Minha conta
    Por que Obi-Wan Kenobi não sabia que Anakin se tornou Darth Vader
    Bárbara Castro
    Bárbara Castro
    -Redação
    Vendo jornalistas em HQs desde criança, Bárbara decidiu dar à profissão uma chance e ficou nela para valer. Hoje, não se envolveria com heróis para suas matérias, já que daria muito trabalho viver ameaçada por vilões. Por isso, é mais uma Andy de O Diabo Veste Prada (sem os perrengues da moda).

    A verdade sobre Anakin chocou o Jedi no segundo episódio da série.

    Todos sabem que os fãs de Star Wars têm conhecimento sobre absolutamente tudo que está acontecendo nos cânones da franquia. Por isso, roteiristas normalmente têm o dobro de trabalho. Espera-se que realmente saibam o que estão fazendo e se o que estão criando é realmente o cânone da franquia criada por George Lucas

    Com a chegada do segundo episódio da série Obi-Wan Kenobi, fãs tiveram um certo estranhamento no final do capítulo. Kenobi (Ewan McGregor) acaba “descobrindo” que Darth Vader (James Earl Jones) é Anakin Skywalker (Hayden Christensen) por baixo de toda aquela armadura. Mas essa cena incomodou fãs, que notaram um certo pequeno erro de continuidade com as informações dadas no terceiro longa da prequela da franquia: A Vingança dos Sith.

    Kenobi sabia que Anakin era Darth Vader?

    Lucasfilm 2005

    A pergunta tem duas respostas: sim e não, mas vamos explicar o porquê. No filme, Kenobi e Yoda (Frank Oz) voltam para Coruscant para investigar o porque os Jedi estão sendo convocados para o templo. No final acabam descobrindo que é uma emboscada de Palpatine (Ian McDiarmid). Ao ver a gravação do local, eles notam que Anakin Skywalker foi quem matou os Jedi (e sim, até padawans), e também veem que ele se tornou um Sith, mudando seu nome para Lorde/Darth Vader. Desse modo, sim, Kenobi e Yoda são um dos únicos a saberem a real identidade do Sith mais tenebroso da galáxia. 

    Já no final, há um duelo em Mustafar entre o mestre e seu aprendiz. Anakin acaba sendo engolido por chamas de lava e perde suas pernas e braço, ficando totalmente desformado. Mas antes que isso tudo aconteça, Kenobi sai do local dizendo que não consegue assistir a cena e a destruição moral de seu aprendiz. Pode-se dizer então que o Jedi realmente teria internalizado que Anakin não teria chance de sobreviver ao incidente. 

    Em uma entrevista para The Wrap, o roteirista da série, Joby Harold, disse que ficou pensando por muito tempo se colocaria a cena onde Kenobi fica surpreso ao saber sobre o destino de seu aprendiz:

    “Isso foi algo que descobri ao longo do caminho, e meio que tive que confirmar com Pablo [Hidalgo] e realmente pensar: ‘Espere um segundo, o que ele realmente sabe? Ele conhece o apelido Vader? O que isso significaria? Ele pode associar os dois? Do que ele estava ciente? Quão isolado ele está? Onde está Vader nessa hora? Onde está a reputação dele e quão conhecido ele é?' e todas essas peças do quebra-cabeça.”

    Obi-Wan Kenobi surpreende com uma das participações mais tristes de Star Wars

    O ponto central da série de Obi-wan Kenobi é que o Jedi enfrenta seu passado e os traumas que vieram com a chegada do Império. Então, Ben Kenobi está em um ponto de negação com tudo que aconteceu e ao saber da verdade que Anakin está vivo, ele terá que batalhar novamente com seu aprendiz e reviver aquilo tudo. 

    Obi-wan não é o único que não sabia sobre a existência de Vader

    Vader é uma peça constantemente usada por Palpatine infligir medo através da galáxia e mesmo assim há outras produções que ressaltam a ideia que ele não é conhecido totalmente. Tanto Star Wars: Rebels quanto o jogo Star Wars Jedi: Fallen Order mostram em seu enredo que as personagens não fazem ideia de quem ele possa ser, ou se ele realmente existe na galáxia, já que ele nunca é visto por alguém. Seria então fácil dizer que Kenobi também não saberia que Vader existe.

    Este é o único ator a aparecer nas três trilogias de Star Wars e também em Obi-Wan Kenobi

    Há também o detalhe de que o Jedi ficou pelo menos dez anos recluso em Tatooine e que nunca havia ouvido o nome depois do incidente em Mustafar. Outro ponto que ajuda neste fato é que logo após a luta entre os dois, Kenobi leva Padmé (Natalie Portman) direto para um outro planeta para ela conseguir dar à luz a Luke e Leia. Logo após sua morte o Jedi leva Luke para Tatooine e começa seu exílio, um curto espaço de tempo para que ele possa ter ouvido algo sobre Vader. 

    Obi-Wan Kenobi
    Obi-Wan Kenobi
    Data de lançamento 2022-05-27 | min
    Séries : Obi-Wan Kenobi
    Com Ewan McGregor, Hayden Christensen, Moses Ingram
    Usuários
    3,4
    Assista agora em Disney +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top