Minha conta
    Enola Holmes: Conheça a história do novo filme da Netflix

    Saiba também quem é a personagem-título, interpretada por Millie Bobby Brown.

    Enola Holmes estreou nesta quarta-feira (23) na Netflix e, para a surpresa de todos, traz o investigador Sherlock Holmes como mero coadjuvante. O foco do filme de Harry Bradbeer se apoia inteiramente na jovem Enola, interpretada por Millie Bobby Brown (Stranger Things).

    A personagem de 16 anos é a irmã caçula de Sherlock (Henry Cavill) e Mycroft (Sam Claflin) e foi criada apenas por sua mãe, Eudoria Holmes (Helena Bonham-Carter). E é aí que você pode se perguntar...

    De onde surgiu Enola Holmes?

    A personagem foi criada pela escritora Nancy Springer na série de livros The Enola Holmes Mysteries, lançada a partir de 2006. A intenção de Springer foi a de introduzir Enola no século 19, em uma Inglaterra que ainda reprimia os direitos das mulheres.

    Como o filme da Netflix bem mostra, a independência feminina - seja ela em diversos âmbitos, desde educação até gostos pessoais - é um assunto de extremamente importância na vida de Enola graças à educação privativa que sua mãe lhe deu por toda a infância e juventude.

    Na trama de Enola Holmes, a protagonista descobre que sua mãe desapareceu na manhã de seu aniversário de 16 anos e, a partir deste evento traumático (já que Enola sempre viveu em casa na companhia de Eudoria), ela reencontra seus irmãos Sherlock e Mycroft. O tradicional Mycroft exige que Enola seja colocada em uma escola interna só para meninas, o que faz com que a protagonista fuja e passe a se aventurar sozinha em Londres. Desta forma, ela encontra sua emancipação física e mental.

    Enola Holmes: Millie Bobby Brown estrela trailer oficial do filme da Netflix

    Em um filme cuja história possui Sherlock Holmes como mero coadjuvante, é até esperado sentir que ela pode não entregar um resultado satisfatório. Mas Enola Holmes proporciona aquilo que seus materiais de divulgação sempre almejaram entregar: uma aventura com toques de fantasia, que conta com uma personagem com o potencial de ofuscar o maior detetive que a literatura já conheceu. Leia a crítica completa do AdoroCinema aqui.

    Sherlock Holmes em adaptações para a TV e o cinema

    Falando em Sherlock, o personagem criado por Sir Arthur Conan Doyle já ganhou inúmeras adaptações para as telonas e telinhas. Porém, os grandes destaques vão para os dois filmes protagonizados por Robert Downey Jr., dirigidos por Guy Ritchie, que deram um toque moderno à história - apesar dela se passar em Londres do século 19.

    Com uma montagem dinâmica e ágil, os filmes de Ritchie trouxeram ao universo do personagem um respiro mais informal sem deixar o lado excêntrico de Holmes de lado, característica essa tão importante na composição do personagem. Downey Jr. foi elogiado em suas performances, inclusive trazendo um tom cômico a Sherlock. Já no papel de seu fiel companheiro Dr. Watson, Jude Law foi o escolhido para interpretá-lo.

    Já na televisão, a BBC trouxe Sherlock Holmes para os dias atuais em uma minissérie aclamada mundialmente pela crítica e público. Sherlock foi indicada a diversos Emmy e venceu o BAFTA de Melhor Série Dramática em 2011. A performance de Benedict Cumberbatch no papel do investigador mais conhecido da literatura clássica foi muito elogiada durante as três temporadas, que contam com três episódios de aproximadamente 1h30 cada.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top