Minha conta
    Samuel L. Jackson rebate críticas de cineastas à Marvel: "É fácil desprezar só porque não estão vendo seus filmes"
    Caio Garritano
    Caio Garritano
    -Redator
    Redator e Community Manager do AdoroCinema. Especialista em filmes e séries de ficção, principalmente ligadas ao Universo Marvel e Harry Potter.

    Conhecido por grandes sucessos como Pulp Fiction e Django Livre, o ator está presente no UCM desde o primeiro filme, Homem de Ferro de 2009, como o agende Nick Fury.

    Não é de hoje que os grandes cineastas de Hollywood vem criticando o jeito Marvel de se fazer cinema. Mesmo que esse debate tenha começado a quase três anos atrás com os comentários de Martin Scorsese, o assunto vira e mexe volta à tona, com novos “acusadores” e “defensores”. O nome da vez é o astro Samuel L. Jackson, responsável por interpretar Nick Fury no Universo Cinematográfico da Marvel. Ele rasgou o verbo em defesa da Casa das Ideias e afirmou que todas essas falas são respostas ao fato de que ninguém está indo ver os filmes desses diretores. 

    Samuel L. Jackson acredita que merecia Oscar por Pulp Fiction: "Atores negros só vencem com papéis desprezíveis"

    Durante sua participação no programa de TV The View, o ator resolveu se posicionar após grandes nomes como Dennis Villeneuve e Francis Ford Coppola voltarem a criticar as produções da Marvel. "Filmes são filmes", afirmou Jackson. "Esses são os filmes que eu fui ver quando era criança. E a arte de fazer cinema é algo que foi um mistério por muito tempo. Fazer filmes não é mais um mistério. As crianças de hoje sabem fazer isso nos seus celulares. Então é fácil para os diretores desdenharem disso [dos filmes do MCU], só porque as pessoas não estão indo ver os filmes deles", continuou o ator. 

    Ele ainda explicou o seu ponto de vista: "É como se tivéssemos sido emburrecidos, mas isso sempre aconteceu. Quando éramos mais jovens, as pessoas iam ver filmes de cowboy, e eles iam ver filmes de super-heróis de outro tipo, havia super-heróis na TV. Quando você contava uma história séria, sim, você encontrava um público de nicho — a mesma coisa ainda acontece. As pessoas vão ao cinema para se sentirem melhores e fugirem de sua existência diária".

    Por fim, Jackson ressaltou o papel e o poder que o cinema tem, "As pessoas vão na grande sala escura para terem um tempo de diversão. É um tempo de diversão incrível. Você ri em companhia, grita em companhia. Eu ainda faço filmes que eu teria ido assistir quando era uma criança", concluiu Jackson.

    Robert Downey Jr. comenta críticas de Martin Scorsese aos filmes da Marvel

    No mais recente capítulo dessa treta, o diretor Francis Ford Coppola decidiu apoiar seu colega cineasta: "Quando Martin Scorsese diz que filmes da Marvel não são cinema, ele está certo, pois esperamos aprender algo do cinema. Ter iluminação, conhecimento, inspiração... Eu não sei o que alguém pode tirar, ao ver o mesmo filme repetidamente. Martin foi gentil. Ele não disse que são desprezíveis, o que eu acho que são!", polemizou o diretor vencedor de cinco Oscars, em entrevista para o Yahoo! Movies.

    Outros nomes consagrados - e que fez parte do UCM -, como Robert Downey Jr., Karen Gillan, James Gunn e Joss Whedon também já deixaram seus posicionamentos em relação a discussão. Natalie Portman, inclusive, defendeu que existe espaço para todo mundo: "Acredito que existe espaço para todos os tipos de cinema. Não existe só uma forma de fazer arte. Acredito que os filmes da Marvel façam sucesso pois as pessoas desejam entretenimento após lidar com os problemas da vida".

    E aí, para qual lado dessa treta você iria?

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top