Minha conta
    Cancelamento de O Problema dos 3 Corpos é cada vez mais provável: Por que a Netflix pode matar a ficção científica dos criadores de Game of Thrones?
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    2ª temporada de O Problema dos 3 Corpos ainda não foi confirmada pela Netflix.

    Desde as primeiras notícias que surgiram sobre O Problema dos 3 Corpos, muito antes do lançamento, as expectativas eram altíssimas, já que a superprodução de ficção científica da Netflix veio com o endosso de ter a assinatura dos criadores de Game of Thrones.

    O problema é que a estreia da série parece não ter alcançado a comoção e os números que se esperavam – e as coisas não melhoraram muito ao longo de sua segunda semana na plataforma. O Problema dos 3 Corpos somou 115,6 milhões de horas assistidas entre 25 e 31 de março (via Espinof), o que se traduz em 15,6 milhões de visualizações estimadas.

    No papel, os números de O Problema dos 3 Corpos não são categoricamente ruins, mas a situação fica mais complicada quando entramos em detalhes; O primeiro e mais importante é o enorme custo da série: de acordo com o Wall Street Journal, cada episódio teria custado cerca de 20 milhões de dólares a Netflix.

    Netflix

    Praticamente nenhuma outra série do streaming teve um investimento como esse, o que significa que as exigências também podem ser maiores. Vale destacar ainda um exemplo recente: Magnatas do Crime, o spin-off do notável filme de Guy Ritchie, teve melhores dados de audiência com um custo muito menor.

    Uma boa referência ao tentar prever a possível decisão na Netflix é relembrar o caso de 1899. A série dos criadores de Dark teve dados um pouco inferiores aos de O Problema dos 3 Corpos, pois começou com 79,27 milhões de horas assistidas no primeiro fim de semana, aumentando para 87,29 milhões no segundo.

    A chave é mais uma vez o custo, já que 1899 teria um orçamento de cerca de 60 milhões de dólares (embora o investimento da Netflix fosse um pouco menor). A diferença em relação aos 160 milhões de O Problema dos 3 Corpos é avassaladora e a continuação pode simplesmente não valer a pena para o streaming – que foi exatamente o que aconteceu no caso 1899.

    Outro caso comparável é o de Sandman, já que começou com números semelhantes: 69,48 milhões de horas assistidas no primeiro fim de semana e 127,5 milhões na segunda semana. Os fãs certamente ainda se lembram da agonia que foi sua renovação para a segunda temporada, com Neil Gaiman confessando que o risco de ser “muito caro”.

    Netflix

    Segundo o Deadline, o orçamento por episódio de Sandman foi de 15 milhões de dólares, o que significa que cada episódio de O Problema dos 3 Corpos é 33% mais caro.

    Obviamente, existem outros fatores que podem entrar em jogo, mas a verdade é que O Problema dos 3 Corpos está numa situação estranha neste momento. Tecnicamente, não se pode dizer que tenha sido um fracasso - a grande maioria das séries mal pode sonhar com tais dados de audiência -, mas o fato de ter sido uma desilusão em termos de audiência é certa.

    Agora, resta acompanhar a audiência das semanas seguintes – vale lembrar que a boa resistência de Sandman jogou muito a favor de sua renovação. Será que o mesmo pode acontecer com os criadores de Game of Thrones?

    *Tradução de site parceiro do AdoroCinema

    O Problema dos 3 Corpos
    O Problema dos 3 Corpos
    Data de lançamento 2024-03-21 | min
    Séries : O Problema dos 3 Corpos
    Com Jovan Adepo, Liam Cunningham, Eiza Gonzalez
    Usuários
    4,5
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top