O ator queria interpretar Maximus Decimus Meridius como se fosse Antonio Banderas. Em Highlander, ele realizará seu desejo.
Como você sabe, Maximus Decimus Meridius, o protagonista de Gladiador, era hispânico. Mais especificamente, ele possuía uma pequena vila em uma colina perto de Trujillo, na Espanha. Pensando nisso, Russell Crowe teve a brilhante ideia, durante as filmagens do blockbuster, de querer que seu personagem falasse com sotaque espanhol, algo que Ridley Scott recusou categoricamente, fiel à sua natureza clássica e direta.
Ridley Scott recusou ideia de Russell Crowe para sotaque de Maximus em Gladiador
Os sotaques mudaram muito ao longo de dois mil anos de história. No entanto, Crowe ficou intrigado com a ideia e não hesitou em sugeri-la ao diretor de Alien e Blade Runner. Ele relembrou isso em uma entrevista para a televisão australiana (via 60 Minutes Australia), onde discutiu seu próximo filme, o reboot de Highlander, dirigido por Chad Stahelski, mais conhecido por seu trabalho na franquia John Wick.
Sabe, Maximus é, no fundo, espanhol; ele é um general romano, mas é espanhol. Então, logo no início de Gladiador, quando ainda estávamos em ensaios, fui até Ridley e perguntei: 'Quais são os nossos planos para a voz dele e tudo mais?' Ele respondeu: 'Quero a sua voz, foi por isso que te contratei'. Eu disse: 'Sim, sim, mas é um personagem, certo? E ele é espanhol. Então, estou pensando em algo como Antonio Banderas, com uma dicção um pouco melhor'. Ridley disse: 'De jeito nenhum! De jeito nenhum! De jeito nenhum você vai fazer isso'. Então, acabei com a voz parecida com a do Maximus, que eu chamo de 'Royal Shakespeare Company depois de duas canecas de cerveja no almoço'
Adeus ao sotaque escocês de Sean Connery
Russell Crowe contou essa anedota para Chad Stahelski, e ele não apresentou tantas objeções quanto Ridley Scott, para a alegria do ator: "Se você me der espanhol, eu aceito espanhol. Eu disse: 'Sério?' 'Sim'. Então, vou fazer um Ramírez bem espanhol".
Juan Sánchez Villa-Lobos Ramírez foi brilhantemente interpretado no filme original de 1986 por Sean Connery, que, no entanto, o fez com um forte sotaque escocês que ele ou não queria ou não conseguia mudar. Tecnicamente, seu personagem não tinha uma nacionalidade propriamente dita, já que nasceu no Egito e viajou pelo mundo, então seu sotaque era um detalhe menor. Mas o novo ator quer ser um espanhol orgulhoso.
O reboot de Highlander ainda não tem data de lançamento e está programado para começar a ser filmado nas próximas semanas, após ter sido adiado devido a uma lesão sofrida por seu protagonista, Henry Cavill. O elenco também inclui Dave Bautista, Karen Gillan, Jeremy Irons, Djimon Hounsou e Marisa Abela, entre outros. É um elenco estelar que promete fazer jus a um dos maiores filmes cult dos anos 80, um filme que deu origem a uma saga com diversas sequências tanto no cinema quanto na televisão.