Minha conta
    Space Jam 2: Quais são as diferenças do filme para Space Jam - O Jogo do Século?
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Space Jam - O Jogo do Século teve Michael Jordan e Space Jam: Um Novo Legado é protagonizado por LeBron James.

    Space Jam - O Jogo do Século, de 1996, marcou toda uma geração ao colocar a lenda do basquete Michael Jordan ao lado dos Looney Tunes, em uma mistura de live-action com animação. 25 anos depois, Space Jam: Um Novo Legado coloca o astro LeBron James como seu o protagonista dessa continuação para alcançar uma nova geração de pessoas. Mas quais foram as principais mudanças em relação ao primeiro filme? O AdoroCinema vai detalhar quais foram as alterações mais importantes.

    Em Space Jam: Um Novo Legado, a inteligência artificial, Al G (Don Cheadle) sequestra o filho de Lebron James, Dom James (Cedric Joe), e envia o lendário jogador dos Los Angeles Lakers para uma realidade paralela, onde vivem apenas os personagens de desenho animado da Warner Bros. Para resgatar o seu filho, ele precisará vencer uma partida épica de basquete contra superversões digitais das maiores estrelas da história da NBA e da WNBA. Para essa dura missão, King James terá a ajuda de Pernalonga, Patolino, Lola Bunny, dentre outros personagens.

    Space Jam 2: Qual seria a participação especial de Michael Jordan na sequência?

    Troca de Michael Jordan por LeBron James

    O maior diferencial de Um Novo Legado em comparação com O Jogo do Século é, sem dúvidas, colocar LeBron James como seu protagonista, enquanto o primeiro filme era estrelado por Michael Jordan – o que se mostrou uma decisão acertada. Jordan é considerado o melhor jogador de basquete de todos os tempos e, embora muita coisa tenha mudado desde 1996, LeBron James é o grande astro da NBA atualmente, considerado por muitos especialistas o melhor jogador depois de Michael Jordan.

    A linguagem foi adaptada para os tempos atuais, sendo mais digital e sobre tecnologia, e o personagem de LeBron se mostrou um pouco mais profundo do que o de Jordan, especialmente por causa da exploração da relação entre ele e seu filho Dom James. Muitos anos atrás, Michael Jordan comentou que tinha um favorito para estrelar Space Jam 2 e não se tratava de LeBron James, mas sim o jogador Blake Griffin – que na época era ala-pivô do Los Angeles Clippers e hoje atua pelo Brooklyn Nets. Mas a escolha ficou com LeBron James, por causa de seu talento, mas também por sua influência, popularidade e carisma.  

    Recentemente, o diretor Malcolm D. Lee revelou que tinha uma participação especial de Michael Jordan planejada depois dos créditos finais de Space Jam: Um Novo Legado, mas acabou não acontecendo.

    Mudança no visual de Lola Bunny 

    Space Jam - O Jogo do Século marcou muitas pessoas nos anos 90, mas tinha alguns problemas que passaram desapercebidos pelas mentes inocentes das crianças. Uma das maiores críticas ao filme com Michael Jordan foi a sexualização de Lola Bunny, uma excelente jogadora de basquete e interesse amoroso do Pernalonga.

    Felizmente, Space Jam: Um Novo Legado não sexualiza Lola Bunny e ela aparece com um novo visual, sem os shorts curtos e top, e usando um uniforme mais semelhante ao de seus colegas Looney Tunes. Em entrevista ao Entertainment Weekly, Zendaya, que dubla Lola Bunny no novo filme, comentou sobre a sobre hipersexualização de Lola Bunny.

    Além disso, o diretor Malcolm D. Lee também comentou sobre essas polêmica devido sua decisão de refazer o design da personagem. "Eu não tinha ideia de que as pessoas iriam ficar tão revoltadas sobre um coelho não ter seios. Lola era muito sexualizada. Este é um filme infantil, por que ela está com um top curto? Parecia desnecessário, mas ao mesmo tempo há uma longa história disso nos desenhos animados”.

    Space Jam 2: Quais são as melhores participações especiais da continuação?

    Menos Looney Tunes, mas eles são bem utilizados

    Space Jam: Um Novo Legado usa menos personagens Looney Tunes, mas eles aparecem bem usados dentro da trama. O filme tenta fazer brilhar mais os que aparecem, dando destaque para cada um de forma diferente. Por exemplo, podemos ver Vovó fazendo incríveis movimentos de artes marciais ao estilo de Trinity (Carrie-Anne Moss) em Matrix, Ligeirinho usando os truques de Neo (Keanu Reeves) para derrotar seus inimigos e Gaguinho demonstrando suas habilidades de rap como The Notorious B.I.G.

    Algo semelhante acontece com os vilões do filme. Os oponentes de LeBron James reunidos pela inteligência artificial Al G, têm um desenvolvimento maior do que os monstros do primeiro, os Monstars. Sem falar em sua aparência física e poderes, que são mais característicos e identificáveis, além de serem relacionados com suas personalidades como jogadores na vida real. Os astros da NBA e da WNBA que aparecem são Anthony Davis, Damian Lillard, Klay Thompson, Nneka Ogwumike e Diana Taurasi.

    Personagem Pepe Le Pew foi cortado do filme depois de polêmica

    Pepe Le Pew aparece em Space Jam - O Jogo do Século, conhecido como um gambá "galanteador", mas uma cena do personagem em Space Jam: Um Novo Legado foi deletada e ele não aparece na sequência. Segundo o Deadline, o momento mostraria o personagem "finalmente sendo punido" por assediar uma mulher. O momento foi filmado antes de Malcolm D. Lee entrar no projeto, quando ele ainda estava nas mãos de Terence Nance. Na cena, Pepe apareceria como o bartender de um café, que começava a flertar com uma personagem vivida pela atriz brasileira Greice Santos, que consegue se vingar com um tapa.

    Ela, inclusive, é uma sobrevivente de assédio sexual e disse ao Deadline que está decepcionada com a decisão de cortar a cena. “A cena foi cortada, e ela não tem mais o poder de influenciar as novas gerações que assistirão 'Space Jam 2'. As jovens garotas e garotos precisam saber que o comportamento de Pepe é inaceitável”, disse ela.

    A notícia de que Pepe Le Pew havia sido retirado do filme surge apenas alguns dias após o colunista do New York Times, Charles M. Blow, criticar que o personagem de desenho animado "normaliza a cultura do estupro". Sua publicação fez com que muitos comentários sobre o personagem aparecessem nas redes sociais com teor de cancelamento. Isso gerou uma repercussão tão grande que até mesmo a filha do criador de Pepe Le Pew se manifestou e ficou irritada com cancelamento do personagem.

    Sequência de Space Jam 2 estrelada por The Rock? Entenda como pode ser o terceiro filme

    Space Jam: Um Novo Legado está disponível nos cinemas do Brasil.

    Space Jam: Um Novo Legado
    Space Jam: Um Novo Legado
    Data de lançamento 15 de julho de 2021 | 1h 56min
    Criador(es): Malcolm D. Lee
    Com LeBron James, Don Cheadle, Sonequa Martin-Green
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    3,5
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top