Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Festival de Berlim 2019: Wagner Moura apresenta o radical Marighella, retrato do guerrilheiro que enfrentou a ditadura
    Por Bruno Carmelo — 14 de fev. de 2019 às 16:45
    facebook Tweet

    Sala cheia e aplausos para o filme brasileiro.

    O dia 14 de fevereiro trouxe um dos filmes mais aguardados pela imprensa nacional no 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim: Marighella, único representante brasileiro na Mostra Competitiva - ainda que fora da disputa pelo Urso de Ouro.

    Seu Jorge interpreta Carlos Marighella, guerrilheiro comunista que partiu para a luta armada contra os militares durante a ditadura, até ser assassinado numa emboscada. Bruno Gagliasso interpreta seu principal opositor dentro das forças do governo, e Adriana Esteves vive a esposa do protagonista. Luiz Carlos VasconcelosHerson CapriHumberto Carrão completam o grande elenco.

    A imprensa ainda está embargada para a publicação de críticas e opiniões sobre o filme, mas podemos garantir que a obra é radical, e enfia o dedo nas feridas históricas nacionais sem meios termos. A primeira sessão para os críticos estava lotada, e aplausos tomaram o cinema ao final da sessão.

    No dia 15 de fevereiro, o diretor Wagner Moura e sua equipe conversarão com a imprensa sobre o projeto. Você descobre no AdoroCinema, ainda amanhã, a nossa crítica e o resultado dessa conversa.

    So Long My Son

    Além de Marighella, a Mostra Competitiva terminou em alto nível com um ótimo concorrente ao Urso de Ouro, o chinês So Long My Son, de Wang Xiaoshuai. O drama de três horas de duração acompanha a ruína de um casal após a morte do filho pequeno. A história segue todas as tentativas de Liyun e Yaojun para superar o trauma, sem sucesso.

    O filme toma o tempo de construir as relações humanas entre uma dúzia de personagens, sem melodrama excessivo, mas também sem se arrastar - a história é tão complexa que realmente necessita sua longa duração. O terço final, em particular, é tão comovente que justificaria a recompensa com algum dos prêmios principais.

    Terminada a exibição dos filmes concorrentes, fica a nossa torcida para os belos A Tale of Three Sisters, Ghost Town Anthology, So Long, My SonÖndögSynonyms serem reconhecidos pelo júri.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Anderson A
      Não assisto essa bosta! Só passei pra desqualificar mesmo! Forte abraço!
    • Tite³
      É um jumento, me mostre alguma prova disso, me mostre alguma prova concreta que os militares torturaram crianças ou grávidas, me mostre um único documento, quem diz isso? O pessoal que compunha o VAR-Palmares e o MR8, fontes muito seguras, fontes essas sim que tem PROVAS, documentos, fotos, mensagens, que mataram pessoas. Basicamente a fonte da seu deliria são um bando de terroristas. Vá se informar, seu burro.
    • Eliel Ferreira
      isso é o que a esquerda fala. logo é tudo mentira... então fique com seu herói que lutou pela liberdade que nunca existiu no socialismo ou comunismo
    • Consumo Zero
      Terroristas armados? Porra outro idiota que não sabe porra nenhuma do que aconteceu. Esses militares torturaram crianças, mataram mulheres grávidas.. se informa maluco.
    • Eliel Ferreira
      sim.. tudo isso aí que falou acontecia. só que com terroristas armados que queriam uma ditaduta comunista. basta vc ler o manual escrito pelo próprio super-herói do filme
    • Fabio
      Eeeeeé, 5 presidentes eleitos pelo voto direto, que debateram suas ideias com outros candidatos, existiam partidos livremente organizados, existia plena liberdade de imprensa, sem censura no cinema, teatro e TV, nem soldados nas ruas, onde as pessoas podiam se manifestar livremente sem a cavalaria para atropelar elas ou bater com porretes de madeira, também não existiam arapongas vigiando nas universidades, fábricas, escolas, nem pessoas sumindo misteriosamente, nem aparecendo suicidadas, enfim era um mundo perfeito e harmonioso .....
    • Eliel Ferreira
      uma ditadura sem ditador! 5 presidentes em 21 anos. alguém já soube de ditaduta assim?
    • vlamir garcia
      mais uma viúva da Lei Ruanet
    • vlamir garcia
      deveria concorrer ao Framboesa de Ouro
    • Thiago Bueno
      com certeza, e ainda teve ajuda dos comunistas: Pai Pai Noel e Saci Pererê.
    • Evandro Silva
      Só para constar o Marighella foi um terrorista que quis transformar o Brasil, em uma ditadura comunista!
    • NAPOLEÃO INVENCÍVEL
      É bom ver o nosso cinema ser reconhecido dessa maneira.
    • Phellipe Araujo
      porque ele esta fora da disputa pelo Urso de Ouro?
    Mostrar comentários
    Back to Top