Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    WiFi Ralph: Disney muda visual de Tiana após ser acusada de "embranquecimento"
    Por Vitória Pratini — 24 de set. de 2018 às 18:00
    facebook Tweet

    Personagem de A Princesa e o Sapo é uma das muitas a fazer participação especial na continuação de Detona Ralph.

    A Disney resolveu mudar a aparência da Princesa Tiana em WiFi Ralph, após sofrer críticas de "embranquecimento" da personagem.

    Tiana é a primeira princesa negra do estúdio, tendo feito sua estreia em A Princesa e o Sapo, de 2009. Para a sequência de Detona Ralph, os artistas tinham tornando a pele dela mais clara e sua face mais eurocêntrica no trailer e cartaz da animação. Curiosamente, Mulan, que também aparece no pôster de WiFi Ralph, não mudou. Nem Moana. Merida, de Valente, ainda ostenta seu rico cabelo ruivo, enquanto os novos cachos de Tiana parecem muito mais próximos da princesa escocesa do que de seu próprio cabelo afro.

    Disney
    Tiana nas primeiras imagens de WiFi Ralph.

    De acordo com o Metro, a Disney consultou a dubladora original de Tiana, Anika Noni Rose e o grupo Color of Change, que organiza campanhas pela representação racial nos filmes de Hollywood, para debater qual é o melhor modo de revisar a animação de Tiana para WiFi Ralph. Assim, os estúdios concordaram em fazer o cabelo da princesa mais representativo da sua herança afro, e garantir que ela tivesse pele mais escura e nariz mais largo.

    Disney
    Visual atualizado de Tiana para WiFi Ralph.

    A organização Color of Change comemorou a mudança em um comunicado: "A decisão da Disney de restaurar a imagem da princesa Tiana para a de uma princesa negra com lábios carnudos, pele escura e cabelo escuro em Wifi Ralph é uma vitória para membros do Color of Change, crianças negras e seus pais, e o público negro, que querem ver a variedade de tons, formas e tamanhos de personagens negros representados com precisão nas artes."

    Disney

    Quando A Princesa e o Sapo foi lançado em 2009, foi uma grande conquista em termos de representatividade para todas as garotas negras do passado, presente e futuro que desejavam ver um personagem da Disney que se parecia com elas. Sem contar que o longa foi um sucesso nas bilheterias. Por que, então, modificar a personagem? Felizmente, eles mudaram de ideia. Por mais que tenham buscado ajuda de fora, quando podiam ter procurado a opinião de seus funcionários negros — será que há tão poucos assim? Isso denota a importância de ter animadores, roteiristas e produtores negros em posições influentes da indústria cinematográfica.

    WiFi Ralph tem estreia marcada para o dia 3 de janeiro de 2019.

     

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Augusto
      Eu sei que já passou 5 meses e ninguém mais verá isto más, vocês esqueceram que é a Charlotte a verdadeira princesa do filme, e a tiana era só a empregada dela, então por isso que ela também se transformou num sapo quando foi beijada pelo princípe em forma de sapo, tanto que no final o príncipe precisa beijar ela (a charlotte) pro feitiço ser quebrado, mas deu meia noite e de alguma forma não podia mais ter essa opção.
    • Jonathan Kennedy
      É melhor criticar agora do que depois, pois quando lançar o filme vai ser pior.
    • Vítor Menezes
      Meu pai do céu, vou ressaltar dois pontos:Se você notou diferença na cor é porque você QUIS! Se teve embranquecimento foi tão pouco que não só muitos não notaram como se escurecessem as outras do mesmo tanto também ninguém ia notar. Então vão consertar o racistômetro de vocês pois ele vive dando temperatura máxima com qualquer ventinho e aí você acaba achando que tudo é racismo.Essas mesmas pessoas que estão reclamando disso, sou capaz de apostar que se fizessem mais, do que o contrário, não só escurecessem as outras como tornassem elas realmente negras, esse pessoal comemorava. Então é hipócrita de reclamar do embranquecimento dela, mas comemorar casos como os de personagens brancos em filmes interpretados por atores negros. Eles não fizeram isso, mas sou capaz de apostar que fariam sim e adorariam que fizessem por exemplo nesse filme, a aurora negra.
    • Adiposo Aranha
      cala a boca vei!!!
    • Vítor Menezes
      PERFECT!
    • Anderson Luccie
      concordo plenamente
    • ChadGrey
      O curioso é que a A Princesa e o Sapo é uma história original da Alemanha onde a princesa era, lá está, branca.Mas escurecer uma personagem não só é aceitável como é de louvar... Como diz o próprio artigo foi uma grande conquista em termos de representatividade para todas as garotas negras do passado (LOL). Já se for para esbranquiçar uma personagem o mundo fica prestes a explodir e seria uma representação de tudo o que está mal neste mundo -.-'
    • Rob Alvagro
      Não fez nenhum sentido mudar o visual da princesa, todas estão com aspectos que remetem muito bem a sua animação, só ela que, se vc não conhece o desenho, não saberia quem é
    • Dheo C.
      Eita...e lá vamos nós!
    • Ana Karina L.
      Ou eles mudam de ideia ou a coisa ia ficar feia, todas as outras princesas estão iguais as animações originais, pq diferenciar justamente a Tiana? Disney hipócrita se for pra ser assim recontrata o Gunn
    • Vidamell Vida R.
      ai ai ai
    Mostrar comentários
    Back to Top