Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    A Maldição da Residência Hill: Teoria explica o que cada um dos irmãos significa de verdade na série
    Por Laysa Zanetti — 27/10/2018 às 09:35
    facebook Tweet

    Entenda como cada um deles é uma das cinco fases do luto.

    Série sensação do momento, A Maldição da Residência Hill vem conquistando fãs em todo o mundo — que chegam pela história de terror, mas ficam pelo drama familiar envolvente e misterioso. Mas você notou o que cada um dos irmãos Crain significa uma das fases do luto?

    A teoria se popularizou depois de um usuário do Tumblr ter publicado a ideia, depois divulgada pelo BuzzFeeed.

    http://cagedbirdsong.tumblr.com/post/179298590151/the-moment-you-realize-each-of-the-crain-kids
    http://cagedbirdsong.tumblr.com/post/179298590151/the-moment-you-realize-each-of-the-crain-kids

    "Aquele momento em que você percebe que cada um dos irmãos Crain representa um dos estágios do luto."

    Os cinco estágios do luto são as fases do processo de reação à perda de alguém ou de alguma coisa, identificadas pela psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross, e são: negação, raiva, barganha, depressão e luto.

    Seguindo esta ordem — e a ordem de nascimento de cada um dos irmãos —, teríamos:

    Steven como a negação

    Durante a série, Steven (Paxton Singleton/Michiel Huisman) é o personagem que mais se nega a acreditar em possíveis assombrações e a resistir maior aproximação com o pai ou com os irmãos, em sua vida adulta. Ele evita entrar em contato com sua realidade a projetando em seus livros, o que coincide exatamente com a fase da negação.

    Shirley como a raiva
    Tina Rowden/Netflix

    A raiva, a revolta e a sensação de injustiça que identificam esta fase são facilmente identificáveis em Shirl (Lulu Wilson/Elizabeth Reaser), que durante a infância está constantemente irritada com tudo o que acontece ao seu redor, e na vida adulta guarda as mesmas mágoas tanto em relação a Steven, em virtude do livro de que recusa o dinheiro, quanto a respeito de Nell, por ter cometido suicídio.

    Theo como a barganha
    Tina Rowden/Netflix

    A fase da barganha representa a negociação, uma espécie de promessa para si mesmo de ser uma pessoa melhor, mais atenciosa, etc. Theo (Mckenna Grace/Kate Siegel) faz exatamente isso quando adulta, até mesmo porque utiliza o seu dom para ajudar crianças, e frequentemente está tentando apaziguar situações ou encontrar o meio-termo — sobretudo quando aceita o dinheiro de Steven, sem contar a Shirley.

    Luke como a depressão
    Steve Dietl/Netflix

    Em sua vida adulta, Luke (Julian Hilliard/Oliver Jackson-Cohen) é o mais sofrido, pois lida com o vício de forma dolorosa. Ele é o que sente mais dificuldades para lidar com a morte da irmã mais nova, justamente porque os dois eram os mais ligados por serem gêmeos. Sendo a depressão a fase mais complicada e delicada do luto, é justamente este o motivo por que Luke é que mais sente e busca outras formas de lidar com isso.

    Nell como a aceitação
    Steve Dietl/Netflix

    A aceitação é a fase final e por isso a mais "lúcida", mas aqui acaba tendo um significado um tanto mais triste. Nell (Violet McGraw/Victoria Pedretti) aceita o seu destino e abraça a Residência Hill, pouco antes de retornar para lá e se reencontrar com a mãe. Tragicamente, ela encontra sua paz (e a resposta para o que a assombrava) após a morte.

    Não apenas a relação faz total sentido, como se encaixa perfeitamente com o tema da série, que utiliza os clichês de uma história de uma casa mal-assombrada para tratar de temas muito mais profundos, sendo o luto um deles. Na crítica da temporada, o AdoroCinema destaca:

    "A morte de Nell interpreta um papel primordial — afinal, é o pontapé da história —, mas [Mike] Flanagan a utiliza para debater o fascínio gerado pela morte e a curiosidade que vai se abatendo sobre os Crain. Assim, parte de momentos da vida adulta para costurá-los com suas origens na infância, entregando aos poucos qual é realmente o papel da Residência Hill na formação de cada um. É, desta forma, uma trama concêntrica, que vai retirando camadas da personalidade destes irmãos até chegar à origem do que os assombra. Os seus “fantasmas”, no fim das contas, podem ou não ser literais, mas são diferentes para cada um."

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Oh geez
      Essa eu acho que se auto-explica Nellie assim como os outros fantasmas se tornam atemporal, o tempo não se aplica a eles como se aplica para as pessoas comum, fantasmas podem iri e vir exceto em morte, Nellie após morrer retornou para a casa como um fantasma e fixando ainda mais a ideia da maldição, pois como uma fantasma e sua maldição ela retornou para sua primeira noite onde tudo começou, a partir daquele ponto ela sabia tudo que aconteceu e o que estaria por vir, sua maldição foi se tornar sua própria assombração por sua fraqueza, os seus primeiros momentos como fanstasmas são para fortalecer seus momentos de maiores fraquezas, ver seu marido morrer diante de seus olhos e não fazer nada, ver a sí mesma ajudando o luke a se drogar uma ultima vez, quando teve medo demais e confiava em um objeto para lhe proteger e a sua primeira noite, isso é como aconteceu e já diz por sí o porque, o que eles passaram auto-explica o chamado maldição, por isso é uma história fechada e sem necessidade de continuidade, caso saia uma segunda temporada com certeza será outra história, algo nos moldes de american horror story/black mirror, então fechando o assunto, Nellie foi sua própria premonição mas pensava ser uma assombração, os criadores explicou isso e até falaram sobre os fantasmas não ser o que a gente pensa, as vezes eles são apenas manifestações de receio, medo, culpa e redenção. Eles não falam exatamente isso, mas cabe aí a reflexão kkk
    • Anna Paulla
      Concordo plenamente. Ninguém entende o pq da maldição. Talvez seja explicado em uma continuação da série.
    • Anna Paulla
      Entendi sua opnião, mas n concordo muito. Uma das coisas q n entendi foi o lance da moça do pescoço torto. Vc consegue explicar o pq e como aquilo aconteceu?
    • Anna Paulla
      Um ponto que n entendi foi o lance da moça do pescoço torto. Era ela msm o tempo td. N entendi essa parte. Tipo, durante o lance do sono ela ficava vendo alguém( que era ela msm ) e no final de td ela percebe isso.Pd me explicar???
    • Renan Scy
      não entendeu porque é burro
    • Spideranha
      Não achei que ficou pontas solta, pra mim teve um fechamento ideal, é algo muito espiritual mesmo, eu mesmo logo de cara tive o pensamento de que não existem fantasmas bons, eles são ruins por já estarem amaldiçoados, quanto mais envolvido ficava com tais espiritos, mais propício a pessoa estava em perder o senso de realidade, isso fica claro pois o Hugh foi o que menos se envolveu com esses espiritos até a ultima noite na casa, pra ele aqueles acontecimentos foi o suficiente para ele entender, os fantasmas pertubou a mente deles, Steve ficou perturbado acreditando que era uma doença (sim, ele acredita que não viu nenhum fantasma na casa, mas ele estava entre eles, inclusive também esteve no quarto vermelho sem saber e acreditava que Luke brincava em uma casa na árvore que não existia.) Nellie se sentia oprimida, tal que ninguém acreditava nela, ela tentou seguir com vida até que as coisas desandou e ela não acreditava em sí mesmo, pensava que era devido a paralisia do sono e mesmo convicta de que era assombrada decide ir na casa por acreditar no psicologo que dizia que era apenas uma casa, os outros também passaram pelo mesmo processo, então os fantasmas pertubavam as pessoas até que elas ficavam enfraquecidas e se tornassem frágeis para serem manipuladas, a mãe das crianças é o melhor exemplo disso, perdeu o senso de realidade, mesmo no fim ela acreditava que tinha acordado de um pesadelo/sonho e que seus familiares não por culpa de seu marido... A explicação do Steve ao final se encaixa propriamente no quesito do sentido da maldição, foram amaldiçoados, mas ao se ter a noção eles são capazes de seguir em frente, mesmo que a maldição e a casa ainda esteja lá, minha interpretação é que a maldição nunca acabou, porém eles por entender melhor os acontecimentos não se deixam levar pela pertubação...
    • Spideranha
      Você não entender nada é uma coisa, mas fora de contexto não é, tem sua própria ordem cronológica...
    • Ronner Maikel
      Lixo de série... porcaria sem sentido, talvez seja pra mostrar ao mundo que sapato é normal.
    • Henrique Alves
      Acho que a série tem alguma semelhança com o filme O Sexto Sentido, começa como se fosse um terror clássico (com sustos e fantasmas) e depois vira apenas um drama (sobre família, perda, luto). E nessa fase os fantasmas deixam de serem ameaçadores. Trata-se de uma visão mais espiritual da morte no final das contas. A casa não é demoníaca como se faz pensar no início, ela é mais como um portal onde o plano espiritual se sobrepõe ao mundo físico. Lá tem tanto espíritos atormentados como bons. Espíritos de pessoas que ficaram ligados a casa depois de morrerem.A série é interessante e bem produzida, mas achei desnecessário a forma recortada e atemporal de contar a história. Até porque no final nenhum mistério é revelado... continua-se sem saber o porquê da casa ser assombrada.
    • elisberto j
      bosta de serie, não entendi nada, fora de contexto... sem ordem cronológica... péssima...
    • Ryan Mac?rio
      Que pontos? Eu senti que eles conseguiram fechar todos os pontos soltos.
    • Anna Paulla
      N acho q faça sentido. Existem muitos ponto deixados sem resposta na série. É uma excelente série, prende vc do começo ao fim, porém o final deixou a desejar. A explicação para td que aconteceu com a familia foi extremamente fraca, sem graça ou sentido. De qq forma tá de parabéns, durante td a série vc se deixar envolver pela história.
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Séries novas mais esperadas
    Penny Dreadful: City Of Angels
    1
    Penny Dreadful: City Of Angels
    Elenco: Daniel Zovatto, Natalie Dormer, Nathan Lane
    Drama, Terror
    Estreia
    26 de abril de 2020 em Showtime
    Todos os vídeos
    The Walking Dead: World Beyond
    2
    The Walking Dead: World Beyond
    Elenco: Aliyah Royale, Alexa Mansour, Annet Mahendru
    Drama, Terror
    Estreia
    12 de abril de 2020 em AMC
    Todos os vídeos
    Snowpiercer
    3
    Snowpiercer
    Elenco: Daveed Diggs, Sean Bean, Daveed Diggs
    Ficção científica, Suspense
    Estreia
    31 de maio de 2020 em Netflix
    Todos os vídeos
    Amazing Stories
    4
    Amazing Stories
    Elenco: Sasha Alexander, Edward Burns, Kerry Bishe
    Drama, Ficção científica
    Estreia
    6 de março de 2020 em Apple TV+
    Todos os vídeos
    Novas séries mais esperadas
    Últimas notícias de séries
    Sexta Série: As piores despedidas do elenco das séries
    NOTÍCIAS - Produção
    sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
    Sexta Série: As piores despedidas do elenco das séries
    Grey's Anatomy ganha bar temático em São Paulo e exibição de episódio nos cinemas
    NOTÍCIAS - Visto na web
    sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
    Grey's Anatomy ganha bar temático em São Paulo e exibição de episódio nos cinemas
    Hunters: Museu de Auschwitz critica série da Amazon por desrespeito ao Holocausto
    NOTÍCIAS - Visto na web
    sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
    Hunters: Museu de Auschwitz critica série da Amazon por desrespeito ao Holocausto
    The Walking Dead: Intérprete de Alpha comenta AQUELA cena com Negan
    NOTÍCIAS - Produção
    sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
    The Walking Dead: Intérprete de Alpha comenta AQUELA cena com Negan
    The Witcher: Escolhido intérprete de Vesemir, mentor de Geralt
    NOTÍCIAS - Produção
    sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
    The Witcher: Escolhido intérprete de Vesemir, mentor de Geralt
    Grey's Anatomy: Episódio de despedida de Alex Karev ganha teaser
    NOTÍCIAS - Produção
    sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
    Grey's Anatomy: Episódio de despedida de Alex Karev ganha teaser
    Notícias de séries
    Top séries
    The Act
    1
    Direção: Nick Antosca, Michelle Dean
    Elenco: Patricia Arquette, Joey King, Chloë Sevigny
    Drama, Suspense
    I Am Not Okay With This
    2
    Direção: Jonathan Entwistle, Christy Hall
    Elenco: Sophia Lillis, Wyatt Oleff, Sofia Bryant
    Aventura, Comédia
    Grey's Anatomy
    3
    Direção: Krista Vernoff, Betsy Beers, Shonda Rhimes
    Elenco: Ellen Pompeo, Ellen Pompeo, Ellen Pompeo
    Drama, Médico
    The Walking Dead
    4
    Direção: Scott M. Gimple, Glen Mazzara, Robert Kirkman
    Elenco: Norman Reedus, Norman Reedus, Danai Gurira
    Drama, Terror
    Séries mais consultadas
    Back to Top