Minha conta
    Steven Spielberg detesta um de seus clássicos personagens dos anos 90: "Não sabia o que estava fazendo"
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Um dos diretores mais famosos de Hollywood, Steven Spielberg confessou que detesta um dos filmes que fez na década de 1990.

    Ao longo de mais de 50 anos de carreira artística, Steven Spielberg entregou uma série de trabalhos memoráveis, que vão de TubarãoIndiana Jones a Jurassic Park, E.T. - O Extraterrestre, entre diversas outras. Mas parece que nem todos os trabalhos são de muito orgulho para o próprio cineasta que, inclusive, revelou que um de seus clássicos personagens da década de 1990 está longe de ser um favorito. Trata-se de Hook - A Volta do Capitão Gancho, live-action de Peter Pan, lançado em 1991 e estrelado por Robin Williams.

    A trama acompanha Peter Banning (Robin Williams), um empresário que viaja para Neverland, onde encontra Sininho (Julia Roberts), para resgatar seus dois filhos, ambos sequestrados pelo Capitão Gancho, interpretado no filme por Dustin Hoffman. Apesar de ter uma história clássica e um elenco de estrelas, o longa não agradou ao diretor, que criticou o próprio trabalho enquanto divulgava O Bom Gigante Amigo.

    Na época, Spielberg disse que esperava que O Bom Gigante Amigo fosse melhor do que Hook. “Espero que seja totalmente diferente, que seja muito melhor. É curioso porque eu realmente não gosto de Hook, mas meus filhos adoram esse filme. Há toda uma geração que gosta muito”, disse o diretor três vezes vencedor do Oscar.

    Alguns anos mais tarde, em 2018, Spielberg continuou a dar mais detalhes sobre sua experiência na direção do filme de 1991 e, em entrevista à Empire, disse que se sentia desconfortável nos bastidores do filme. Segundo o cineasta, o problema estava no roteiro da história. 

    “Eu me senti como um peixe fora d’água dirigindo Hook. Não confiava no roteiro, exceto no primeiro ato e no epílogo. Eu não confiava no corpo do filme (...) Não sabia o que estava fazendo, então tentei cobrir minhas incertezas ‘incrementando’ a produção. Quanto mais confiança me faltava, mais coloridas ficavam as cenas”, revelou o diretor. Mas nem tudo foi tão ruim assim, Spielberg relembrou: “Há algumas partes que gosto. Tenho muito orgulho do meu trabalho na sequência em que Peter pula pela janela e vai para a Terra do Nunca", disse.

    Mas parece que Steven Spielberg não é a única pessoa que não curtiu tanto assim Hook - A Volta do Capitão Gancho. No Rotten Tomatoes, plataforma que reúne avaliações de críticos dos principais veículos internacionais, o longa de Robin Williams tem apenas 29% de aprovação - e, definitivamente, não aparece entre as obras mais queridas da filmografia de Spielberg. Por outro lado, vale lembrar que a produção foi indicada à 5 categorias do Oscar, um Globo de Ouro e um Grammy.

    Se você quiser conferir o longa, pode encontrá-lo no catálogo do Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play e Youtube.

    Hook - A Volta do Capitão Gancho
    Hook - A Volta do Capitão Gancho
    Data de lançamento 16 de janeiro de 1992 | 2h 16min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Robin Williams, Dustin Hoffman, Julia Roberts
    Usuários
    3,8
    Assista agora

    O AdoroCinema está concorrendo mais uma vez ao Prêmio iBest, a mais importante premiação da internet, na categoria Cinema, TV e Streaming e gostaria de contar com o seu voto. Então, clique aqui para votar na gente e nos seus favoritos em diversas categorias!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top