Minha conta
    Enola Holmes: Por que Dr. Watson não aparece no filme?

    Entenda o possível motivo pelo qual o fiel companheiro de Sherlock Holmes ficou de fora da produção da Netflix.

    Enola Holmes, filme com Millie Bobby Brown, Henry CavillHelena Bonham Carter e Sam Claflin, chegou à Netflix nesta semana. Trazendo outro olhar referente ao universo de Sherlock Holmes, o mais famoso detetive da literatura clássica, a produção tem como protagonista sua irmã caçula - que possui os mesmos talentos de investigação já conhecidos pelo público.

    Porém, um personagem que sempre fez parte das aventuras de Sherlock na literatura, no cinema e na televisão ficou de fora do elenco de Enola Holmes. Se você pensou em Dr. John Watson, pensou certo!

    A explicação da ausência deste importante personagem se dá pelo seguinte motivo: como a personagem Enola Holmes foi criada pela escritora Nancy Springer na série de livros "The Enola Holmes Mysteries", lançada a partir de 2006, o fiel amigo de Sherlock ainda não estava presente em sua vida e na rotina de investigações.

    TAL AUSÊNCIA PODE SER EXPLICADA PELA LINHA TEMPORAL DO FILME

    Apesar de a presença de Dr. Watson ser mencionada em um dos livros de Springer, ele é completamente "esquecido" no filme da Netflix. Mas não é por mal: a história sugere em algumas passagens que o Sherlock Holmes de Henry Cavill ainda trabalha sozinho.

    Em uma das cenas do longa, Enola diz que é ajudante de Sherlock, mas é interrompida pelo Inspetor Lestrade (Adeel Akhtar, interpretando outro personagem icônico da saga) quanto este afirma que o investigador nunca trabalhou com ninguém e sempre preferiu agir individualmente.

    Ou seja, Dr. Watson poderá aparecer caso Enola Holmes se torne uma franquia no futuro. Outro fator muito importante que deve ser levado em conta é que, na linha temporal, a história do filme se passa em 1884, três anos antes da publicação do livro "Um Estudo em Vermelho", escrito por Sir Arthur Conan Doyle e conhecido por ser a primeira aventura de Holmes sob a narração de Watson.

    Tal escolha de retirar Dr. Watson por completo de Enola Holmes faz com que Sherlock seja um personagem ainda mais independente, mas ao mesmo tempo uma pessoa que optou por viver a vida de forma solitária, sem formar uma família própria. Mas será que o personagem de Henry Cavill continuará assim?

    Na ficção, Dr. Watson já foi interpretado por Jude Law nos filmes Sherlock Holmes e Sherlock Holmes: Jogo das Sombras, e por Martin Freeman na premiada série Sherlock, da BBC.

    Leia a crítica de Enola Holmes aqui.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top