Oito meses após o lançamento nos cinemas, a cinebiografia musical estrelada por Timothée Chalamet finalmente está disponível para streaming e lhe rendeu uma indicação ao Oscar.
Enquanto Bruce Springsteen está atualmente nas manchetes com sua cinebiografia estrelada por Jeremy Allen White, hoje vamos falar sobre um cantor completamente diferente. E não qualquer cantor: Bob Dylan. No início de 2025, Um Completo Desconhecido, dirigido por James Mangold, chegou às telas. O diretor concebeu o filme no início de 2020 e rapidamente convenceu Timothée Chalamet a assumir o papel do cantor folk.
A ideia do filme é simples: contar a história dos primórdios de Dylan na música, desde sua ascensão meteórica até uma performance revolucionária e controversa que causaria um impacto mundial.
E, para retratar o artista nas telonas, Chalamet fez tudo o que pôde para garantir seu sucesso.
Você pode chamá-lo de Bob
Quando o ator aceitou o papel em 2020, ele não sabia que, antes mesmo do início das filmagens, a indústria cinematográfica seria atingida por uma pandemia seguida por uma greve quase histórica de roteiristas e atores. Chalamet aproveitou ao máximo esses desafios, fazendo aulas de canto e música por cinco anos.
Embora certamente saiba cantar (como visto em Um Dia de Chuva em Nova York e Wonka), ele teve que aprender a tocar violão e gaita, os dois instrumentos preferidos de Bob Dylan. O ator cercou-se da mesma equipe que trabalhou com Austin Butler em Elvis: eles se concentraram em sua postura, nos trejeitos de Dylan e nas inflexões vocais. Com seu preparador vocal, Eric Vetro, ele observou os shows e entrevistas de Dylan, prestando muita atenção aos mínimos detalhes.
Prove seu valor
Chalamet, que usou uma prótese nasal para alterar ligeiramente suas feições, interpretou mais de 40 canções em Um Completo Desconhecido. O ator se envolveu tanto com o papel que evitou todas as distrações durante as filmagens para se manter concentrado em sua atuação. Mas isso não foi tudo.
Inicialmente, a equipe de filmagem havia decidido usar playback no set para economizar tempo, mas Timothée mudou seus planos: cinco minutos antes de filmar uma cena em que seu personagem canta para uma plateia, ele insistiu em performar ao vivo. E foi assim que acabou sendo feito em 98% do filme.
Um Completo Desconhecido está no Disney+.