Minha conta
    Buster Keaton – O mundo é um circo: Mostra em homenagem ao ator e diretor chega ao CCBB

    O evento exibirá 70 filmes do grande cineasta do cinema mudo.

    Antes da incorporação do som ao cinema, comediantes precisavam da capacidade de fazer o público rir sem palavras. A comédia visual trouxe para a sétima arte uma gama de interpretações e gags que são usadas como referência por diversos atores e diretores até hoje. Apesar de Charles Chaplin ser o maior nome quando se fala no gênero, Buster Keaton também é considerado um dos mais inventivos cineastas de todos os tempos. Seu trabalho será homenageado na mostra Buster Keaton – O mundo é um circo, que, além de exibir o trabalho do artista - com acompanhamento de músicos ao vivo -, também oferece um curso de cinema sobra suas obras, debates, livro-catálogo e sessões com audiodescrição.

    O evento terá exibição de 70 filmes, divididos entre 22 longas e 48 curtas e médias-metragens em formato digital. Os espectadores terão a oportunidade de fazer uma imersão na obra de Keaton, podendo identificar as características que marcaram seu trabalho, como a impassividade de seus personagens. Sua carreira como diretor acabou após o fim da era silenciosa do cinema, quando ele passou a focar na atuação.

    Segundo o realizador da mostra Diogo Cavour, "a mostra contará com a filmografia completa do início da carreira, de 1917 a 1930 - quando se tornou o maior astro do cinema mudo, junto com Charles Chaplin, entre eles Sherlock Jr.A General e O Homem das Novidades."

    A curadoria selecionou para a exibição todos os filmes do ápice de sua carreira, quando Keaton possuía controle artístico absoluto sobre seus projetos. O curador Ruy Gardnier comenta: “Seu nível de invenção humorística com objetos e peripécias atléticas é sem igual em toda a história da arte cinematográfica. Famoso como 'o homem que nunca ri', ele desenvolveu uma persona cinematográfica só talvez comparável à de Chaplin com Carlitos”

    Buster Keaton – O mundo é um circo estará em exibição no CCBB Rio de Janeiro do dia 26 de setembro à 14 de outubro, e depois segue para o CCBB Brasília (09/10 a 28/10) e CCBB São Paulo (11/10 a 05/11). Para checar a programação completa, clique aqui.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top