Minha conta
    Peaky Blinders: Conheça a história real por trás da série e as principais diferenças para a produção

    6ª temporada chega à Netflix e coloca ponto final no sucesso britânico

    Um dos fenômenos mais interessantes a serem estudados no universo da TV são as séries que começam a fazer um sucesso estrondoso depois de uma boa quantidade de temporadas. Aconteceu com Breaking Bad, Sons of AnarchyVikings e agora com Peaky Blinders, que recentemente encerrou sua quinta temporada e já se prepara para a sexta.

    Com o crescimento do público para a obra protagonizada por Cillian Murphy, é muito comum que fãs comecem também a procurar mais a respeito do seu enredo baseado em fatos reais. Para quem não sabe, Peaky Blinders é inspirado em uma gangue real que aos poucos tomou o controle da cidade de Birmingham, mas que no seriado é liderada pelo fictício Thomas Shelby. Aliás, nem tão fictício! Vamos explicar do início.

    OS FATOS REAIS DE PEAKY BLINDERS

    Algumas décadas antes do início do século 1900, a Inglaterra era fortemente dominada por uma onda crescente de violência derivada da crise econômica, que levava muitos pais e mães de família a atividades ilegais. No entanto, com o tempo, ataques violentos e furtos passaram a fazer parte de um sistema hierárquico, feito presente através da criação de gangues compostas por homens de 12 a 30 anos de idade.

    Sem ver outras alternativas além de desafiar o sistema britânico, uma das gangues surgiu devagar no final de 1890, intitulada de Peaky Blinders, sob a liderança de um rapaz chamado Kevin Mooney. Para despistar as autoridades, Kevin constantemente mudava o seu nome real e inventava pseudônimos, sendo um deles o de Thomas Gilbert, o que possivelmente inspirou a criação de "Thomas Shelby". 

    Os primeiros grandes rivais da gangue foram os Cheapside Sloggers, que notaram seu crescimento em busca de expansão pelo domínio de áreas territoriais e resolveram comprar a briga. Mas perderam. O grande diferencial da gangue de Kevin (ou Thomas) era a sua necessidade em correr na direção contrária ao crime organizado da época, inclusive no jeito diferenciado de se vestir. 

    Foi inclusive do visual que o nome da gangue surgiu. Ao contrário do que é mostrado na série, estima-se que os Peaky Blinders tenham recebido o título por usarem chapéus pontudos (conhecidos por lá como "peaky") e esconderem constantemente o próprio rosto (blinders, fazendo referência ao fato de darem poucos indicativos visuais). Mas esta não é a única diferença entre a série e a vida real. 

    AS DIFERENÇAS DE PEAKY BLINDERS PARA A REALIDADE

    Por mais que pareçam tão insuperáveis e imponentes, na vida real os Peaky Blinders foram dominados por outra gangue chamada Birmingham Boys, liderados por Billy Kimber, que inclusive chega a aparecer na série. Os Peaky ficaram no poder por duas décadas até que, depois de perderem o posto, desapareceram da cidade por completo de maneira misteriosa. 

    Uma diferença considerável é que na vida real os Blinders costumavam cometer crimes menores na maioria das vezes, como roubos de bicicletas, assaltos a lojas e furtos. Eles constantemente iam parar nas prisões regionais e eram conhecidos pelas autoridades locais como jovens rebeldes, mas a causa da gangue nunca era entendida ou desvendida.

    Inclusive, em 1899 um policial conhecido na região da Irlanda por combater diversos crimes maiores com eficácia recebeu a tarefa de parar o domínio das gangues, mas a dificuldade de lidar com um sistema autoritário e corrupto o impossibilitou, dando até mesmo mais força para os Peaky Blinders. Agora, resta esperar se a sexta temporada deverá retratar isso de alguma maneira.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top