Minha conta
    Star Wars - A Ascensão Skywalker: O que significa o título do Episódio IX?

    Quem é o Skywalker do título?

    O Episódio IX, que marcará o fim da saga dos Skywalker — iniciada em 1977 com Uma Nova Esperança — ganhou seu título oficial. E este será Star Wars: The Rise of Skywalker, conforme foi divulgado nesta sexta-feira (12) durante o painel do filme na Star Wars Celebration. Mas o que o título quer dizer?

    A Ascensão Skywalker (tradução brasileira) — primeiro filme com o nome da família no título — pode significar um foco maior em algum deles, ou mesmo em Rey como uma pupila de Jedi/Skywalker. Quem pode ser o Skywalker do título?

    Confira abaixo as especulações do AdoroCinema sobre o nome do Episódio IX. Então, conte para a gente: qual delas você acha mais provável?

    Luke Skywalker

    Lucasfilm

    Uma coisa é certa: o Skywalker citado no título não é Luke (Mark Hamill). Após se sacrificar em Os Últimos Jedi, ele continua agindo como mentor de Rey (Daisy Ridley), para que ela siga os ensinamentos (e legado) dos Jedi.

    Vale lembrar que o filme anterior se chama The Last Jedi — na tradução, "Last" significa "último", "última" ou "últimos". Enquanto no Brasil a tradução foi Os Últimos Jedi, no plural, ainda ficou a dúvida se Luke e Rey de fato foram os últimos a seguirem a doutrina Jedi. Pelo o que o teaser indicou, a jovem vai voltar a estudar a Força.

    Leia Organa

    Lucasfilm

    Enquanto O Despertar da Força foi focado em Han Solo (Harrison Ford) e Os Últimos Jedi praticamente teve Luke como protagonista, a ideia era que o terceiro filme da trilogia fosse o momento de Leia. Infelizmente, Carrie Fisher faleceu antes de terminar as filmagens, mas sua personagem estará bastante presente na produção.

    Dito isso, é possível (mas não muito provável) que a General Leia seja a Skywalker do título. Liderando a Resistência e com seu filho, Ben (Adam Driver), longe, ela pode ter de certa forma "adotado" Rey como uma filha, para que ela continue o legado de Star Wars.

    Afinal, a teoria da origem de Rey (de que ela seria uma Skywalker) foi deixada de lado com a revelação de que seus pais não eram ninguém relevante para a trama. Ainda assim, órfã, ela pode seguir com a doutrina Jedi e os ensinamentos que recebeu de Luke Skywalker.

    Kylo Ren

    Lucasfilm

    Não podemos esquecer: Kylo Ren (Adam Driver) pode agir como vilão, mas ele nasceu Ben Skywalker — apesar de claramente renegar suas origens. (Menos de Darth Vader, desse ele quer ser parente. Não que se lembre que ele também nasceu Skywalker). Tudo indica que os Cavaleiros de Ren, seguidores de Kylo, finalmente vão aparecer em The Rise of Skywalker, provando que o personagem vai ter grande importância na trama.

    Além disso, o título "ascensão de Skywalker", em azul, como o sabre de luz de Luke, pode significar uma espécie de "redenção" para Kylo, como aconteceu com Darth Vader.

    Star Wars: A Ascensão Skywalker tem estreia marcada para o dia 19 de dezembro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top