Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Dilma Rousseff acusa O Mecanismo de propagar fake news e assassinar reputações
    Por Andressa Araújo — 26 de mar. de 2018 às 17:43
    facebook Tweet

    Em rede social, ex-presidente critica série e chama José Padilha de "criador de notícias falsas".

    O Mecanismo, nova série de José Padilha, acabou de estrear na Netflix e já é motivo de polêmicas. Neste domingo, a ex-presidente Dilma Rousseff divulgou uma nota em suas redes sociais e site oficial acusando o seriado de ser "mentiroso e dissimulado". Para ela, não se trata de liberdade artística, mas de "um pusilânime a serviço de uma versão que teme a verdade".

    "A série O Mecanismo, na Netflix, é mentirosa e dissimulada. O diretor inventa fatos. Não reproduz 'fake news'. Ele próprio tornou-se um criador de notícias falsas", disse Dilma.

    Segundo ela, o diretor de Tropa de Elite manipulou os acontecimentos da Lava-Jato, operação da Polícia Federal que investiga desde 2014 um esquema de lavagem de dinheiro:

    "A propósito de contar a história da Lava-Jato, numa série 'baseada em fatos reais', o cineasta José Padilha incorre na distorção da realidade e na propagação de mentiras de toda sorte para atacar a mim e ao presidente Lula. [...] Sobre mim, o diretor de cinema usa as mesmas tintas de parte da imprensa brasileira para praticar assassinato de reputações, vertendo mentiras na série de TV, algumas que nem mesmo parte da grande mídia nacional teve coragem de insinuar", afirmou.

    A petista também aponta para equívocos de informação que estariam na série: ela alega que a data do escândalo do Banestado - esquema que envolvia o envio de remessas de dinheiro ilegalmente para o exterior -, teria acontecido em 1996, em pleno governo de Fernando Henrique Cardoso, e não em 2003, quando Lula assumia a presidência. Para ela, Padilha segue "numa linha de tempo alternativa" para a construção da trama.

    Outra informação que Dilma considera uma farsa na série é inerente à declaração do personagem baseado em Youssef de que, em 2003, o então ministro da Justiça era seu advogado. "A pasta era ocupada naquela época por Márcio Thomas Bastos. [...] O advogado sequer está vivo hoje para se defender".

    Ela reclama ainda de a obra trazer Higino, personagem inspirado em Lula, utilizando a fala “estancar a sangria”, expressão que foi utilizada por Romero Jucá em conversa o delator Sérgio Machado. Dilma também aproveita para negar o envolvimento de Alberto Yousseff durante sua campanha de reeleição em 2014.

    O Mecanismo estreou na Netlix no dia 23 de março. Confira a crítica.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • JOEL M.
      a série é ótima pode Assistir sem medo
    • Sano
      Pelo visto o Dilmão tá com mais tempo livre que eu, já que já maratonou a série toda e eu mesmo não assisti UM episódio ainda.
    • Matheus
      Isso me parece inteligente demais pra ela dizer!
    • Cygnus_NR
      Quem é Dilma mesmo?
    • Leonardo D.
      PTzada não tá gostando? Certamente vou adorar assistir.
    • Daniel Silva
      Ainda não assisti, mas se a Dilma esta falando que não presta é bem provável que seja interessante!
    • Leandro Miranda
      Com certeza!
    • luis a m mattos
      Deve ter muito vento estocado nessa cachola, porque ela fala, fala e não sai nada que preste.
    • Carlos E.
      aff já basta o desemprego e ela já vem falando merda.Dilma faz o favor vai fica na sua que cinema você não entende nada
    • Danilo Madruga Ferri
      Netflix deve estar adorando esse marketing gratuito
    • Fernanda S.
      E o povo acha que ela está criticando a série...ela está mesmo é tentando aparecer, falando outras tantas porcarias, aproveitando a polêmica. Políticos pessoal, é isso que eles fazem, não se iludam nem tomem as dores de quem faz ficção ou documentários.
    • Steiinnnn_#coNs
      Como dão atenção pra esta mulher...Affs!
    • Jc V.
      Pois é, tá difícil até fazer ficção hj em dia no Brasil. Não vou nem entrar no mérito das intenções por trás de uma obra dessas em ano de eleição (não, não é coincidência), pois essa é uma discussão sem fim e q nem vem ao caso.Oq vem ao caso é que a série é a poha de uma história ficcional! É difícil entender isso?!?! A trama é uma versão floreada e exacerbada da história real. É uma metáfora, não uma analogia (não q eu espere q um analfabeto funcional entenda a diferença disso). Nunca assistiu Bastardos Inglórios?! Ou até O Código da Vinci?! São todos contos que recontam livremente os fatos. E assumem isso!!!Portanto, se o Padilha quiser botar uma cena com um unicórnio de três cabeças, ele tem carta branca para isso. Se é imoral eu não sei, mas até às partes ofendidas têm que admitir q é um golpe limpo.No fim, ela só está fazendo propaganda pra série.
    • Lara Lannister
      Ela ta certa. No momento que a série coloca a fala de uma pessoa A e coloca na boca de uma pessoa B, ela esta destorcendo o que de fato aconteceu e propagando tal mentira.N é sobre ser esquerda ou direita, mas sim sobre ter a ética moral de saber q tal ato é errado. O que , alias, falta muito nos brasileiros. Hoje n se tem conversa sobre politica, tem discursos ctrl C + ctrl V tirados do facebook ( de ambos os lados) aliados a ignorância absurda quando o assunto é Politica. Pessoal n lê um livro , não sabe nada de história recente e nem sobre história do sec 19 e 20 (Que é importantíssima para tais assuntos), ignora filosofia e sociologia, não sabe um paragrafo da própria constituição , etc e etcTa foda viu, parece que cada dia que passa o pais volta 10 anos no tempo
    • Ivan L.
      Os esquerdopatas estão criticando a série? Então é boa mesmo! Vou assistir.
    • Leo
      Ei! Dilma! Vai tomar no... u!
    • Jones Santos
      Não vai não a direita no Brasil esta se formando agora
    • Jonnie Acton
      Pra ver como o Brasil se perdeu nessa dicotomia burra de esquerda x direita, os mesmos que estão aqui defendendo a série vão estar criticando a mesma na segunda temporada, quando eles abordarem o escândalo das gravações da JBS e tudo mais...
    • Jonnie Acton
      Talvez a ex-presidente também queira explicar de que forma O Mecanismo(uma série ficcional que se baseia livremente em acontecimentos reais, como já denota no primeiro episódio) estaria cometendo um erro tão grave ao não retratar os fatos(lei-se: a narrativa dela e do seu partido) ao pé da letra. Afinal, não estamos tratando de um documentário...
    • Bruno
      E quem é vc na fila do pão o vaca velha?
    Mostrar comentários
    Back to Top