Meu AdoroCinema
  • Meus amigos
  • Meus cinemas
  • Notas Express
  • Minha coleção
  • Minha conta
  • Promoções
  • Desconectar
Brittany Murphy

Estado civil

Atividades Atriz, Produtora
Nome de nascimento

Brittany Anne Bertolotti

Nacionalidade Americana
Nascimento 10 de novembro de 1977 (Atlanta, Georgia, EUA)
Morte 20 de dezembro de 2009 aos 32 anos de idade

Biografia

Descendente de italianos e irlandeses, Britt, como era chamada pelos amigos, começou a atuar cedo, fez comerciais e muitos trabalhos para a televisão onde recebeu prêmios. Em sua curta carreira, esta bem humorada amante da música destacou-se, principalmente, por sua capacidade de transitar bem entre papéis divertidos e personagens mais densos, problemáticos ou mentalmente perturbados, como aconteceu em 1999 no longa Garota Interrompida.

Contudo, seu primeiro contato com a dramaturgia foi aos nove anos de idade, no teatro infantil. Aos 13 anos, em 1991, estreou na televisão no seriado Blossom, que teve cinco temporadas. O primeiro papel chegou no mesmo ano no seriado Drexell's Class que durou apenas uma temporada.

Sua versatilidade e o chamado tempo (timing) permitiu que emprestasse a voz para personagens no cinema (Happy Feet - O Pinguim), na televisão para a série animada King of The Hill e até mesmo em bandas, como a roqueira Blessed Soul nos anos 90. Falando em música e cinema, ela chegou a cantar na abertura do MTV Movie Awards de 2002 e estrelou o video clipe "Closest Thing to Heaven" da dupla Tears for Fears, de quem era muito fã.

No campo pessoal, foi namorada do ator Ashton Kutcher com quem contracenou em Recém-Casados, em 2002. No Natal de 2005, casou-se com o profissional de cinema Joe Macaluso, mas a separação veio no ano seguinte. Em 2007, casou-se com o roteirista Simon Monjack (Uma Garota Irresistível).

Eleita uma das mais sexies do site Maxime mais de uma vez, Murphy foi capa de muitas publicações e alvo constante de fofocas sobre cirurgias plásticas, negadas por ela, que revelou estar vestida de maneira simples na première de As Patricinhas de Beverly Hills (1995) porque (na época) não entendia nada de moda.

Entre as curiosidades da carreira, embora tenha participado de três contos do filme Sin City - A Cidade do Pecado (2005), as cenas foram rodadas em apenas um dia. E quando foi escolhida para interpretar Janis Joplin em uma cinebiografia sobre a cantora, superando Courtney Love e Emily Watson nos testes, o projeto acabou não indo adiante por causa de brigas judiciais em torno dos direitos das canções.

Seus últimos trabalhos concluídos no cinema foram Something Wicked (2011) e Busca Alucinante (2010). Brittany faleceu de parada cardíaca em 20 de dezembro de 2009, pegando seus fãs e o mundo de surpresa.

Primeiras aparições nas telas

Blossom
Blossom
1993
Frasier
Frasier
1993
Irmã ao Quadrado
Irmã ao Quadrado
1994
O Quinteto
O Quinteto
1994

Seus melhores filmes e séries

Garota, Interrompida
Garota, Interrompida
1999
As Patricinhas de Beverly Hills
As Patricinhas de Beverly Hills
1995

Carreira em destaque

21
Tempo de carreira
0
Premiação
34
Filmes
7
Séries
0
Indicação
0
Filme

Gêneros favoritos

Comédia : 32 %
Drama : 27 %
Suspense : 23 %
Romance : 18 %

No AdoroCinema:

0
Vídeo
133
Imagens
5
Notícias
208
Fãs

Trabalhou bastante com

Donald Faison
Donald Faison
3 filmes
Um Cão do Outro Mundo (2003), Grande Menina, Pequena Mulher (2002), As Patricinhas de Beverly Hills (1995)
Comentários
  • Camilla Hique
    Sempre lembrava da Britthany cantando um trecho de uma música “andando com os amigos” no filme As Patricinhas de Beverly Hills(Cluelles), o estranho é que nos últimos dias sempre que escutava algo com a palavra amigos lembrava dessa parte do filme. A perda de um ser é muito triste, ainda mais quando é muito cedo e inesperado, sinto pelas pessoas proximas a ela e pelo cinema, acho que ela ainda tinha algo a mais para mostrar como era ótima em atuar, mas sempre poderemos rever sua interpretação nos filmes. Uma pequena grande atriz!
  • Alessandro Pires - CATALÃO / G
    Achava ela muito linda... Um lindo sorriso ... Gostava de sua performace quando estava atuando. Vai fazer muita falta ... Espero que agora ela tenha paz e descanso.
  • Jim Thunders
    Tua beleza vai fazer muita falta, partiu cedo demais, mas sempre será querida, sempre.
  • Tonton
    O cinema vai sentir uma enorme falta desta tanlentossíssima atriz e maravilhosa pessoa que irradiou simpatia e luz em todos os seus filmes
  • Bárbara Carolina Marques
    Ela era uma geande atriz que sempre será lembrada pelos seus grandes personagenss interpretados na TV e no cinema... É uma pena... foi embora cedo DEMAIS, de uma forma muito inesperada!!! Uma jovem mulher que com certeza tinha muito a aprender e a ensinar...Meus sentimentos a tds da família e a  tds que a amavam... Com  certeza ela está num lugar melhor do que aqui... DEUS a abençoe... Amén.
  • Luiz Platini
    Um dia antes lembrei dela aqui no site e olhei a sua biografia e tal, dia 20 vejo no jornal da noite que havia falecido, muito estranhoPaz  
  • Erico Luz
    A Brittany não era uma das melhores atrizes e não tinha muito talento para se tornar uma grande atriz de cinema. Mas ela sabia ter uma boa atuação em qualquer genero de filme e fazia com que seus personagens sempre ganhasse uma certa simpatia com o publico alvo, inclusive o meu.Bem eu não acreditei quando recebi a noticia de que Brittany Murphy, ela era muito lindinha e engraçada.Fique com DEUS Brittany Murphy...
  • Demetrius
    eternamente nas nossas memorias
  • Lara Cris
    Gostava muito desta atriz, descanse em paz Brittany !!! bjos lara cris
  • germaju
    Eu fiquei triste da notícia sobre a morte de Brittany. Eu assistia muitos filmes dela quando era adolescente e adorava. Era tão jovem e merecia continuar mais. Que Deus a abençõe.
  • Ricky Lobo
    Uma das melhores atrizes da nossa geração, já faz muita falta!
  • Cilânia
    Adorava assistir aos filmes onde ela atuava principalmente GRANDE MENINA, PEQUENA MULHER.Muito triste sua morte , ainda mais no auge de sua vida.
  • Edi.gomes
    só fiquei sabendo recentemente do falecimento desta bela atriz; sem dúvida seu sorriso é a sua marca registrada... saudades de seus admiradores e fãs,fique em paz.
  • Vivian
    Ah adorava ela ! Lindo sorriso...Mesmo que quem não gostava dos filmes que ela fazia, gostava dela...é o tal do carisma.
  • Luiz@o
    Com certeza sua morte não foi nada merecida,ainda mais no auge de sua carreira.Porém,ela era,com certeza,uma ótima atriz.Brittany,fica com Deus.
  • Senhor Ivan
    Conseguiu alcançar seu grande suceso em AS PATRICINHAS DE BEVERLLY HILLS,pórem,não teve o mesmo sucesso após.Com certeza foi cedo demais pra provar todo seu talento.O cinema perde,mais não esquece.
  • Akima
    Ela é D+++... Essa atriz é mais uma na minha "listinha" de atrizes sensacionais... Cara ela é super engraçado e faz todo tipo de papel perfeitamente bem... Ela é excelente na minha opinião... Sempre me divirto muito com ela... ^ ^Adorei ela especialmente nos filmes Grande menina, Pequena Mulher e Recem-casados... Adorei esses... espero vela nas telas muito ainda!!!.. ^ ^
  • Dinho
    Perfeita. Grande Menina Pequena Mulher.
  • Blake Walker
    Uma grande Atriz,Ótimos filmes (principalmente os de comédia) Na qual atuava muito bem.Um triste fim.
  • Jonathan Doido
    simplismente incomparavel grande atriz que deixa saudades, faz muita falta,principalmente esse sorriso marcante que possui mas com certeza esta em um lugar melhor descanse em paz britany foreverrr
  • Manuela M.
    É impressionante como os grandes atores vão embora cedo. Infelizmente perdemos uma atriz maravilhosa!
  • Herbert D.
    Continua deixando muitas saudades, era uma grande atriz.
  • Vinicius S.
    Pergunte para o diabo !
  • Lorena
    Saudades dela :/
Mostrar comentários
Back to Top