tempo todo em uma narrativa intensamente melancólica.A maior virtude o filme é saber escrever os personagens,eles são desenvolvidos de maneira exemplar,a dupla de irmãos formada por Seita e Setsuko possuem um laço de irmandade belíssimo,e o diretor reforça essa união nos pequenos detalhes.Seja ele num simples olhar entre irmãos ou até o consolo do irmão mais velho a sua irmã que ainda é inocente demais.A jornada entre os dois é construída de uma maneira quase fúnebre,o que é aumentada pela excelente trilha sonora que evoca ainda mais a sensibilidade de quem assiste.E o diretor não foca só na tristeza dos irmãos como também sabe usar o cenário caótico de guerra que desfilava famílias,vemos corpos no chão e vilas sendo destruídas,indo consigo memórias é entes queridos.A animação é muito bem feita também e os traços dão mais profundidade as emoções dos personagens.Quando vamos chegando o fim,temos a certeza de que essa história não acabará bem,há um presságio pelo desastre inquietante que culmina em momentos extremamente tristes.

Hotaru No Haka é um filme duro e realista,possui um enredo tocante que desenvolve esse casal de irmãos em meio a guerra,seus momentos singelos e alegria são grandes representações da inocência e do amor.É um filme que definitivamente você tem que estar preparado,pois essa história vai conquistar você.
    Verdão
    Verdão

Enviada em 10 de abril de 2020
    Li muitas criticas aqui, e o q transparece é q os críticos querem avaliar a obra como cinema de arte, e não é. Querem ver profundidade de diálogos (como se fosse possível entre 2 irmãos q nem adultos são) no meio de uma guerra q nem eles entendem. É um filme feito com forte apelo emocional para o público japonês sobre um evento q as gerações atuais nunca conheceram, mas q reflete verdadeiramente os efeitos e o egoísmo do ser humano, de qualquer nacionalidade. Nada a ver com os índices de suicídio dos japoneses, como foi dito em outra critica. Outro mencionou sobre a frieza da sociedade japonesa, mas o crítico esquece q ninguém nasce desta forma, é o efeito da cultura milenar e das guerras sobre as pessoas, e da resiliência humana sobre a condição por qual passa. Quem nunca viu este filme, esqueça as críticas e tente ver o filme pelos olhos das inocentes crianças.
    Yanko Rodrigues
    Yanko Rodrigues

Enviada em 24 de março de 2020
    Um filme que não pretendo ver nunca mais, de tão pesado que é. Um filme emocionante, que retrata muito bem o quê acontece com várias pessoas durante a guerra. É disparado o melhor filme dos Estúdio Ghibli. Me segue no Adorocinema para não perder nenhuma crítica minha.
    João Marcos Lebre
    João Marcos Lebre

Enviada em 15 de janeiro de 2020
    O filme esteticamente é bonito, com cenas longas e silenciosas, adicionado à solidão dos personagens. Um dos pontos fortes do filme é a realidade psicológica dos personagens, tanto dos principais quanto dos secundários. É um filme bem realista. Um tanto sublime, o filme apresenta erros graves na narrativa. O principal deles se encontra momentos antes de seu fim, exatamente no climax da história. O filme inteiro,no fim,trás uma sensação de vazio. Vazio de sentido. O personagem tem horror a guerra, mas não questiona suas próprias omissões, como em não usar os 3 mil que haviam disponíveis em sua conta no banco para salvar ele e sua irmã da fome. A parte triste da história se resume simplesmente ele decidindo fazer isso tarde demais, mas sem nenhuma carga de responsabilidade, mesmo sabendo claramente que sua irmã não estava bem vivendo daquela forma.
    O filme é centrado em uma questão simbólica quanto aos vagalumes,mas uma relação vazia, pouco explorada,e o que deixa o filme com símbolos frágeis e significados frágeis. Faltou muito capricho. No mais, é um filme interessante para passar o tempo, mas pelo menos este autor que vos escreve não conseguiu tirar uma única lágrima, diferentemente dos meus colega. spoiler:
    spoiler:
    Roberto Pisera
    Roberto Pisera

Enviada em 15 de janeiro de 2020
    Uma maravilha visualmente falando (os desenhos são ótimos), a história (pesada e difícil de engolir) se alastra até um final previsto e ao mesmo tempo incerto. Provoca um desespero, uma angústia difíceis de suportar sem sentir-se magoado, triste, muito triste. É uma profunda (e bem justificada) crítica à sociedade japonesa. Dura, fria, egoísta e soberba. Não por acaso quase no final um dos protagonistas reflete o horror e a incredulidade de ter perdido a guerra. Aliás com rendição in-cond-i-cio-nal!
    Num contexto de guerra tudo, ou quase tudo, é entendível quando de sobreviver se trata. Ainda me pergunto como sobrevive a tanto horror um dos protagonistas. Especialmente, perante às atitudes dos seus vizinhos e familiares.
    Mesmo com tanta dor, o filme não deixa de ser poético e uma verdadeira obra de arte
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 31 de dezembro de 2019
    Uma animação melancólica e tocante, um murro no estômago, uma crítica forte ao ser humano e ao nosso mundo, lindo filme, perfeito em todos os sentidos, prepare as lágrimas.
    Jô V
    Jô V

Enviada em 23 de setembro de 2019
    Quando você não conhece o filme acha que os irmãos morreram devido à escassez da Guerra não. eles morreram pela escassez humana desde o começo o filme já retrata a empatia e a frieza no Japão, foram expulso pela tia ignorados pela Vila, a guerra de certa forma ajudou ele esperava os bombardeios para poder saquear as casas. Teve que roubar para alimentar sua irmã setsuko 😪 foi preso humilhado pediu socorro a polícia aos médicos e todos ignoraram. o Japão está entre os países com maior índice de suicídio no mundo infelizmente 🙏🏻