Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Brian Cox

    Estado civil

    Atividades Ator, Diretor, Diretor de fotografia mais
    Nome de nascimento

    Brian Denis Cox

    Nacionalidade Britânico
    Nascimento 1 de junho de 1946 (Dundee, Escócia, Reino Unido)
    Idade 74 anos

    Biografia

    Brian Cox nasceu em Dundee, na Escócia, sendo o caçula de cinco irmãos. Ele vem de uma família católica, de origem da classe trabalhadora. Sua mãe, Mary Ann Guillerline, era uma fiandeira que trabalhava em fábricas e sofreu diversos colapsos nervosos durante a infância de Cox. Seu pai, Charles McArdle Campbell Cox, era um policial, falecendo quando Cox tinha oito anos. Ele foi criado por suas três irmãs mais velhas e se juntou ao Dundee Repertory Theatre aos 14 anos.

    O ator foi educado na Escola Primária Forebank de St Mary's, seguida pela Escola Secundária Júnior de St Michael, ambas em Dundee. Depois de trabalhar no Dundee Repertory Theatre por alguns anos, ele foi para a London Academy of Music and Dramatic Art, aos 17 anos.

    Cox deixou a London Academy of Music e Dramatic Art em 1965 quando se juntou ao teatro Lyceum, em Edimburgo, entrando, em 1966, no Birmingham Rep, onde atuou no papel-título em Peer Gynt (1967) e Orlando em As You Like It. O ator fez sua primeira aparição na televisão em um episódio de The Wednesday Play, em 1965, e fez aparições únicas em diversos outros programas de TV antes de assumir o papel principal em The Year of the Sex Olympics, em 1968.

    Existe um boato de que Cox fez aparições sem créditos como figurante em vários episódios de The Prisoner, o que foi prontamente refutado pelo ator em uma entrevista ao Bullz-Eye.com: "Eu teria adorado estar em The Prisoner. Eu me lembro de ter visto e assistido quando foi lançado. Tenho idade suficiente para ter visto e assistido e, sim, ter sido um figurante nele. Mas nunca fui."  Em 1978, ele interpretou o Rei Henrique II, da Inglaterra, na aclamada série dramática da BBC2, The Devil's Crown. Sua primeira aparição no cinema foi como Leon Trotsky em Nicholas e Alexandra, em 1971.

    Cox disse mais tarde que sua performance em Tito Andrônico, adaptação da peça de William Shakespeare, foi a melhor performance de teatro que ele já fez. Mais tarde, o ator estrelou Burgundy, ao lado de Laurence Olivier,no papel-título de Rei Lear (1983). Ele passou a interpretar o Rei Lear, também, em peças de teatro.

    Em 1986, durante a produção de Caçador de Assassinos, enquanto Cox interpretava Hannibal Lecter, Anthony Hopkins interpretava Rei Lear no palco do National Theatre. Cinco anos depois, durante a produção de O Silêncio dos Inocentes, em que Hopkins assumiu o papel de Lecter, Cox atuou como o Rei Lear no National Theatre. Na época, os dois atores compartilhavam o mesmo agente.

    Seus papeis mais famosos incluem Rob Roy - A Saga de Uma PaixãoCoração Valente (ambos em 1995), O Chamado (2002), X-Men 2 (2003), Tróia (2004) e A Supremacia Bourne. Em 2001, ele foi aclamado pela crítica por sua atuação como um pedófilo em L.I.E., de Michael Cuesta. Ele ganhou o Prêmio Satélite de Melhor Ator - Drama Cinematográfico, e foi indicado ao Prêmio Independent Spirit de Melhor Ator Principal e o Prêmio AFI de Ator em Destaque do Ano - Masculino.

    Em dezembro de 2018, Cox foi nomeado chefe do júri internacional no Golden Unicorn Awards.

    Cox é patrono do Scottish Youth Theatre, o teatro nacional da Escócia "para e por" jovens. O edifício do Scottish Youth Theatre, o Old Sheriff Court, deu ao seu teatro o nome de Brian Cox Studio Theatre, em sua homenagem. Ele também é patrono do The Space, um centro de treinamento para atores e dançarinos em sua terra natal, Dundee.

    Primeiras aparições nas telas

    Nicholas e Alexandra
    Nicholas e Alexandra
    1971
    Rei Lear
    Rei Lear
    1983
    Caçador de Assassinos
    Caçador de Assassinos
    1986
    Agenda Secreta
    Agenda Secreta
    1990

    Seus melhores filmes e séries

    Tróia
    Tróia
    2004
    A Supremacia Bourne
    A Supremacia Bourne
    2004
    Coração Valente
    Coração Valente
    1995

    Carreira em destaque

    48
    Tempo de carreira
    0
    Premiação
    70
    Filmes
    13
    Séries
    0
    Indicação
    0
    Filme

    Gêneros favoritos

    Drama : 33 %
    Suspense : 25 %
    Ação : 25 %
    Comédia : 17 %

    No AdoroCinema:

    0
    Vídeo
    124
    Imagens
    12
    Notícias
    34
    Fãs

    Trabalhou bastante com

    Chris Cooper
    Chris Cooper
    4 filmes
    O Ultimato Bourne (2007), A Supremacia Bourne (2004), Adaptação. (2002), A Identidade Bourne (2002)
    Matt Damon
    3 filmes
    O Ultimato Bourne (2007), A Supremacia Bourne (2004), A Identidade Bourne (2002)
    Joan Allen
    3 filmes
    O Ultimato Bourne (2007), A Supremacia Bourne (2004), Caçador de Assassinos (1986)
    Morgan Freeman
    3 filmes
    RED - Aposentados e Perigosos (2010), Beijos Que Matam (1997), Reação em Cadeia (1996)
    Tzi Ma
    2 filmes e 1 séries
    Os Candidatos (2012), Deadwood (2004), Reação em Cadeia (1996)
    Ewen Bremner
    3 filmes
    Julia Stiles
    3 filmes
    O Ultimato Bourne (2007), A Supremacia Bourne (2004), A Identidade Bourne (2002)
    John Malkovich
    3 filmes
    RED 2 - Aposentados e Ainda Mais Perigosos (2013), RED - Aposentados e Perigosos (2010), Adaptação. (2002)
    Joe Chrest
    3 filmes
    Os Candidatos (2012), RED - Aposentados e Perigosos (2010), O Chamado (2002)
    Comentários
    • Lucas A.
      Assistam o filme "O JULGAMENTO DE NUREMBERG". Filme feito pela TNT com o Alec Baldwin, Max Von Sidow w Cristopher Plummer. Mas quem "rouba" o filme é Brian Cox.. ele está incrível como um ex-general nazista.
    • Senhor Ivan
      -Um ator que faz o drama,a ação e a comédia tudo perfeitamente. -(CORRENDO COM TESOURAS) foi maravilhoso.(PLANETA DOS MACACOS) também está perfeito.
    Mostrar comentários
    Back to Top