Com apenas 13 anos, Christian Bale conseguiu o papel principal em Império do Sol, um drama histórico dirigido por Steven Spielberg. Ele interpretou um jovem britânico que vive em Xangai e é lançado nos horrores da guerra após ser separado dos pais. Um papel complexo e desafiador, especialmente para uma criança.
Este filme aclamado pela crítica (avaliado com 4,3 de 5 estrelas pelo público do AdoroCinema) tinha o potencial de lançar definitivamente a carreira do jovem ator. E foi exatamente isso que aconteceu — mas não sem consequências. Essa repentina exposição na mídia e a pressão de um projeto tão ambicioso tiveram um impacto profundo no jovem Christian.
Em entrevista ao The Talks, o ator se abriu sobre essa experiência. Quando questionado sobre a influência de Steven Spielberg em sua decisão de se tornar ator, sua resposta foi surpreendente.
Ele fez o oposto. Ele me fez pensar: 'Nunca mais quero fazer isso'. Não o culpo pessoalmente; eu me diverti muito com ele. Mas, tendo passado por essa experiência tão jovem, eu não recomendaria a ninguém.
Para Christian Bale, crescer sob os holofotes está longe de ser o ideal: “Aos 13 anos, você é um adolescente. Você deveria ser completamente anônimo. Acho muito ruim para as crianças estarem em uma profissão tão adulta em uma idade tão jovem. Não importa o quanto você se divirta, você vai acabar com responsabilidades que não deveria ter nessa idade. Então, essa experiência me fez pensar que eu não queria ser ator. Eu realmente não atuei por alguns anos.”
De fato, ele se afastou da indústria cinematográfica por um tempo, distanciando-se dos sets de filmagem. Só mais tarde, movido pela necessidade de criatividade e expressão artística, retornou à produção cinematográfica.
“Fazer algo criativo”, disse o comediante sobre suas motivações para retornar aos holofotes. “Quando as coisas estão indo bem e você está gostando do processo, é um momento de euforia e você só quer continuar fazendo.” E, felizmente para nós, sem esse retorno, poderíamos ter perdido algumas atuações notáveis em filmes como Psicopata Americano, Batman: O Cavaleiro das Trevas ou O Operário.
Hoje, Christian Bale é imparável. Após seus três filmes de 2022, Thor: Amor e Trovão, Amsterdã e O Pálido Olho Azul, ele também emprestou sua voz ao personagem Shoichi Maki na versão em inglês de O Menino e a Garça, de Hayao Miyazaki, em 2023.
Hoje, o esperamos em particular em dois próximos projetos de prestígio: A Noiva de Frankenstein, o filme de Maggie Gyllenhaal focado na noiva do monstro de Mary Shelly, com Jessie Buckley e Jake Gyllenhaal em particular, previsto para 5 de março de 2026 no Brasil, assim como o filme biográfico Madden de David O. Russell, com Nicolas Cage e Kathryn Hahn, atualmente em produção.