Império do Sol
    Você assistiu Império do Sol ?

Enviada em 31 de outubro de 2015
    Outra grandiosa obra de Steven Spielberg. O que é melhor,é que aborda o gênero guerra.O que é melhor ainda,estreia de Christian Bale.O personagem na forma jovem atua super bem.Um garoto mimado,tudo ao alcance,se ver desolado ao se separar de seus pais,no começo das batalhas da guerra.Apaixonado por aviões de guerra,o jovem garoto tenta de qualquer forma controlar o objeto de guerra.
    O filme ganha contornos melhores na forma adulta do personagem principal. E como nos outros filmes de Spielberg, aqui também temos a parceria de John Williams,que compõe sua bela trilha novamente.

-Filme assistido em 31 de Outubro de 2015
    -Nota 8/10
    Sandro P.
    Sandro P.

Enviada em 26 de abril de 2016
    Clássico de guerra dos anos 80! Christian Bale desde novinho mostrando o seu talento, excelente atuação. Ótima fotografia e trilha sonora. Obrigatório na lista dos Cinéfilos.
    Andre C.
    Andre C.

Enviada em 21 de abril de 2013
    Otimo filme. Bale com 13 anos mostrando para que veio. Spielber sempre fantástico. Recomendo com certeza! Filme emocionante e dramático.
    Cícero P.
    Cícero P.

Enviada em 31 de janeiro de 2013
    Roteiro e direção excelentes, edição de imagem e som impressionantes e a sempre pitada de emoção de Steve Spielberg. Imperdível!
    Marcio S.
    Marcio S.

Enviada em 28 de dezembro de 2013
    Definitivamente Spielberg é um grande diretor. Apesar de hoje não admirar tanto seu trabalho, não posso esquecer seu passado que mexe com qualquer um que ame o cinema. Ele sabe nos envolver, emocionar, se expressar de forma sutil e alcançar nossos corações. Em Império do Sol falavam que ele precisava crescer, mas a verdade é que ele já tinha crescido e nos olhos do menino Jim Graham nos conduzir a uma verdadeira jornada cinematográfica para identificarmos as verdadeiras essências da natureza humana.
    Jamie Graham (Cristian Bale iniciando sua carreira ainda um menino, mas com a cara dele de hoje) é um menino inglês que vive na China em 1941 com seus pais que tem boas condições financeiras. O Japão está invadindo a China, mas todos ocidentais que vivem lá estão protegidos por um acordo. À medida que esta invasão se inicia o acordo para não haver nenhum ataque a ocidentais começa a ruir e a família Graham começa a correr risco de vida. Em um ataque japonês uma verdadeira multidão corre pelas ruas e Jamie acaba ficando separado de seus pais. A partir desse momento ele terá que lutar por sua sobre vivência.
    Desde o início já temos uma cena que tem significados. Spielberg consegue durante o filme ter uma fotografia excelente com imagens que dizem mais que qualquer palavra. No começo do filme temos uma fotografia colorida e à medida que o filme avança percebo uma cor um pouco menos intensa, principalmente o ar empoeirado, sujo, dizendo muito sobre o avanço da atmosfera da história. Há cenas que entram para a minha história do cinema. A cena dos Kamikazes se preparando para sua missão é sensacional. Aquele sol imenso reproduzindo a bandeira do Japão é lindo. A música cantada por nosso protagonista emociona. O respeito que ele tem pelos pilotos é contagiante. Aliás, Cristian Bale já demonstra um potencial como ator. John Malkovich (como o personagem Basie) em minha opinião, não tem uma interpretação que se destaque.
    É interessante perceber no roteiro a crítica implícita aos americanos. Spielberg tem a coragem de realizar uma autocrítica sensacional. Resumindo uma cena, no momento em que Jamie atinge um objetivo em que os americanos lhe pedem, ele consegue ir para onde os americanos estão alojados. O detalhe é que os americanos só estão interessados em explorar os semelhantes, eu diria levar a melhor e em seu alojamento um parece querer ser melhor do que o outro para conseguir regalias. Reparem que quando ele consegue o tão sonhado lugar no alojamento americano ele está sujo, imundo, cheio de lama e então ele entra (se veste, faz piadas como os americanos) nesse mundo “sujo” em que os americanos vivem. Quando ele “decepciona”, não conseguindo atingir o que pediram para ele é expulso do alojamento e volta (dentro do possível) limpo para o alojamento inglês. Logo é acolhido de braços abertos.
    Por fim temos que lembrar como o filme começa (a primeira cena) e como fecha (a última cena). As cenas são idênticas e representam coisas parecidas. Nessa cena final nos indica o fim de um ciclo que nosso personagem passou assim como a do início nos indica o início do ciclo de vida das pessoas com a entrada do Japão na China. Um filme muito rico, que tem várias cenas que são imagens que nos dizem muito além do que estamos assistindo.
    Fabiano O.
    Fabiano O.

Enviada em 20 de maio de 2015
    Império do Sol nos mostra um lado da guerra que não precisa focar apenas na parte dos sangrentos confrontos e das atrocidades cometidas, mostra o lado da inocência de uma criança chamada Jim Graham, que amava aviação, principalnente a militar, e que mesmo sendo filhos de ingleses colonizadores na China, ele admirava muito os pilotos dos "inimigos", os japoneses. Após a invasão do exército japonês na China e caçando os ingleses la presentes, Jim na tentativa de seus pais fugirem da cidade, se perde deles, e tenta voltar para casa e sobreviver lá com o que tinha. Após encontrar um homem chamado Frank e esse mesmo o levar a um esconderijo, Jim conhece Basie e assim, ele tenta convencer a ficar com eles até que ache seus pais de novo. Após serem capturados e mandados a campos de concentração pelo Japão, Jim mesmo com a crueldade dos nipônicos que cercavam todos os presos no campo, continua achando incentivos para continuar a viver e ajudar a varios ali presentes, e até começar uma amizade digamos, indireta com um garoto japonês que vivia na base aérea do lado do campo. Após correr perigos para tentar arranjar um jeito para que Basie fugisse do campo, a base ao lado é atacada por um esquadrão americano, e assim os japoneses que cuidavam do campo fogem e deixam os prisioneiros a deriva. Jim ajuda a uma mulher que havia ajudado a cuidar dele no campo a morrer em paz e sem estar sozinha. Depois volta com comida ao campo e lá encontra o garoto japonês e antes de aprofundarem mais uma amizade entre eles, o nipônico é morto por um dos capangas de Basie, o que faz com Jim sinta ódio e raiva e persista em continuar no campo ao invés de fugir com Basie. Então, com a chegado dos americanos na base para resgatar quem ainda estivesse no campo, Jim vai para um lugar com várias outras crianças que se perderam dos pais durante a guerra, e lá, sua mãe o acha, mesmo que Jim não reconheça de imediato seis pais e não esboçe grandes reações por estar mudado por tudo que viu e passou para sobreviver na guerra.
    Christina Bale, até então estreante no cinema, ja mostra o seu talento no papel de Jim, e atuação boa de John Malkovich e os demais, Império do Sol é um ótimo filme de guerra que não foca na batalha mas sim em que teve de conviver nela. Não a toa foi dirigida por Steven Spielberg, que ja não tenho mais elogios a dar a esse diretor. Ótimo filme.

Enviada em 24 de fevereiro de 2014
    Um roteiro marcante e paisagens belíssimas, mostrando momentos fortes e desagradáveis de nossa história e notáveis atuações de Cristian Bale e Malkovich!!!
    William
    William

Ao assisitr um filme como esse acho que amadurecemos pelo menos uns dez anos. Dificil imaginar uma criança depois de perder tudo na vida e descobrir que nao é mais ninguem, aprender a sobreviver meio à uma guerra cruel e ainda conseguir manter os mesmos sonhos e a pesperança de reencontrar seus pais. Sem dúvidas o garoto dá uma lição de humildade e inteligência, sempre fiel às suas amizades e ajudando a facilitar a vida dos mesmos, além de sua própria.
    Pra mim esse foi o primeiro herói vivido por Christian Bale.
    Angela C
    Angela C

Enviada em 17 de abril de 2020
    Estou impressionada com a realidade do filme. Achei que era novo e já tem 33 anos. É uma estória fantástica. Que nos mostra o quanto o otimismo, respeito são grandes sentimentos e se carregar.
    Memorável!
    Antonio R
    Antonio R

Enviada em 10 de agosto de 2013
    O melhor filme de Steven Spielberg. O drama de um menino inglês mimado que de repente vê todo o seu mundo desmoronar quando se torna prisioneiro dos japoneses. Spielberg nos mostra de forma brilhante a segunda guerra mundial vista pelos olhos de uma criança. Vale destacar ainda a primorosa trilha sonora composta por John Williams.