Minha conta
    4 filmes de terror que influenciaram a 4ª temporada de Stranger Things
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Stranger Things retornou para sua 4ª temporada na Netflix ainda mais sombria e influenciada por filmes de terror clássicos.

    Stranger Things retornou para sua 4ª temporada no catálogo da Netflix com sete episódios de seu primeiro volume, enquanto os dois episódios finais do segundo volume estream em 1 de julho. Nesta nova temporada, a série segue para um caminho ainda mais sombrio do que as anteriores, especialmente com a introdução do vilão Vecna, a mais recente ameaça para Hawkins vinda diretamente do Mundo Invertido.

    Desda a primeira temporada, Stranger Things é fortemente inspirada por filmes clássicos do terror, com destaque para a década de 80. Em entrevista para o IGN, os criadores MattRoss Duffer revelaram quais são os filmes de terror que influenciaram visual, estética e narrativa da 4ª temporada de Stranger Things.

    A Hora do Pesadelo + A Hora do Pesadelo - Os Guerreiros dos Sonhos 

    Começando pela maior influência para a 4ª temporada de Stranger Things, o clássico A Hora do Pesadelo (1984) apresentou ao mundo a lenda do terror Freddy Krueger (Robert Englund), um assassino em série que persegue suas vítimas nos sonhos e serviu de inspiração para a história do quarto ano da série.

    “É o mais óbvio, A Hora do Pesadelo. Mas eu também tenho que dizer A Hora do Pesadelo - Os Guerreiros dos Sonhos, que é o terceiro da franquia”, ressalta Ross Duffer sobre o terceiro filme da franquia, sendo possóvel relacionar o hospital psiquiátrico e como Vecna entra na mente dos jovens em Hawkins.

    Em preparação para a nova temporada, os irmãos Duffer passaram como lição de casa para o elenco assistir A Hora do Pesadelo. O próprio ator Robert Englund, famosa por interpretar Freddy Krueger na franquia, aparece irreconhecível na 4ª temporada de Stranger Things interpretando Victor Creel.

    Hellraiser - Renascido do Inferno 

    Hellraiser - Renascido do Inferno (1987), adaptação de Clive Barker do próprio livro, é um dos filmes de terror mais cultuados dos anos 80, e apresentou as criaturas sadomasoquistas conhecidas como Cenobitas, lideradas pela figura do Pinhead (Doug Bradley), além dos visuais assustadores e muito sangue.

    “Hellraiser é um grande problema. Pinhead realmente nos assustou quando éramos mais jovens. Nós realmente queremos apresentar Vecna ​​com algumas inspirações de Pinhead”, conta Ross Duffer.

    It - Uma Obra-Prima do Medo 

    A minissérie It - Uma Obra-Prima do Medo (1990) é considerada uma das mais influentes adaptações ​​da obra de Stephen King, apresentando o palhaço assassino Pennywise ao público, e influencia Stranger Things desde a sua primeira temporada – assim como o livro original escrito por King –, como acontece com o grupo de amigos e a maneira com que os personagens lidam com seus traumas, por exemplo.

    De acordo com os irmãos Duffer, essa inspiração se tornou ainda mais forte na 4ª temporada da série. “A minissérie de It, onde Tim Curry é Pennywise, o palhaço, nos deu pesadelos por muitas semanas depois que a vimos. Acho que em termos de inspirações, essas são provavelmente as maiores para este ano, não só porque os monstros são inteligentes. Mas também há algo estranho que você não consegue entender sobre todos esses monstros. Queríamos tentar capturar esse sentimento com isso”, explica Ross.

    Os primeiros sete episódios da 4ª temporada estão disponíveis no catálogo da Netflix, enquanto a segunda parte composta por dois episódios estreia em 1 de julho. 

    Stranger Things
    Stranger Things
    Data de lançamento 2016-07-15 | min
    Séries : Stranger Things
    Com Winona Ryder, David Harbour, Millie Bobby Brown
    Usuários
    4,7
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top