Minha conta
    Emmy 2023: Há diversidade entre os vencedores? Edição foi marcada por feitos inéditos
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    The Bear, Treta e Succession foram os destaques da cerimônia realizada na última segunda-feira (15).

    Na última segunda-feira (15), de forma atípica, o 75º Emmy Awards aconteceu em Los Angeles, Estados Unidos. Longe do costumeiro mês de setembro, a cerimônia foi realizada de maneira tardia devido às greves dos atores e roteiristas que abalaram o calendário de Hollywood.

    Apesar de ser uma noite recheada de previsibilidades, com as vitórias já esperadas de The Bear, Treta e Succession, o evento também contou com importantes acontecimentos. Um dos elementos que chamaram atenção da audiência e da mídia especializada tem relação com a diversidade de vitórias.

    Emmy 2023: Succession confirma favoritismo e vence como Melhor Série Dramática

    O Emmy 2023 foi marcado pela diversidade nos prêmios de atuação. Das 12 estatuetas destinadas a atores, 5 foram conquistadas por artistas não-brancos. Algo semelhante aconteceu apenas em 1991, quando Lynn Whitfield, Madge Sinclair e Ruby Dee levaram para casa estatuetas (e James Earl Jones levou para casa duas).

    Ayo Edebiri, de The Bear, recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante de Série de Comédia em sua estreia na honraria, enquanto Quinta Brunson, de Abbott Elementary, levou a estatueta de Melhor Atriz em Série de Comédia - a segunda mulher negra a ganhar nesta categoria depois de Isabel Sanford, em 1981.

    Kevin Mazur/Getty Images

    Niecy Nash Betts também entrou para o grupo de vencedoras da noite, com um Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante em Série Limitada por seu papel em Dahmer: Um Canibal Americano. “Aceito este prêmio em nome de todas as mulheres negras e pardas que não foram ouvidas, mas foram excessivamente policiadas, como Glenda Cleveland, como Sandra Bland, como Breonna Taylor”, disse Nash-Betts. “Como artista, meu trabalho é falar a verdade ao poder e, querido, farei isso até o dia de minha morte.”

    Para fechar o time de atores, os protagonistas de Treta voltaram para casa com o gostinho da vitória ao conquistarem os prêmios principais Melhor Ator e Melhor Atriz de Minissérie, com Steven Yeun e Ali Wong - esta última a primeira mulher asiática a ganhar um Emmy por um papel principal.

    Frazer Harrison/Getty Images

    Lee Sung Jin, criador de Treta, levou para casa três Emmys: de Melhor Minissérie, Melhor Direção e Melhor Roteiro em Minissérie. Ele se tornou o primeiro cineasta asiático a vencer os três no mesmo ano e o primeiro nas últimas duas categorias citadas.

    A cerimônia ainda teve momentos emblemáticos como o reconhecimento da GLAAD (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation) com o Governors Awards, dedicado a indivíduos, empresas ou organizações que tenham feito uma contribuição profunda à indústria televisiva e cinematográfica.

    Jenna Ortega não leva prêmio por Wandinha no Emmy - e você precisa conhecer a estrela vencedora da categoria de Melhor Atriz em Série de Comédia

    “O que o mundo vê na TV influencia a forma como tratamos uns aos outros e as decisões que tomamos em nossas salas de estar, escolas, no trabalho e nas urnas”, disse a presidente e CEO da GLAAD, Sarah Kate Ellis, em um comunicado. “Quando você não conhece as pessoas, é fácil demonizá-las. A visibilidade cria compreensão e abre portas. É um salva-vidas.”

    Ainda neste ano, o Emmy deve retornar com sua 76ª edição.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top