Dica de streaming: Uma obra-prima do cinema de guerra de cortar o coração, feita por um dos maiores diretores de todos os tempos – e mais importante do que nunca!
Ana Pilato
Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

Tem apenas 87 minutos, mas é repleto de ação.

Para muitos, Stanley Kubrick é um dos maiores – se não o maior – diretores de todos os tempos. Sua filmografia inclui obras como Nascido para Matar, O Iluminado e Barry Lyndon, mas hoje viemos falar sobre um de seus trabalhos iniciais: a obra-prima anti-guerra Glória Feita de Sangue.

Esta é a história de Glória Feita de Sangue

França, 1916: No meio da turbulência da Primeira Guerra Mundial, os fronts estavam irreversivelmente entrincheiradas. Soldados de ambos os lados sentam e esperam o que está por vir, desgastados pela loucura do conflito.

Mas em vez de ceder e manter o número de perdas o mais baixo possível, o ambicioso general francês Paul Mireau (George Macready) quer avançar sobre as forças alemãs com um ataque surpresa, e encontra uma derrota sangrenta: o primeiro ataque falha catastroficamente – nem na metade do caminho, grande parte do regimento já caiu.

O general fica furioso e, para forçar seus homens a atacarem novamente, ordena um ataque de artilharia contra suas próprias posições. Quando a ordem é recusada, Mireau decide substituir o regimento. Três soldados comuns agora devem comparecer perante uma corte marcial em nome de toda a tropa por “covardia diante do inimigo”. Somente o corajoso comandante do regimento, Coronel Dax (Kirk Douglas), se manifesta em defesa dos homens...

Mais importante hoje do que nunca

Surpreendentemente, Glória Feita de Sangue tem apenas cerca de 87 minutos de duração, mas cada imagem nos marca profundamente. A representação de homens medrosos e mentalmente exaustos nas trincheiras é tão memorável e chocante quanto a disposição do general de passar por cima de cadáveres para atingir seus objetivos e ambições egoístas.

Raramente um filme conseguiu retratar a falta de sentido da morte no campo de batalha com tanta precisão. As vidas dos soldados se tornam um número sem sentido cujo valor é definido apenas pelo sucesso ou fracasso. Especialmente em tempos em que guerras estão acontecendo ao redor do mundo, o longa é um memorial acusatório que nos lembra de todas as vítimas sem voz desses conflitos que são insensivelmente jogadas aos lobos da sempre faminta máquina de guerra.

Glória Feita de Sangue está na assinatura premium do Prime Video.

facebook Tweet
Links relacionados