Minha conta
    Game of Thrones: A história de Aerys II Targaryen, o Rei Louco

    Conheça o último rei Targaryen.

    Aerys II Targaryen passou os últimos momentos de sua vida dando a mesma ordem: "Queimem todos eles!" Até que o mais nobre (e um dos últimos) soldado da Guarda Real, Jaime Lannister, cortou sua garganta e pôs um fim à loucura e à Rebelião. Acabam assim três centenas de anos de reinado Targaryen nos Sete Reinos, com a ascensão de Robert Baratheon ao Trono de Ferro.

    A história do Rei Louco é uma que alastrou por Westeros um medo justificável de fogo e dos descendentes ainda vivos da família Targaryen (leia-se: Daenerys). Por isso, quando sua presença e sua fúria vão se alastrando pelo continente, passa a surgir uma dúvida entre os demais jogadores do xadrez que é Game of Thrones: estaria a jovem rainha ficando tão louca quanto o pai?

    Antes de respondermos esta pergunta, precisamos solucionar outra: quão louco era Aerys II Targaryen?

    Aerys foi o 17º membro da Casa Targaryen a se sentar no Trono de Ferro, tendo governado Westeros por 21 anos. Ele foi casado com sua irmã, Rhaella, com quem teve três filhos: Rhaegar, Viserys e Daenerys.

    O casamento entre Aerys e Rhaella foi arranjado pelo pai deles, o Rei Jaehaerys II, que tomou a decisão após ter ouvido a profecia de uma bruxa do bosque para Jenny de Pedravelhas, que dizia que desta linhagem viria o Príncipe que foi Prometido. Em sua juventude, Aerys era descrito como tendo um inegável charme, apesar de ser vaidoso e orgulhoso. Isso logo fez com que, à medida que ficasse mais velho, fosse se tornando mais suspeito, cruel e dado a ímpetos de fúria.

    Game of Thrones: Como a canção de Podrick esconde um segredo sobre o fim da série

    Ainda jovem, Aerys tornou-se amigo do Senhor do Rochedo Casterly, Tywin Lannister. Mais tarde, esta amizade seria importante durante todo o seu reinado.

    Curiosamente, o início do reinado de Aerys II foi bastante promissor e pacífico, mas logo o Rei foi consumido por sua mania de grandeza. Ele fazia muitas promessas de construções e melhorias nos Sete Reinos, que jamais foram cumpridas. Mesmo assim, o Reino prosperava — mais em virtude da sabedoria da Mão do Rei, Tywin. O conselheiro Lannister começou a se destacar por sua diligência e abordagens diretas.

    Foi justamente observando o destaque de sua Mão que Aerys começou a ficar mais e mais impaciente e invejoso, sobretudo quando começaram a correr boatos que era Tywin quem realmente governava o território, e não Aerys. Posteriormente, o Rei passou a negligenciar os conselhos de sua Mão e fazer exatamente o contrário do que ele propunha. Uma série de decisões precipitadas desencadeou uma grave crise que só foi piorando todas as vezes que Tywin tentava resignar de seu posto e era impedido pelo Rei.

    Uma outra situação delicada que envolvia Tywin e Aerys era justamente a paixão do Rei por Joanna Lannister — esposa de Tywin. Isso fez com que ela ficasse reclusa de Porto Real, cuidando de Jaime e Cersei no Rochedo, mas ocasionalmente retornasse à capital para eventos festivos.

    Futuramente, depois que a saúde mental do Rei já ía bastante deteriorada, ele escolheu o filho mais velho de Tywin como o homem mais jovem a se unir à Guarda Real. A escolha de Jaime para a suposta honraria, na verdade, era uma punição para que Tywin jamais tivesse herdeiros e para prender a lealdade dos Lannister à coroa. Depois disso, Aerys aceita a resignação de Tywin e escolhe Owen Merryweather como sua nova Mão.

    A ausência de Tywin fez Aerys passar a se preocupar com a lealdade de Rhaegar, seu filho mais velho e herdeiro. De fato, as alianças no reino estavam divididas, já que havia aqueles que acreditavam no Rei e outros que desejavam colocar seu filho no Trono.

    Tudo muda quando o Lorde Walter Whent anuncia um torneio que será realizado em Harrenhaal. Alguns acreditam que o torneio foi uma confabulação de Rhaegar, para se reunir com outros Lordes e formar um Conselho para tirar seu pai do Trono. Aerys decidiu fazer uma rara aparição pública no evento, acreditando que isso faria com que sua imagem pública melhorasse. Mas o tiro saiu pela culatra, porque há tempos ele não cuidava dos cabelos e das unhas, recusando-se a deixar que qualquer um se aproximasse dele com uma navalha.

    Foi neste mesmo torneio que Rhaegar conheceu Lyanna Stark e se apaixonou por ela. Mais tarde, quando ambos desaparecem, Brandon Stark (seu irmão mais velho) vai até Porto Real exigindo que Rhaegar "saia para morrer" pelo suposto sequestro da garota.

    Helen Sloan/HBO

    Isso mais uma vez desencadeia a fúria de Aerys, que acusa Brandon de estar conspirando contra o príncipe. Ele exige a presença de Rickard Stark, Senhor de Winterfell, para responder pelos crimes do filho. Quando ambos estão em Porto Real, são mortos: Rickard queimado vivo na frente de Brandon, que morre preso a um objeto de tortura enquanto tentava se desvencilhar para salvar o pai.

    Descontente, Aerys exige que Jon Arryn leve até ele a cabeça do segundo filho de Rickard, Eddard Stark — nosso conhecido Ned — e de Robert Baratheon, noivo de Lyanna. Mas o Senhor do Ninho da Águia se recusa e levanta suas bandeiras contra a Coroa. Isso é que dá início à Rebelião de Robert.

    Enquanto os Lannister se mantiveram neutros em boa parte da Rebelião, Aerys sempre se certificou de manter Jaime por perto, em uma tentativa de garantir a lealdade de Tywin. A reviravolta acontece quando o Senhor do Rochedo e seu exército chegam aos portões de Porto Real para supostamente se unir ao Rei. Quando são admitidos na cidade, começam a saqueá-la, e Aerys percebe que estava errado e seu fim está próximo.

    O Rei ainda busca uma última tentativa de salvação através de Jaime Lannister. Ele ordena ao seu Guarda Real que mate o próprio pai e, descumprindo as ordens, Jaime dá o golpe que iria transformá-lo no Regicida.

    Mais tarde, Jaime explica que Aerys acreditava que não poderia ser queimado pelo fogo, e que seria transformado em um dragão com o poder de destruir seus inimigos

    "'Queimem todos eles', ele continuava dizendo. 'Queimem todos eles'. Eu não acho que ele esperava morrer. Ele... ele pretendia... queimar com o resto de nós e ressuscitar. Renascer como um dragão para transformar todos os seus inimigos em cinzas. Cortei a garganta dele para ter certeza de que isso não aconteceria", conta em um episódio.

    O resto é história: a rebelião chegou ao fim e Robert ascendeu ao Trono de Ferro e casou-se com Cersei após a morte de Lyanna; Viserion e Daenerys se refugiam em Essos, até o momento em que ela é entregue pelo irmão em casamento ao líder do maior dos khalasares, em troca de um exército para a retomada dos Sete Reinos. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top