Minha conta
    Painel de Episódio IX na Star Wars Celebration tem elenco veterano, trailer, título e surpresas

    Evento em Chicago deu início oficial ao hype em torno do filme que vai encerrar a saga Skywalker.

    O painel dedicado a Episódio IX, que abriu os trabalhos da convenção de fãs Star Wars Celebration nesta sexta-feira (12), em Chicago, tinha um gosto agridoce: seria o último evento relacionado a um filme da saga principal da família Skywalker, que começou em 1977 e chegará ao fim após nove filmes em 42 anos. Ao mesmo tempo, a apresentação teve ares de "nova esperança", já que ofereceu aos fãs um vislumbre do que será o desfecho da maior série da história do cinema.

    Durante toda a manhã, o clima dentro do ginásio esportivo Wintrust Arena permaneceu leve e animado, ainda que carregado de certo suspense e embalado por um forte esquema de segurança -- antes da entrada, todos os milhares de presentes passaram por detectores de metais e tiveram bolsas e mochilas revistadas por cães farejadores. Era certo que a Disney pretendia revelar novidades do filme, com estreia prevista para 19 de dezembro, mas ninguém sabia qual conteúdo exatamente seria mostrado na ocasião, muito menos quem ocuparia as onze cadeiras dispostas no palco.

    Na plateia, havia menos gente fantasiada do que seria esperado em um evento dessa importância, ainda que alguns sabres de luz coloridos se fizessem visíveis de vez em quando. Nos minutos que antecederam a apresentação, o ator Warwick Davis (que fez diversos papéis na saga, entre eles o ewok Wicket) divulgou a programação dos próximos dias e entreteu o público com entrevistas e jogos de perguntas e respostas. Houve também um rápido momento de comoção em uma interação entre fãs mirins e a atriz Samantha Alleyne, que fez figurações nos filmes Star Wars desde 2015 e ficou marcada como a primeira mulher a interpretar um soldado stormtrooper na saga.

    Às 11h em ponto, o comediante Stephen Colbert deu início ao painel, convidando ao palco o diretor J.J Abrams e a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy. O público foi efusivo em sua recepção a Abrams, que recuperou o comando da trilogia após passar o bastão para Rian Johnson, que dirigiu Os Últimos Jedi. "Esse cara ao meu lado se importa mais com Star Wars do que qualquer um", definiu Kathleen sobre Abrams, que também coescreveu o roteiro de Episódio IX. Sobre o filme, o diretor de 52 anos revelou que boa parte da narrativa será focada no grupo unido de heróis, e que a General Leia Organa irá aparecer por meio de cenas inéditas produzidas para o Episódio VIIO Despertar da Força -- a menção a Carrie Fisher, que morreu em dezembro de 2016, logo após concluir as filmagens do Episódio VIII, rendeu aplausos e suspiros dos presentes.

    Em seguida, foi a vez da aparição da "velha guarda" de Star Wars, representados pelo droide R2-D2 (comandado por controle remoto) e os atores Anthony Daniels (intérprete de C-3PO, o único ator a participar de todos os filmes da saga de uma forma ou outra) e Billy Dee Williams (Lando Calrissian), este aparecendo em um filme da franquia pela primeira vez desde O Retorno de Jedi, de 1983. "Lando nunca me abandonou", brincou o ator de 82 anos, que foi ovacionado quando sua imagem paramentado como o personagem surgiu no telão. "Eu tenho muita sorte. Trabalhar com J.J. Abrams é um dos pontos altos de minha carreira", ele completou.

    Para preencher o restante dos assentos, Colbert então convocou ao palco a nova geração de atores e atrizes que concedeu sangue novo à atual trilogia: Daisy Ridley (Rey), John Boyega (Finn), Oscar Isaac (Poe), Kelly Marie Tran (Rose), Joonas Suotamo (Chewbacca) e Naomi Ackle, esta fazendo sua estreia na franquia como Jannah -- que ainda não ficou claro se é ou não uma filha de Lando Calrissian. Adam Driver, que faz o vilão Kylo Ren, foi uma ausência sentida. Outro momento comovente ocorreu durante a apresentação de Kelly, aplaudida de pé pela plateia provavelmente como uma forma de homenagem pela perseguição que a atriz sofreu nas redes sociais após sua participação em Os Últimos Jedi.

    Descontraído mas pouco falante, o elenco respondeu superficialmente as indagações de Colbert sobre o enredo de Episódio IX. Daisy revelou que Rey irá utilizar o antigo sabre de luz de Luke Skywalker, mas jogou no colo de Abrams a pergunta sobre se a heroína vai apresentar algum novo poder Jedi (ele também despistou a questão). Houve tempo também para um debate sobre as interações amorosas entre os personagens. "Está mais para um pentágono amoroso", brincou Boyega, fazendo referência às especulações dos fãs de que um romance entre Finn e Poe seria uma possibilidade. "Eu acho que Poe leva o amor por Finn muito a sério", completou Isaac, debaixo da gritaria dos fãs.

    Além do elemento humano, o painel contou com as presenças físicas de BB-8, o carismático ajudante arredondado de Poe Dameron, e de um novo integrante robótico, batizado de "D-0" (ou Di-o). Aparentemente inspirado na forma de um pato, o diminuto droide deverá funcionar como um sidekick de BB-8 em Episódio IX, assim como R2-D2 era de C-3PO (ou seria o contrário?).

    Ao final do painel, a aguardada revelação do primeiro trailer de Episódio IX foi recebida com inevitáveis gritos, aplausos e lágrimas pelos presentes. A comoção pela confirmação do título, The Rise of Skywalker, só foi ofuscada pelo arrepio causado pelo som da risada demoníaca do Imperador Palpatine, o grande vilão das duas trilogias anteriores. A confirmação do dono da gargalhada veio com o surgimento no palco de mais um veterano -- Ian McDiarmid, o próprio intérprete de Palpatine em cinco filmes. Encarnando o personagem, o ator escocês se limitou a encarar a plateia antes de ordenar: "Roll it again". E com a segunda exibição do trailer, que pareceu melhor do que na primeira vez, o painel foi encerrado deixando no ar a sensação de que 19 de dezembro ainda está muito, muito distante.

    Ao longo do final de semana, você continua a acompanhar a cobertura completa da Star Wars Convention, direto de Chicago, no site e nas redes sociais do AdoroCinema.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top