Scorsese costuma elogiar obras da história do cinema, e considerou um filme de terror de um diretor consagrado aterrador e magistral.
Especialmente no final da década de 1990 e início dos anos 2000, o cinema de terror japonês era muito popular: filmes como O Chamado ou O Grito causaram arrepios no público muito além das fronteiras asiáticas e foram refilmados com sucesso em Hollywood pouco tempo depois.
Um mestre do cinema japonês
Mas há um diretor que supera todos os outros neste campo: Kiyoshi Kurosawa, que, embora não tenha feito apenas filmes de terror, é responsável por algumas das obras mais sinistras e perturbadoras do gênero na história recente do cinema japonês – incluindo Pulse e especialmente A Cura, que se grava profundamente na memória justamente por sua ambiguidade, atmosfera hipnótica e latentemente ameaçadora e imagens de terror isoladas, porém habilmente colocadas.
Até mesmo um dos maiores cineastas de todos os tempos está entre os fãs declarados do incomum thriller de assassinos em série: Martin Scorsese, que apenas explorou o gênero de terror com Ilha do Medo e Cabo do Medo, mas cujos interesses cinematográficos são notoriamente amplos.
É por isso que Martin Scorsese adora A Cura
O diretor publicou uma crítica de A Cura na DirectTV na época. Nela, ele escreve: "Este é um dos melhores filmes do extremamente talentoso Kiyoshi Kurosawa. Ele é um mestre absoluto da luz, do enquadramento e do ritmo, e tem um controle tão grande sobre eles que há momentos em seus filmes em que o menor gesto no canto mais distante do quadro causa arrepios."
Kurosawa não se encaixa exatamente no gênero terror. Seus filmes, porém, são permeados por um estranho tipo de pavor. Em muitos deles, acontecem coisas que ninguém sabe exatamente o quê, como ou com que propósito. A realidade permanece intocada, exceto por um ou dois pequenos detalhes perturbadores que culminam em violência e irracionalidade.
Junto com Pulse, que trata de fantasmas na internet, A Cura é o seu filme mais aterrorizante. Há imagens e momentos assustadores que irão assombrá-lo por muito tempo, e eu provavelmente deveria acrescentar que não é para os fracos de coração. Mas seja corajoso, porque vale a pena. Kurosawa é um grande cineasta.
Quem já viu o filme certamente concordará com Scorsese. No Rotten Tomatoes, 94% das avaliações são positivas, e o filme também possui uma boa classificação do público, de 85% (com base em mais de 5.000 avaliações de usuários).