Minha conta
    The Batman: Como o traje se compara com o de Cavaleiros das Trevas

    Semelhanças e diferenças entre os uniformes de Robert Pattinson e Christian Bale!

    DC / Warner Bros.

    Um dos filmes que os fãs de quadrinhos mais aguardam ansiosos é The Batman. A versão do herói vivida por Robert Pattinson terá uma série de mudanças em relação aos outros filmes do Homem Morcego. Entre elas, o Batmóvel e o famoso traje.

    Revelado pela primeira vez em fevereiro, graças a um teste de câmera publicado pelo diretor Matt Reeves no Twitter, o novo traje do Batman é a união de várias fontes diferentes de inspiração. Mas como o uniforme se diferencia daquele usado por Christian Bale em Batman - O Cavaleiro Das Trevas?

    The Batman: Tudo o que sabemos (até agora) sobre o filme de Robert Pattinson

    As semelhanças e diferenças da capa e do capuz de Batman

    DC / Warner Bros.

    O uniforme do Batman usado em O Cavaleiro das Trevas foi particularmente revolucionário por causa da mobilidade que fornecia a Christian Bale enquanto o usava. Em Batman Begins e nos filmes anteriores do herói, o capuz era uma peça conectada que ia do pescoço à cabeça, o que lhe dava uma aparência aerodinâmica entrando na capa, mas restringia fortemente os movimentos dos atores. Bale teve esse problema em Batman Begins. Na sequência, Wayne teve uma atualização do traje que trocava o engate da cabeça/pescoço por um que funciona semelhante a um capacete de motocicleta, com duas partes distintas. A capa do traje em O Cavaleiro das Trevas também serviu a um propósito prático, projetado com um tecido que endurece quando passado por uma corrente elétrica. Isso permitiu que Batman deslizasse pela cidade como nos jogos da franquia Arkham.

    O capuz de Pattinson parece se afastar do formato "capacete de motocicleta" utilizado nos dois últimos filmes da trilogia de Christopher Nolan, optando por um design de colarinho. O capuz mergulha abaixo do restante do revestimento da armadura do traje, enquanto a capa é formada por um tecido distinto que se ergue ao redor do pescoço do ator e se estende de volta à capa. A capa em si não foi vista em nenhuma das fotos vazadas durante a produção, mas no teste da câmera de Reeves, parece ser feita de algum tipo de material de couro, semelhante à textura da capa que Ben Affleck usou em Batman Vs Superman - A Origem da Justiça.

    As placas do uniforme de The Batman são semelhantes às do Cavaleiro das Trevas

    DC / Warner Bros.

    Uma semelhança compartilhada pelos trazes em O Cavaleiro das Trevas e The Batman é o revestimento de armadura que compõe a parte principal do uniforme. No início do segundo filme da trilogia de Nolan, Bruce Wayne pede a Lucius Fox (Morgan Freeman) um traje que aumente sua mobilidade e agilidade, em vez do design volumoso da roupa de Batman Begins. O resultado é um figurino feito de fibra imersa em titânio com placas balísticas endurecidas, permitindo velocidade e reações mais rápidas. Porém, com pontos fracos onde a armadura é segmentada. As vestes de Pattinson seguem um padrão semelhante, com enormes placas de armadura que compõem o exterior do traje.

    O uniforme de Pattinson é mais blindado que o de Bale

    DC / Warner Bros.

    Embora os dois trajes compartilhem um design de chapa blindada, a diferença está no tamanho e na estatura dos dois. Em O Cavaleiro das Trevas, o uniforme de Bale foi projetado para mobilidade e velocidade práticas, ao custo de proteção a curta distância. No entanto, a grande diferença aqui é que o traje de Pattinson foi claramente projetado para ser maciço, o mais intimidador possível. A armadura é muito mais volumosa e pesada, o que implica que o Batman de Pattinson provavelmente enfrentará ameaças muito mais exigentes do que o que Bale encarar na Trilogia do Cavaleiro das Trevas.

    O logotipo de The Batman é maior que o do Cavaleiro das Trevas

    DC / Warner Bros.

    O símbolo do Homem Morcego em Batman Begins era um emblema proeminente estampado no peito do traje. No entanto, os cineastas optaram pela sutileza com o logotipo na sequência, tornando-o muito menor do que antes em O Cavaleiro das Trevas. Sem contar qeu o uniforme de Bale era completamente preto, incluindo o símbolo, que foi engolido em meio aos segmentos da armadura e à falta de coloração.

    Pelo contrário, as vestes de Pattinson destacam o símbolo do herói no peito, chamando a atenção para o design não-ortodoxo. Trata-se de um retorno intencional das origens do símbolo do Homem Morcego, usado como um alvo intencional para atrair a mira de criminosos, que atingiriam o revestimento reforçado à prova de balas na da placa peitoral. Talvez o símbolo inclusive seja alguma arma ou dispositivo removível que o herói possa usar contra inimigos.

    O símbolo no uniforme de Pattinson também destaca as diferenças de cores entre os dois naipes. Enquanto o traje de Bale era totalmente preto, dificultando a visualização do símbolo, o traje de Pattinson parece ser um cinza metálico, mostrando mais o logotipo.

    The Batman será no estilo noir

    Com as diferenças pronunciadas nos dois designs do uniforme do herói, fica claro que The Batman de Matt Reeves está se tornando uma representação do personagem nunca antes visto pelo público. Ainda não se sabe muito sobre a trama do filme. No entanto, já foi divulgado que não será uma história de origem tradicional e terá inspirações no estilo noir, focando no lado detetive do herói.

    Após ter as filmagens paralisadas e sua estreia adiada por causa da pandemia do coronavírus, The Batman tem estreia marcada para 30 de setembro de 2021.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top