Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    10 discursos políticos (e polêmicos) no Oscar
    Por Rodrigo Torres — 9 de fev. de 2016 às 11:11
    facebook Tweet

    Climão!

    Igualdade
    1. Igualdade +
    Um dos mais belos discursos na História do Oscar é também um dos mais singelos e contundentes. Hattie McDaniel foi a primeira negra a ganhar um prêmio de melhor atriz, pelo clássico ...E o Vento Levou, e usou o seu momento para revelar toda alegria com a honraria, além de sua responsabilidade enquanto uma pioneira. "Vou levar isso como uma inspiração para tudo que eu possa fazer no futuro. Eu espero, sinceramente, que eu possa sempre ser um exemplo para a minha raça e para a indústria cinematográfica. Meu coração está cheio demais para que eu possa dizer exatamente como me sinto. Eu só devo dizer 'Obrigada'", disse a atriz, caindo em lágrimas. Curiosa e infelizmente, ao fim do discurso, Hattie McDaniel teve de voltar ao assento em que ficou separada dos colegas de elenco, brancos.
    Leia mais

    A sétima arte, como qualquer outra, pode ser uma importante ferramenta política. Assim, não surpreende que a principal premiação de cinema do mundo, o Oscar, seja palco de protestos contundentes a respeito das mais variadas injustiças ao longo da História. Ora singelos, ora muito polêmicos, esse momentos são sempre um convite à reflexão — e, muitas vezes, na plateia ficou um climão

    Acima, veja dez dos maiores discursos políticos realizados no principal evento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. E note como mesmo a organização do Oscar foi alvo da insatisfação de seus homenageados.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top