Minha conta
    O criador de Attack on Titan mudou um detalhe importante do final do anime, e para melhor: “Me deu um poder enorme com o qual não me senti confortável”
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Hajime Isayama teve uma pedra no sapato com o final do anime, e ele teve a oportunidade perfeita para removê-la com o MAPPA.

    Com a chegada do desfecho de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin, no original), o criador do mangá confirmou que participou do desenvolvimento do último episódio do anime e deu muitas esperanças de um final expandido ou um pouco diferente.

    E embora as mudanças que vieram não tenham sido tão grandes a ponto de alterar a história, Hajime Isayama foi capaz de uma nuance muito importante em uma das cenas mais chocantes do final da série.

    Attack on Titan não terminará em 2023: Hajime Isayama surpreende com o lançamento de uma nova história

    Atenção, este artigo contém spoilers do último episódio de Attack on Titan.

    Tudo estava amarrado desde o início

    O anime permaneceu incrivelmente fiel ao mangá original de Isayama, exceto por uma cena que o próprio criador queria “consertar”. É durante a conversa final entre Armin e Eren que este último tenta explicar as suas razões para libertar os titãs e porque eliminou 80% da população.

    Nesta cena, Eren se permite falar sobre seus poderes, como ele pode ver o passado e o futuro e seu desejo de ser livre. E como ele basicamente se tornou um grande vilão para que seus amigos pudessem detê-lo e parecerem heróis para o resto do mundo. Esse foi um dos momentos mais polêmicos do mangá na época, até porque Armin quase não participa da cena e até agradece pelo sacrifício, mas Isayama não ficou muito feliz com alguns detalhes e teve a oportunidade perfeita para alterá-los.

    Mappa

    "Minha ideia era que Armin realmente não confrontasse Eren em nome da justiça ou algo assim. É mais que, de alguma forma, ele queria que fosse uma responsabilidade conjunta. Ele queria se tornar um cúmplice", disse Isayama em uma entrevista ao The New York Times. “E para se tornar cúmplice, Armin teve que ter certeza de usar palavras duras para poder suportar esses pecados. Essa era a intenção".

    No anime, Armin culpa Eren por todas as atrocidades que cometeu de uma forma muito mais ativa e firme. Ele até se despede dele dizendo "Estaremos juntos, no inferno", com Eren se tornando menos um mártir heroico e com Armin aceitando parte da responsabilidade.

    Mappa

    Isayama disse ao longo dos anos que para ele a versão definitiva da história é o anime, embora o final de Attack on Titan tenha sido decidido desde o início do mangá. E que foi uma tarefa pesada escrever, porque o destino de Eren como “vítima que virou agressor” já estava selado desde o início.

    "A verdade é que a situação com Eren se sobrepõe à minha própria história com este mangá em certo sentido. Quando comecei esta série, estava preocupado que ela fosse cancelada. Era um problema que ninguém sabia, mas eu já tinha começado a história com o fim em mente”, explicou o mangaká. “E a história acabou sendo lida e vista por um número incrível de pessoas, e me deu um poder enorme com o qual não me senti muito confortável.”

    "Teria sido bom poder mudar o final. Escrever um mangá deveria ser libertador, mas se fosse completamente gratuito eu poderia ter mudado o final", disse Isayama. "Eu poderia ter mudado e seguido uma direção diferente. Mas a verdade é que eu estava preso ao que pensava originalmente quando era jovem. E por causa disso, o mangá se tornou uma arte muito restritiva para mim, semelhante à de Eren, com poderes massivos que acabaram restringindo-o".

    Ataque dos Titãs
    Ataque dos Titãs
    Data de lançamento 2013-04-07 | min
    Séries : Ataque dos Titãs
    Usuários
    3,6

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top