Avaliado em 4,3 de 5: 38 anos depois, esse filme cult dos anos 80 ainda é imperdível!
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

O filme cult O Nome da Rosa, de Jean-Jacques Annaud e protagonizado por Sean Connery, está disponível no streaming.

38 anos após o seu lançamento, o filme O Nome da Rosa, dirigido pelo francês Jean-Jacques Annaud, retornou aos cinemas europeus. Tendo se tornado muito difícil de ser visto nos últimos anos devido a questões de direitos autorais, o longa-metragem foi restaurado em uma versão 4K. Por aqui, essa versão ainda não está disponível, mas você encontra o filme para streaming na plataforma Oldflix.

O Nome da Rosa é o quarto longa-metragem do diretor Jean-Jacques Annaud, lançado entre A Guerra do Fogo e L'ours.

O filme é adaptado de um livro que rapidamente se tornou um best-seller por si só, escrito por Umberto Ecco. Jean-Jacques Annaud teve de adaptar o livro (havia 17 versões do roteiro!) e reduzi-lo (o livro leva cerca de 25 horas para ser lido, em comparação com as 2 horas do filme).

O site francês AlloCiné entrevistou o diretor para discutir esse relançamento cheio de acontecimentos, que será seguido, em alguns meses, por um novo DVD/Blu-Ray do filme com uma série de recursos de bônus:

"O que eu gostei foi que havia algo muito mais profundo do que queríamos dizer, mas em um enredo de detetive. Isso é o que eu adoro em Umberto Eco, a mistura de temas sérios que poderiam ter se tornado extremamente enfadonhos. Com tensão dramática", lembra Jean-Jacques Annaud. "E, além disso, uma história sentimental. Uma mistura extraordinária e totalmente única".

Em 1327, alguns monges desaparecem em uma abadia beneditina. Um franciscano, William de Baskerville, auxiliado pelo jovem noviço Adso von Melk, lidera a investigação. Essa foi uma época em que a Igreja, em meio a uma crise, estava lutando por seu poder espiritual e temporal. Foi também o auge da Inquisição.

É um suspense intermediário cuidadosamente preparado durante três anos, respeitando o período o mais próximo possível, e que custou incríveis 19 milhões de dólares. É também um filme de Jean-Jacques Annaud, sempre apaixonado por seus temas.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados