Minha conta
    10 anos de Peaky Blinders: Você sabia que a série de Cillian Murphy foi inspirada na vida real?
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Uma das séries mais populares e aclamadas das últimas décadas, Peaky Blinders está completando 10 anos e foi inspirada em uma história real.

    Lançada em 2013, Peaky Blinders está completando 10 anos de história e se despediu do público apenas em sua 6ª e última temporada de 2022. Uma das séries mais aclamados das últimas décadas, a produção nos apresentou uma gangue de criminosos de Birmingham liderada pelo protagonista Thomas Shelby, interpretado por Cillian Murphy, mas você sabia que a série Peaky Blinders foi inspirada em uma gangue verdadeira?

    Peaky Blinders
    Peaky Blinders
    Data de lançamento 2013-09-12 | min
    Séries : Peaky Blinders
    Com Cillian Murphy, Natasha O'Keeffe, Paul Anderson
    Usuários
    4,7
    Assistir em streaming

    Conheça a história real que inspirou a série Peaky Blinders

    BBC

    Na série Peaky Blinders, Thomas Shelby (Cillian Murphy) e seus irmãos retornam a Birmingham depois de servir no exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial. Shelby e os Peaky Blinders, a gangue de criminosos da qual ele é líder, controlam a cidade com mãos de ferro, construindo um império com negócios ilegais que vão desde corridas de cavalo adulteradas e roubo de carregamentos até parcerias secretas com os russos.

    Ao longo das seis temporadas, as ambições de Shelby se estendem para além de Birmingham, e ele não vai deixar que ninguém atrapalhe seus planos de se tornar um dos homens mais poderosos do Reino Unido. Conforme sua família se destaca nos negócios, novas alianças se formam, bem como novas e perigosas rivalidades. Enquanto vive as transformações políticas, econômicas e sociais do início do século 20, Shelby precisa lidar com os traumas de seu próprio passado - que parecem atormentá-lo diariamente.

    Embora Thomas Shelby e sua família tenham sido criados para a série, os Peaky Blinders existiram na vida real e eram uma gangue de jovens criminosos que controlavam as ruas de Birmingham, na Inglaterra, usando diferentes métodos de extorsão, roubo, contrabando, assassinato, fraude e agressão. Eles ficaram na ativa do final do século 19 ao início do século 20. O principal objetivo deles era ocupar terras e se diferenciavam pelo modo elegante que se vestiam, bem incomum para o crime organizado da época.

    O que significa Peaky Blinders? Conheça a história por trás do nome da série com Cillian Murphy

    Obviamente que a série criada por Steven Knight não segue a risca a história dos Peaky Blinders verdadeiros, mas apenas como inspiração para a trama, tanto que a guangue criminosa perdeu o poder na década de 1910 para seus rivais Birmingham Boys, que também aparecem na produção, e nem mesmo chegaram a ter o poder político que Tommy alcança na ficção. Como o próprio site Tudum da Netflix explica, o nome Peaky Blinders com o tempo passaria a ser sinônimo de quaisquer criminosos de rua atuando em Birmingham, rendendo as lendas urbanas que inspiraram a série com Cillian Murphy.

    Todas as temporadas de Peaky Blinders estão disponíveis no catálogo da Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top