Minha conta
    A história real por trás de Peaky Blinders pode ser um problema na 6ª temporada

    Episódios finais da série com Cillian Murphy estreiam nos primeiros meses deste ano. Mas será que aquele personagem nazifascista vai sobreviver?

    Daquelas verdades difíceis de serem ditas: Peaky Blinders está chegando ao fim. A 6ª e última temporada vai ser lançada muito em breve pela BBC – no Brasil, deve chegar depois pela Netflix. Uma data oficial ainda não foi anunciada, mas sabe-se que a estreia dos novos episódios vai acontecer nos primeiros meses deste ano e que vai haver um filme posterior para arrematar a saga da família Shelby.

    Nos novos episódios, será notada a ausência de Helen McCrory, que morreu em abril de 2021, aos 52 anos. A atriz, responsável por interpretar a matriarca do clã Shelby conhecida por todos como Tia Polly, gravou uma parte da nova leva, mas, quando a série conseguiu agendar novamente suas filmagens após os atrasos provocados pela pandemia, ela já havia partido, vítima de câncer.

    Peaky Blinders: Qual é o destino de Polly Gray na última temporada da série?

    Embora a equipe da série, liderada por Steven Knight, tenha reescrito os roteiros, os colegas sentiram muita falta de Helen e agora, com a proximidade da 6ª temporada, eles não param de se lembrar dela.

    “O difícil de entender é que, se não fosse pela Covid-19, haveria uma versão completamente diferente da série, em que Helen estaria”, disse Cillian Murphy ao TVLine. "Ainda não consigo acreditar que ele não está aqui."

    Murphy não deu muitos detalhes sobre o que vem por aí, mas disse que é “dark” como nenhuma outra temporada. A trama vai ser retomada exatamente de onde parou: no ano de 1934, quando o nazifascismo se consolidava na Europa. "O ritmo da bateria está cada vez mais forte, as tensões são piores e Tommy está no meio de tudo isso", alertou o criador da série. "Mais uma vez, vamos explorar o que estava acontecendo nos anos 30 e como certas coisas surgiram."

    Peaky Blinders: Perguntas importantes que a série precisa responder na última temporada

    Nesse contexto, entra em jogo Oswald Mosley (Sam Claflin), um político de extrema direita que vira o principal inimigo dos Shelby. Por um lado, sua chegada na 5ª temporada é um grande acerto para a ambientação histórica, já que o personagem é baseado em um parlamentar britânico que realmente existiu. Por outro, Mosley representa agora a maior ameaça ao poder de Tommy, de modo que não haveria espaço para os dois sobreviverem.

    POR QUE OSWALD MOSLEY PODE SER UM PROBLEMA PARA A SÉRIE?

    Apesar de ser uma série de época em que eventos reais se misturam com ficção, o fato de os personagens principais serem invenções oferece liberdade absoluta à equipe criativa, que pode fazer o que quiser com eles. Porém, com Mosley, os roteiristas têm somente duas opções: desviar-se da História e alterar o destino do personagem, que não morreria até 1980 na vida real; ou deixá-lo viver, por se tratar de uma figura real.

    Há, portanto, o “problema do vilão”, já que o fator surpresa acaba sendo afetado. O melhor exemplo se encontra na própria 5ª temporada, cuja trama principal foi a tentativa de assassinar Mosley que terminaria em um fracasso – algo que muitos já temiam por saberem que o político britânico estava vivo na época.

    O que Peaky Blinders pode nos ensinar sobre História?

    O que vai acontecer na 6ª temporada? Bem, se havia dúvidas sobre o arco dramático de Mosley e sua autenticidade histórica, parece improvável que, uma vez desperdiçada a oportunidade na 5ª temporada, o personagem morra na última. Pelo contrário, as palavras do showrunner provam isso: o verdadeiro vilão da série é a ascensão do nazifascismo europeu – e, no horizonte, a Segunda Guerra Mundial.

    Enquanto os episódios finais não chegam à Netflix, só resta maratonar Peaky Blinders para relembrar tudo!

    Peaky Blinders
    Peaky Blinders
    Data de lançamento 2013-09-12 | min
    Séries : Peaky Blinders
    Com Cillian Murphy, Natasha O'Keeffe, Paul Anderson
    Usuários
    4,7
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top