Minha conta
    Olivia Newton-John

    Estado civil

    Atividade Atriz
    Nome de nascimento

    Dame Olivia Newton-John

    Nacionalidades
    Australiana,
    Britânica
    Nascimento 26 de setembro de 1948 (Cambridge, Cambridgeshire, Inglaterra)
    Morte 8 de agosto de 2022 aos 73 anos de idades

    Biografia

    Olivia Newton-John foi uma atriz australiana, mais conhecida pelos filmes Grease: Nos Tempos da Brilhantina e Xanadu. 

    Newton-John nasceu no Reino Unido, neta de Max Born, um físico que ganhou um Prêmio Nobel e descendente de outras ilustres personalidades, como Victor Ehrenberg e Rudolf Von Jhering.

    Aos 14 anos, Newton-John fazia parte de um grupo de meninas que se apresentavam em cafés na sua cidade. O tempo do grupo não durou muito, mas logo a menina estava se apresentando na televisão. Ela participou de vários programas musicais e acabou ganhando também alguns concursos.

    Depois de um tempo, sua mãe se mudou para a Austrália, mas Newton-John consgeuiu permanecer em Londres quando Pat Carroll, uma cantora, pediu para que formassem uma dupla. Quando o visa de Carroll expirou, Newton-John foi então recrutada para o grupo Tomorrow.

    A cantora então lançou seu primeiro álbum entitulado If Not For You, em 1971. Em seguida lançou seu segundo, Olivia, em 1972. A cantora fez sucesso mundial principalmente em sua terra natal e nos EUA, lançando vários singles e outros álbums. Newton-John chegou a participar da competição européia Eurovision, pelo representou o Reino Unido com a canção Long Live Love. 

    Apesar de já ter feito muito sucesso, a carreira da cantora alavancou após sua estréia como atriz no musical Grease, com John Travolta. A agora atriz interpretou a personagem principal Sandy, uma estudante australiana que chega em Rydell High. 

    A transformação de sua personagem, Sandy, em Grease também fez com que a cantora mudasse os rumos de sua imagem em contexto com sua música. Seu álbum de transformação foi Totally Hot.

    Pouco depois, voltou a fazer outro musical, dessa vez uma parceria com Gene Kelly e Michael Beck, o musical Xanadu, onde cantou junto a banda Electric Light Orchestra. O filme foi um total fracasso, mas as músicas ficaram no top 100 da Billboard. 

    Em 1981, a cantora então lança seu álbum de maior sucesso, Physicial. A cantora continuou sua carreira musical e até colaborou com Elton John no álbum The Rumour. 

    Pouco depois de 1992, a cantora foi diagnosticada com câncer de mama, forçando-a a cancelar tours e shows pelo mundo. Newton-John se recuperou e desde então se tornou uma defensora da pesquisa do câncer de mama e outros problemas de saúde. Ela é porta-voz do produto Liv-Kit, um produto de autoexame de mama. Ela também é proprietária parcial do Gaia Retreat and Spa em Byron Bay, Nova Gales do Sul.

    A defesa de Newton-John por questões de saúde foi pressagiada por seu envolvimento anterior com muitas causas humanitárias. Ela cancelou uma turnê de concertos no Japão em 1978 para protestar contra a matança de golfinhos capturados em redes de pesca de atum. Posteriormente remarcou a turnê quando o governo japonês garantiu a ela que a prática estava sendo restringida.

    O diagnóstico de câncer também afetou o tipo de música que ela gravou. Em 1994, ela lançou Gaia: One Woman's Journey, que narrava sua jornada.

    Mesmo com sua vida ativista pela saúde, Elton-John não parou de gravar. 

    Em uma de suas últimas aparições, em dezembro de 2019, a cantora e Travolta se reuniram para três eventos ao vivo Meet 'n' Grease nas cidades de Tampa, West Palm Beach e Jacksonville, na Flórida. E em 2021, ela lançou o single Window in the Wall.

    Apesar de tudo, a cantora batalhou com o câncer três vezes em sua vida: uma em 1992, a outra em maio de 2017, o câncer de mama havia retornado e feito metástase na região lombar. Suas dores nas costas foram inicialmente diagnosticadas erroneamente como ciática. E outra em 2013. 

    Newton-John sentiu muita dor nas lesões ósseas metastáticas e falou abertamente sobre o uso de óleo de cannabis para aliviar sua dor. Ela era uma defensora do uso de cannabis medicinal. Sua filha Chloe é dona de uma fazenda de cannabis no Oregon.

    Em oito de agosto de 2022, foi noticiado que a atriz veio a falecer devido a complicações de sua longa batalha contra o câncer. 

    Primeiras aparições nas telas

    Grease - Nos Tempos da Brilhantina
    Grease - Nos Tempos da Brilhantina
    3 de outubro de 1978
    Xanadu
    Xanadu
    Data de lançamento desconhecida
    Embalos a Dois
    Embalos a Dois
    Data de lançamento desconhecida
    Ela Vai Ter um Bebê
    Ela Vai Ter um Bebê
    Data de lançamento desconhecida

    Seus melhores filmes e séries

    Grease - Nos Tempos da Brilhantina
    Grease - Nos Tempos da Brilhantina
    1978
    Xanadu
    Xanadu
    1980

    Carreira em destaque

    43
    Tempos de carreira
    0
    Premiação
    14
    filmes
    4
    Series
    1
    Indicação
    0
    Filme

    Gêneros favorito

    Comédia : 38 %
    Romance : 31 %
    Comédia Musical : 23 %
    Fantasia : 8 %

    No AdoroCinema:

    0
    Vídeo
    20
    Imagens
    17
    Notícias

    Trabalhou bastante com

    John Travolta
    John Travolta
    2 filmes
    Embalos a Dois (1983), Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978)
    Bill Murray
    Bill Murray
    1 filme
    Ela Vai Ter um Bebê (1988)
    Gene Kelly
    1 filme
    Xanadu (1980)
    Dennis Dugan
    1 filme
    Ela Vai Ter um Bebê (1988)
    Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978)
    Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978)
    Ela Vai Ter um Bebê (1988)
    Kevin Bacon
    1 filme
    Ela Vai Ter um Bebê (1988)
    Amy Irving
    1 filme
    Ela Vai Ter um Bebê (1988)
    Ela Vai Ter um Bebê (1988)
    Oliver Reed
    1 filme
    Embalos a Dois (1983)
    Gene Hackman
    1 filme
    Embalos a Dois (1983)
    Embalos a Dois (1983)
    Embalos a Dois (1983)
    Comentários
    • Gwen Stacy
      Ela é belíssima e talentosa, pena que está sumida nos filmes e na música
    Back to Top